Postado em 13 de Março às 10h51

Ranking do Sebrae/SC revela as 20 cidades mais empreendedoras do Estado

Dois municípios do oeste estão entre os ranqueados
 
 
O Observatório de Negócios do Sebrae/SC realizou um levantamento que aponta os 20 municípios mais empreendedores do Estado. Balneário Camboriú, Itapema e Florianópolis ocupam, respectivamente, os três primeiros lugares. A base de dados leva em conta a relação de número de pequenos negócios por habitantes, cujas fontes primárias são o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022 e informações da Receita Federal de 2025. O mesmo levantamento mostrou que Santa Catarina segue com a maior taxa de empreendedorismo do país, que é de 14,9%, seguida por São Paulo, 13,6%, e Paraná, 13,5%.
 
Das 20 cidades que figuram no topo da lista do empreendedorismo catarinense, 19 têm histórico de relacionamento com o Programa Cidade Empreendedora, e oito delas foram vencedoras da última edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora. A iniciativa do Sebrae promove ações diversas, como desburocratização dos processos de abertura e fechamento de empresas, estimula o empreendedorismo local e as compras públicas, promove a educação empreendedora nas escolas, qualifica setores como o turismo, a gastronomia e o agro. Além disso, estrutura espaços para o atendimento centralizado e facilitado dos empreendedores, as chamadas salas do empreendedor. Ao todo, são mais de 180 salas espalhadas por todo o estado.
 
De acordo com o diretor técnico do Sebrae/SC, Fabio Búrigo Zanuzzi, o ranking dos municípios mais empreendedores é mais uma demonstração da efetividade do Programa. “Santa Catarina é um estado com uma vocação empreendedora consolidada. Somos um polo inovador e com uma diversidade de segmentos de negócios atrativa. Por isso, buscamos por meio do Cidade Empreendedora transformar os municípios catarinenses em ambientes de negócios mais favoráveis, dinamizando a economia, gerando mais renda, emprego, arrecadação e produtividade por meio da desburocratização. Com isso, conseguimos desenvolver a economia local e gerar ainda mais desenvolvimento econômico para o Estado”, ressalta.
 
No ciclo 2025/2026, o Programa teve uma mudança de 70% no seu portfólio, que possui 84 soluções. Além disso, um dos principais diferenciais deste ciclo é a política de investimento voltada aos municípios com menor IDH, uma medida que busca atrair maior adesão dessas cidades e promover um ambiente mais favorável aos empreendedores locais. O Programa também foi reestruturado com trilhas de atuação personalizadas de acordo com o perfil e a maturidade de cada município.
 
ABAIXO, CONFIRA O RANKING DOS 20 MUNICÍPIOS MAIS EMPREENDEDORES EM SANTA CATARINA:
 
Balneário Camboriú – 25%
Itapema – 23,3%
Florianópolis – 21,7%
Porto Belo – 19,1%
Bombinhas – 18,8%
Itajaí – 18,7%
Penha – 18,7%
Garopaba – 18,5%
Biguaçu – 18,5%
Balneário Piçarras - 18,1%
Blumenau – 17,4%
Xanxerê – 17,2%
Itapoá – 17,1%
Timbó – 16,8%
Rio do Sul – 16,7%
Urubici - 16,7%
Pinhalzinho – 16,6%
São José – 16,5%
Palhoça – 16,4%
Ascurra – 16,4%
 
 
Fonte: Sebrae/SC
 
 
 
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC nag e nas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site

Veja também

Valor Bruto da Produção Agropecuária de Santa Catarina cresce 8,8% e chega a R$ 33,6 bilhões17/06/20 Grande produtor de alimentos, Santa Catarina ampliou o faturamento do setor agropecuário em 2019. O Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) chegou a R$ 33,6 bilhões, um aumento de 8,8% em relação ao ano anterior. A alta foi impulsionada principalmente pelo desempenho da produção pecuária. Os dados fazem parte da Síntese Anual da......

Voltar para (Blog)