Postado em 21 de Julho às 14h29

Raízes firmes, colheita consciente

Após décadas de feira e dedicação à produção rural, empreendedores reinventam negócio com auxílio do Sebrae/SC

Franciscão Produtos Coloniais é uma empresa familiar enraizada na zona rural de Caxambu do Sul, oferece mandioca selecionada (Foto: Divulgação)

“A ideia parecia simples. E foi assim que, em 2009, demos início a um novo capítulo da nossa vida, indo para a feira, todos os sábados, com o carro carregado de mandioca fresca”, lembra a empreendedora, Neusa Franciscão.                                                                                                   A Franciscão Produtos Coloniais é uma empresa familiar enraizada na zona rural de Caxambu do Sul. Quando a crise apertou e a avicultura integrada já não sustentava mais a casa, Neusa e Valdir Franciscão olharam para a plantação de mandioca que crescia com vigor no quintal. Era alimento para os animais e nunca havia sido pensada como renda. Até que, uma visita despretensiosa, um amigo sugeriu: “e se vocês vendessem essa mandioca na cidade?”, comenta a empreendedora.                                                                                                                                                    A resposta do público foi imediata. Os clientes voltavam, e pediam mais opções como verduras, frutas, queijos, geleias. O que antes era apenas excedente de lavoura virou oportunidade. A cada nova demanda, um novo produto era adicionado.                                                DA LIDA À LOGOMARCA                                                                                                                      Atualmente, o Franciscão oferece mandioca selecionada, saladas frescas, frutas da estação, derivados de leite por encomenda e uma linha caseira de geleias. Valdir cuida da produção e entrega. Neusa se dedica ao gerenciamento, à divulgação e ao relacionamento com o cliente, um trabalho feito com zelo e carinho, agora também profissionalizado.                                       Por muitos anos, no entanto, a gestão era feita de forma intuitiva. Sem controle financeiro, planejamento de produção ou canais de divulgação. Foi nesse contexto que a parceria com o Sebrae/SC, através do Programa ALI Rural, entrou em cena.                                                  “Nosso primeiro contato com a Agente Local de Inovação, Aline Nascimento, trouxe luz a pontos que a gente nem sabia que precisava melhorar. Aprendemos sobre marketing, vendas, gerenciamento e tudo começou a mudar”, explica Neusa.                                                                        PLANEJAMENTO, REDES SOCIAIS E NOVOS RESULTADOS                                                 Com o acompanhamento técnico do programa, a Franciscão passou a controlar custos, definir metas de faturamento, revisar preços e filtrar melhor seus clientes. Um dos principais avanços foi a criação da logomarca da empresa, o uso do Pix nas vendas e a presença digital, com perfil ativo no Instagram e no Google Meu Negócio. “Divulgamos os produtos com fotos, datas de entrega e cardápios semanais. Isso nos aproximou ainda mais dos nossos clientes”, comemora.                                                                                                                                                           A empresa também passou a realizar reuniões semanais de alinhamento, ampliou sua área de produção com irrigação e organizou um plano de plantio. Essas mudanças resultaram em maior produtividade e qualidade de vida, tanto no negócio quanto no dia a dia da família.                  “A história da Franciscão é exemplo de como a tradição e a inovação podem caminhar juntas. Ver uma família que trabalha há tantos anos com produtos coloniais se abrir para o marketing digital, gestão de metas e replanejamento de produção mostra a força da agricultura familiar quando tem acesso ao conhecimento. A transformação foi visível, da comunicação à fidelização dos clientes. É gratificante ver que as sementes plantadas com o ALI estão rendendo frutos concretos e duradouros”, comemorou Aline.                                                              FIDELIZAÇÃO E FUTURO                                                                                                                     O maior desafio da trajetória foi conquistar uma clientela sólida e confiável, driblar a inadimplência e construir uma base de consumidores fiéis. Atualmente, com estrutura organizada, comunicação eficiente e visão de negócio, a empresa vive um novo momento. “Nos vemos no futuro trabalhando menos e lucrando mais. Estamos preparando o negócio para facilitar a rotina e, quem sabe, passar adiante, para um sucessor que leve a marca adiante com o mesmo carinho”, compartilha Neusa.                                                                                                                                     OPORTUNIDADE                                                                                                                                     Neste mês de agosto inicia uma nova edição do Programa ALI Rural, uma iniciativa do Sebrae/SC. Com foco em modernização, sustentabilidade e aumento da lucratividade, o programa oferece acompanhamento gratuito por 12 meses, conecta produtores rurais, pequenas agroindústrias e empreendedores do meio rural a agentes especializados em inovação. Ao longo do ciclo, os participantes recebem um diagnóstico completo do negócio, além de orientações personalizadas para implantar boas práticas, adotar tecnologias acessíveis e transformar o dia a dia da propriedade com soluções simples e eficazes. As vagas são limitadas e as inscrições já estão abertas. Para participar, basta preencher o formulário em https://forms.office.com/r/gajSv65cgv ou procurar o Sebrae mais próximo.                                    “A nova edição do ALI Rural representa uma grande oportunidade para quem deseja inovar no campo de forma prática e acessível”, destaca a gestora do Programa ALI na região oeste, Raquel Gobb. “Nosso papel é estar ao lado dos produtores, identificando caminhos para melhorar a gestão, aumentar a produtividade e tornar as propriedades mais sustentáveis e competitivas. O programa é totalmente gratuito e pensado para fazer a diferença na rotina de quem vive do agro”.      SOBRE O SEBRAE/SC                                                                                                                          O Sebrae/SC comemora, em 2025, 53 anos de dedicação ao fortalecimento dos pequenos negócios e ao fomento do empreendedorismo em Santa Catarina. Com presença em todas as regiões do Estado, a instituição oferece soluções que impulsionam o desenvolvimento econômico e social, apoiando milhões de empreendedores ao longo de sua trajetória. Reconhecido nacionalmente, o Sebrae é hoje a 4ª marca mais valiosa do país, com um ativo de R$ 33,9 bilhões, reflexo de sua credibilidade, impacto e compromisso com a transformação dos territórios onde atua. Em Santa Catarina, o Sebrae é parceiro estratégico de quem faz o estado crescer.
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas redes sociais: Instagram Facebook Linkedin Twitter Telegram YouTube Blog Site. 

Linha caseira de geleias (Foto: Divulgação)

Neste mês de agosto inicia uma nova edição do Programa ALI Rural (Foto: Divulgação)

Veja também

SENAR/SC promove mais de 60 cursos na região sul em dezembro30/11/21 Produtores e trabalhadores rurais do sul catarinense terão mais de 60 oportunidades gratuitas de qualificação profissional em várias áreas no mês de dezembro. A iniciativa é do Serviço Nacional de......

Voltar para (Blog)