Postado em 21 de Março de 2023 às 14h40

Qual é a maturidade de gestão do seu estabelecimento comercial?

Para auxiliar nessa reflexão o Sebrae/SC e a CDL Xanxerê firmaram parceria que viabiliza diagnóstico e consultoria gratuita aos empresários

A avaliação tem como objetivo medir a maturidade de gestão das empresas, identificar suas necessidades e auxiliar na definição de estratégias para aprimorar pontos de dificuldade (Foto: Divulgação).

Contribuir com o aprimoramento da gestão empresarial e com o desenvolvimento dos pequenos negócios da região oeste catarinense. Com esse propósito o Sebrae/SC e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Xanxerê formalizaram, neste mês, nova parceria para disponibilizar gratuitamente aos associados diagnóstico e consultoria empresarial. O trabalho será realizado por meio do programa Rede de Agentes de Orientação Empresarial, no qual aplicará uma hora de diagnóstico do Como Anda A Sua Empresa (CAASE) e uma hora de consultoria.  
A avaliação tem como objetivo medir a maturidade de gestão das empresas, identificar suas necessidades e auxiliar na definição de estratégias para aprimorar pontos de dificuldade. A estrutura compreende perguntas dentro das áreas de gestão de finanças, planejamento, mercado, processos e pessoas, além de perguntas abertas que sondam o principal desafio encontrado. As perguntas contemplam assuntos como fluxo de caixa, ponto de equilíbrio, análise de resultados, formação de preço, controle de estoque, inovação, divulgação, marketing digital, identidade visual, satisfação de clientes, dentre outros.
O presidente da CDL Xanxerê, Vinícius Cassol, enaltece que a parceria é de longa data, mas que as entidades estão cada vez mais próximas. “Entendemos que a vida do empreendedor está a cada dia mais difícil, o que reforça a necessidade de encontrarmos boas ferramentas para auxiliar no atendimento das demandas empresariais. O diagnóstico do negócio é semelhante a avaliação de nossa saúde, que nos mostra o que está acontecendo de certo e errado, ou seja, o que precisamos mudar para obter resultados. Então, com essa proposta de conteúdo gratuito e direcionado fica muito mais fácil. Ainda mais que a maioria dos empreendedores vive suas operações e estudos revelam que somente o olhar interno não é o suficiente, precisamos de uma visão externa para adequarmos os rumos da empresa”, comenta.
A gestora da CDL Xanxerê, Franciele Lavratti, explica que em um primeiro momento serão atendidas as empresas associadas do município de Entre Rios. “Buscamos oferecer apoio e disponibilizar soluções para que todas as micro e pequenas empresas continuem se desenvolvendo, por isso, os associados que desejarem usufruir dessa parceria devem entrar em contato conosco para que possamos direcionar esse atendimento. Sem dúvida alguma é uma oportunidade para que os empreendedores possam analisar esse novo momento econômico e vislumbrar novas possibilidades em suas atividades comerciais”, comenta.
O gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, ressalta que o diagnóstico é fundamental para identificar pontos fortes e que precisam ser melhorados na gestão empresarial. “Essa solução possibilita que o empresário aprimore os controles e os processos, além de melhorar o posicionamento estratégico no mercado e ampliar a competitividade do negócio”, avalia. No oeste atuam 36 consultores, que aplicarão neste ano 3.500 diagnósticos, o que resultará em 7 mil horas de consultorias. No estado, a expectativa é ampliar a abrangência do CAASE e aplicar 22 mil diagnósticos.
METODOLOGIA
Dividido em etapas, o CAASE inicia com a aplicação do diagnóstico. Um consultor credenciado ao Sebrae/SC vai até a empresa para identificar a situação atual do negócio. Nessa etapa são realizadas 30 perguntas. Ao fim da avaliação, o consultor faz uma devolutiva e apresenta o que identificou no desempenho do negócio representado em: pontuação total; pontuação média do mercado; pontuação por tema de gestão; mapa de calor com a pontuação das empresas da região; comentários registrados na tela de percepção; feedback do sistema de acordo com a resposta fornecida e recomendação de soluções para aprimoramento.
O analista de negócios do Sebrae/SC, Arildo Jacobus, explica que para cada resposta é atribuída uma pontuação que mensura o nível de maturidade da empresa avaliada. “A métrica está em uma escala de 0 a 100 que representa tanto o total de pontos da avaliação quanto o total de pontos em cada tema de gestão. Ao final da avaliação o empresário recebe sugestões de soluções para suas demandas, a exemplo de consultorias, cursos, soluções de mercado, de maneira presencial ou remota”, explica.  
 
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site

Veja também

Empresário salva negócio e prevê crescimento com auxílio do Sebrae/SC10/02/21 Incremento de 15% a 20% nos lucros e na prospecção de novos clientes é a expectativa da empresa Kiosque.com (Itá/SC) ao colocar em prática todos os processos sugeridos durante o Programa Brasil Mais e acompanhamento do......

Voltar para (Blog)