Postado em 19 de Abril às 13h44

Proteções coletivas na construção civil e Projeto Obra Mais Segura

Lucas Bergmann apresentou que 40% dos acidentes de trabalho no Brasil estão relacionados a quedas de trabalhadores em altura

  Com apoio da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), aconteceu nesta semana o II Workshop sobre “Segurança da Saúde e do Trabalho”, organizado pelo Sindicato da Indústria da Construção e de Artefatos de Concreto Armado do Oeste (Sinduscon). O evento contou com o case "Proteções coletivas na construção civil e Projeto Obra Mais Segura”. A iniciativa é promovida para conscientizar empresários e profissionais a respeito da importância da segurança em todas as etapas de uma obra.
  O Business Leader/Engenharia na Gerência de Saúde e Segurança na Indústria (GESIN) do SESI/SC, Lucas Bergmann, evidenciou que 40% dos acidentes de trabalho no Brasil estão relacionados a quedas de trabalhadores em altura, segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego. “Nestes eventos nos conectamos com empresários da construção civil e demonstramos as soluções que o SESI oferece", destacou Bergmann.
  As Proteções Coletivas de um canteiro de obras devem contar com documentação, planejamento, padronização, rotinas de inspeções de segurança. Bergmann salientou que a aplicação do projeto, mantém em conformidade as normas vigentes no canteiro de obras, auxilia na redução dos riscos de acidentes e quedas de materiais, promove o aumento da produtividade e valoriza a marca da empresa. Além disso, pode colaborar nas fiscalizações do Ministério do Trabalho e Emprego e a aumenta a segurança jurídica.
  “Com proteções dimensionadas e testadas, geramos confiabilidade. Além disso, o Projeto de Proteção Coletiva (PPC) facilita o treinamento das equipes e as inspeções de segurança, o que torna todo o processo mais eficiente.
SEGURO E SAUDÁVEL
  O Programa “Obra Mais Segura” também foi apresentado por Bergmann. A atividade acontece com um check realizado pelo engenheiro do trabalho do SESI e pelo técnico em segurança do trabalho. Eles capacitam e auxiliam através de monitoramentos os Supervisores Obra Mais Segura (SOMAS), pessoas escolhidas pela empresa que, junto com o SESI, vão identificar os riscos e realizar as adequações necessárias. “Com essas certificações, incentivamos as indústrias participantes do programa, neste caso as construtoras da região, que movem grande parte da economia local, promovam boas práticas contínuas de segurança.”
  Para alcançar o selo do “Obra Mais Segura”, os canteiros de obras das empresas que aderiram ao programa devem atender as conformidades legais. A equipe da área de Saúde e Segurança do SESI realiza o acompanhamento e a avaliação das conformidades em busca de um ambiente mais seguro e saudável.
  "Estamos cada vez mais fortalecendo a parceria com o Sinduscon na busca de um objetivo comum: tornar os ambientes cada vez mais seguros e saudáveis", assinalou o coordenador de saúde e segurança do SESI Regional Oeste, Leandro Jacson Schacht. “O Programa Obra Mais Segura, em Chapecó, é aplicado em cinco canteiros de obras atualmente e no fim de abril, passarão a ser 17 obras. Além do Programa Obra Mais Segura, o SESI presta a elaboração de programas ou laudos de saúde e segurança do trabalho para mais de 50 indústrias da construção civil.
  Leandro reforçou a importância de construir uma cultura de saúde e segurança do trabalho em todos os níveis da sociedade e nas empresas. Reiterou que este é o objetivo de tornar os ambientes mais seguros e saudáveis e que a presença do SESI Saúde em todo o país demonstra o compromisso com essa missão.

A iniciativa é promovida para conscientizar empresários, profissionais e funcionários a respeito da importância da segurança em todas as etapas de uma obra

Proteções coletivas na construção civil e Projeto Obra Segura foi o case abordado

Programa Obra+ Segura foi pauta de Bergamann

Veja também

Doenças respiratórias são tema de pré-evento do 13º SBSS04/08/21 Iniciativa é promovida pela Farmabase, na próxima segunda-feira (9), e antecede a abertura do Simpósio Brasil Sul de Suinocultura que ocorre entre os dias 10 e 12 deste mês...

Voltar para (Blog)