Postado em 16 de Agosto de 2023 às 13h57

Protagonismo feminino transforma realidades no meio rural de Canoinhas

Programa Mulheres em Campo do Sistema Faesc/Senar estimula o empreendedorismo

Programa Mulheres em Campo realizado em Canoinhas foi um sucesso.

Um grupo de mulheres que faz parte de um programa de assistência social de Canoinhas, no Norte de Santa Catarina, está redefinindo o papel feminino e deixando sua marca no campo por meio de conhecimentos adquiridos com o Programa Mulheres em Campo.
A iniciativa foi promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura do Estado de Santa Catarina (Faesc), em parceria com o Sindicato Rural de Canoinhas. O programa contemplou um grupo que participa do Centro de Referência de Assistência Social II Maria Iracema Kohler Fedalto (CRAS II).
“O programa possibilitou a essas mulheres abraçarem o empreendedorismo, o desenvolvimento pessoal e o protagonismo feminino”, observa a supervisora do Senar/SC no Norte”, Carine Weiss.
Segundo ela, a iniciativa, que visa capacitar e empoderar mulheres rurais, ofereceu um treinamento inovador e inspirador. As participantes tiveram cinco encontros intensivos, explorando dinâmicas, atividades em grupo e individuais, além de orientações personalizadas.
“O Mulheres em Campo, não apenas impulsiona o desenvolvimento individual, mas também tem um impacto profundo nas comunidades rurais, incentivando o interesse pela gestão e capacitando as mulheres para desempenhar um papel mais ativo e significativo nas empresas rurais”, avalia.
COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS
Ao longo desse processo de imersão, as mulheres foram desafiadas a descobrir suas próprias habilidades e competências empreendedoras. A prestadora de serviço em instrutoria responsável pelas aulas, Cristiane Cruz dos Santos Nizer, destaca que as participantes deixaram para trás as dúvidas e incertezas, percebendo gradualmente seu potencial como líderes.
“O programa abriu portas para um desenvolvimento pessoal e profissional significativo, estimulando o crescimento das relações interpessoais e fortalecendo vínculos dentro da comunidade”, comenta.
Um dos pontos culminantes dessa jornada foi a emocionante exposição e venda dos produtos confeccionados pelas participantes. Cada produto foi preparado com carinho, embalado e etiquetado, ultrapassando todas as expectativas.
“As histórias de superação e conquista são inspiradoras e evidenciam a transformação gerada pelo programa. Uma das participantes produz tapetes artesanais e inicialmente se sentia insegura em relação à valorização de seu trabalho. No entanto, sua participação no programa lhe deu a confiança necessária para expor seus produtos, onde rapidamente conquistou o reconhecimento e a demanda pelo seu trabalho”, detalha Cristiane.
OPORTUNIDADES
O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, enfatiza os resultados positivos do programa, destacando como a capacitação em gestão e empreendedorismo tem permitido que as produtoras rurais explorem novas oportunidades de negócios e desenvolvam suas propriedades.
“O programa está se tornando um catalisador de mudanças significativas no meio rural por meio da capacitação, da colaboração e da determinação, essas mulheres estão demonstrando que o empreendedorismo e o protagonismo feminino são forças poderosas que podem transformar vidas e comunidades. Com cada história de sucesso, elas deixam um legado inspirador para as gerações futuras”, afirma.
A técnica em Atividades de Formação Profissional do Senar/SC, Nayana Setubal Bittencourt, ressalta que a verdadeira mudança começa com o conhecimento e a confiança. “É sobre inspirar uma mentalidade empreendedora e um desejo de crescimento contínuo. Queremos que cada mulher saia desse programa com uma visão mais clara de suas possibilidades e uma compreensão mais profunda de como transformar sonhos em realidade”.
O grupo de mulheres também teve a oportunidade de participar do treinamento do Senar/SC de Olericultura Básica e Orgânica para que possam produzir e hortaliças para comercialização. As atividades foram conduzidas pela prestadora de serviço em instrutoria do Senar/SC, Bianca Simon.

Programa encerrou com uma feira de negócios.

Participantes comemoram o êxito das atividades.
Diversos produtos foram comercializados no evento.

Veja também

São Domingos profissionaliza artesãos e valoriza a cultural local22/02/22 Formar artesãos inovadores e competitivos, que produzem itens diferenciados e atuam com um novo posicionamento de mercado. Com essa intenção a Administração Municipal de São Domingos, no oeste catarinense, iniciou as......
A Reforma Tributária entre o ideal e o possível12/07/23 Arthur Pattussi Bedin. Advogado, Mestre em Direito Tributário pela Universidade de Coimbra (Portugal). Rafael Zanardo Tagliari. Advogado, mestrando em Direito pela Universidade de São Paulo (USP)....

Voltar para (Blog)