Prorrogado pagamento dos tributos federais do Simples Nacional
Os tributos federais relativos ao Simples de março, abril e maio ganharam um prazo maior de seis meses para pagamento
O pagamento dos tributos federais do Simples Nacional foi prorrogado. Desta forma, o acerto referente aos meses de março, abril e maio deste ano ficou postergado para outubro, novembro e dezembro, respectivamente. Essa é uma das iniciativas do Ministério da Economia, feita com a colaboração do Sebrae.
A prorrogação beneficiará 4,9 milhões de empresas optantes pelo Simples Nacional, bem como 9,8 milhões de Microempreendedores Individuais (MEIs), num volume total aproximado de R$ 23 bilhões. É uma medida fundamental para garantir o funcionamento dos pequenos negócios e manter os empregos nas suas unidades em todo o País.
“O Sebrae está atuando junto ao Governo para minimizar a crise do Coronavírus. Estamos atentos as providências imediatas que precisam ter tomadas”, afirmou o presidente do Sebrae, Carlos Melles.
Os períodos de apuração são mantidos - março, abril e maio de 2020. Os tributos estaduais e municipais, até o momento, não foram contemplados. O Comitê Gestor do Simples Nacional iniciou nova votação pedindo a aprovação de Estados e Municípios para a inclusão do ICMS e do ISS nessa prorrogação. Por enquanto, orienta-se as empresas que em abril, quando forem feitos os cálculos dos valores devidos em março, utilizem uma guia avulsa para pagamento dos tributos de ICMS e ISS, excluindo os de competência federal (IRPJ, IPI, CSLL, PIS, COFINS e CPP). O mesmo entendimento se estende ao MEI, optante do Simples Nacional. Terá o diferimento da Contribuição Previdenciária, não contemplando o ISS ou ICMS.
Os efeitos desta medida são aplicáveis apenas às contribuições correntes, não se estendendo a parcelamentos. As informações completas estão na Resolução nº 152, de 18 de março de 2020.
Fonte: Sebrae Nacional
Veja também
Como vender mais através das mídias sociais é foco de curso da CDL21/Jun/202221/06/22há 4 anos Terça-feira, 21 de Junho de 202221/06/2022A Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL) promove nos dias 28 e 29 de junho, a partir das 19 horas, no auditório da entidade, o Curso “Como vender mais através das mídias sociais”. A capacitação será ministrada pela especialista em marketing, branding e estratégias digitais Agnessa Leite. Empreendedora digital, founder e CEO da......
Agroindústrias atendidas pela ATeG no extremo oeste são reconhecidas pela qualidade15/Dez/202115/12/21há 4 anos Quarta-feira, 15 de Dezembro de 202115/12/2021A história da Família Balbinot, de Guaraciaba, no extremo oeste catarinense, teve um novo capítulo quando uma jovem senhora chamada Irma Corso Balbinot, na condição de viúva, precisava sustentar quatro filhos e passou......