Postado em 25 de Março às 16h48

Promoção do turismo regional amplia oportunidades de geração de renda

Municípios buscam auxílio do Sebrae/SC para elaboração de projeto articulado

A mobilização de lideranças e empreendedores de alguns municípios convidados busca o fortalecimento desse setor e a atração de mais turistas (Foto: Divulgação).

Promover o turismo regional com estratégias assertivas, divulgar as potencialidades do território, fortalecer a governança e capacitar os empreendedores para que recebam cada vez mais turistas. Com esses propósitos empreendedores, prefeitos, secretários municipais, consultores e representantes do Sebrae/SC estiveram reunidos, nesta semana, em Chapecó.
A ênfase do encontro foi debater o potencial turístico da região, incentivando um trabalho articulado entre os municípios com o suporte do Sebrae/SC. Essa proposta foi liderada pelo prefeito de Chapecó, João Rodrigues, com a justificativa de que “em alguns lugares que visita as pessoas não sabem dos atrativos turísticos da região”.
Segundo o prefeito, a mobilização de lideranças e empreendedores de alguns municípios convidados – que já possuem atrativos consolidados –, busca o fortalecimento desse setor e a atração de mais turistas. “Por isso, pedimos que o Sebrae seja parceiro na construção desse projeto, iniciando com o diagnóstico das atrações existentes e potenciais que podem ser instalados”, destacou Rodrigues. Por fim, citou como exemplo a iniciativa do Desbrave Chapecó elaborada em parceria com a instituição.
O gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, explicou que a atuação da entidade está voltada a melhorar o ambiente de negócios para as pequenas empresas, desenvolver empreendedores, promover a inovação, incentivar a internacionalização desses negócios e ampliar o acesso ao crédito.
“As ações desenvolvidas no turismo priorizam a estruturação de rotas/roteiros/turísticos com a interface de todos os atores do território, o fortalecimento da governança local no processo de articulação com parceiros públicos e privados, inserção de soluções tecnológicas que beneficiem os turistas e elaboração do Plano Municipal de Turismo quando necessário”, comentou Trennepohl.
Como resultados esperados estão: obtenção de novos circuitos, roteiros ou produtos turísticos; governança atuante; ampliação das oportunidades de trabalho e arrecadação de impostos; inclusão de comunidades locais tradicionais que valorizam a cultura e a criatividade dos moradores; além de resultados em escala de mercado para quem empreende e para o destino.
Participaram representantes dos municípios catarinenses de Abelardo Luz, Itá, Lajeado Grande, Palmitos, Quilombo, São Carlos, São João do Oeste e Xaxim. Também prestigiaram lideranças e empresários dos municípios de Ametista do Sul e Nonoai, no estado vizinho do Rio Grande do Sul.

A ênfase do encontro foi debater o potencial turístico da região, incentivando um trabalho articulado entre os municípios com o suporte do Sebrae/SC (Foto: Divulgação).


Veja também

Voltar para (Blog)