Postado em 24 de Setembro às 15h08

Projeto Viva Santa Catarina fortalece turismo de experiência com capacitação em Chapecó

O Projeto Viva Santa Catarina teve sua última etapa presencial em Chapecó, reunindo 16 empreendedores do oeste, extremo oeste e meio oeste

O Projeto Viva Santa Catarina, iniciativa inédita do Sebrae/SC para impulsionar o turismo de experiência em todas as regiões do estado, teve sua última etapa presencial em Chapecó, reunindo 16 empreendedores do oeste, extremo oeste e meio oeste para um dia de capacitação. O encontro contou com as Oficinas de Precificação conduzida pelo administrador e especialista em finanças e custos Leandro Haas, e de Storytelling com o Rodrigo Stüpp - Guia Manezinho.
A iniciativa tem como missão formar e desenvolver empreendedores receptivos para atuar com turismo de experiência, fortalecendo a oferta de vivências autênticas, conectadas à cultura, história e saberes locais. O projeto é uma resposta estratégica ao crescimento médio de 20% ao ano no mercado global do setor, preparando Santa Catarina para se consolidar como referência no turismo de experiências únicas e memoráveis.
QUALIFICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
De acordo com a coordenadora estadual de turismo do Sebrae/SC, Aline Miranda, o Viva Santa Catarina iniciou há cerca de três meses e já promoveu uma série de capacitações virtuais e cinco encontros presenciais em Santa Catarina. “Começamos com as capacitações online e agora estamos realizando oficinas presenciais em todo o estado. Em Chapecó tivemos, pela manhã, a oficina de storytelling, sobre como contar histórias para transformar experiências em produtos turísticos comercializáveis. À tarde, realizamos a precificação, que é um desafio para o setor, já que o turismo é um produto intangível e exige um cálculo diferenciado, baseado em serviços, horas e experiências. Essa iniciativa é voltada ao desenvolvimento dos receptivos de turismo de experiência, e a nossa intenção é que, ao final, tenhamos ao menos dois receptivos em cada uma das 15 regiões turísticas de Santa Catarina”, destacou.
O analista de negócios do Sebrae/SC, Renê Luiz Anziliero, reforça que a iniciativa tem como objetivo fortalecer o turismo em todo o estado. “Chapecó é a quinta cidade a sediar presencialmente a atividade com as empresas que já vinham sendo capacitadas de forma on-line, buscando a profissionalização dos empreendedores do setor, além das trocas de experiências, assim buscando tornar todas as regiões mais competitivas a partir do Viva SC. O projeto vem para consolidar e ampliar o trabalho que vem sendo feito em toda Santa Catarina”, destacou.
EXPERIÊNCIAS
Entre os participantes da oficina esteve Katiuscia Kreutz, do Hotel Iguaçu, em Dionísio Cerqueira, empreendimento familiar com 73 anos de história, considerado o primeiro hotel da cidade. Para ela, o projeto representa uma oportunidade de ampliar a visibilidade do turismo no extremo oeste catarinense.
“Conhecemos o Viva Santa Catarina durante a Feira Encatho & Exprotel, em Florianópolis, e vimos nele a chance de mostrar nossa região para além do turismo de verão. Nosso hotel recebe turistas brasileiros e argentinos, e buscamos apresentar experiências como nosso café colonial com produtos da propriedade, além de informações sobre rotas, termas e locais de visitação. Participar desta iniciativa nos ajuda a aprender como divulgar melhor nosso trabalho e, principalmente, como precificar corretamente nossos serviços. Essa é a nossa forma de contribuir para que o turista conheça mais Santa Catarina antes de chegar ao litoral”, ressaltou Katiuscia.
PROJETO ESTADUAL
O Viva Santa Catarina está estruturado em cinco eixos de atuação: diagnóstico, mapeamento do perfil e das necessidades dos empreendedores; desenvolvimento e qualificação técnica, com capacitações, mentorias e consultorias; valorização do território e identidade local, incentivo à preservação da cultura e história; integração ao trade turístico, conexão com operadoras e instituições do setor; acesso ao mercado, apoio à comercialização e visibilidade dos produtos. A expectativa é que, ao final do projeto, o estado esteja ainda mais preparado para oferecer experiências transformadoras aos visitantes, fortalecendo o turismo como vetor de desenvolvimento regional, geração de renda e inclusão.
SOBRE O SEBRAE
O Sebrae/SC comemora, em 2025, 53 anos de dedicação ao fortalecimento dos pequenos negócios e ao fomento do empreendedorismo em Santa Catarina. Com presença em todas as regiões do Estado, a instituição oferece soluções que impulsionam o desenvolvimento econômico e social, apoiando milhões de empreendedores ao longo de sua trajetória. Reconhecido nacionalmente, o Sebrae é hoje a 4ª marca mais valiosa do país, com um ativo de R$ 33,9 bilhões, reflexo de sua credibilidade, impacto e compromisso com a transformação dos territórios onde atua. Em Santa Catarina, o Sebrae é parceiro estratégico de quem faz o estado crescer.
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site

O encontro contou com as Oficinas de Precificação conduzida pelo administrador e especialista em finanças e custos Leandro Haas, e de Storytelling

Veja também

Chapecó agora só tem uma ligação aérea com Florianópolis22/04/19 Em razão de crise que enfrenta nos últimos anos, a Avianca Brasil deixou nesta segunda-feira (22) de operar no Aeroporto Serafim Bertaso, de Chapecó, suprimindo assim a ligação aérea que operava na rota......

Voltar para (Blog)