Projeto Parceiro Anjo: empreendedorismo juvenil é fomentado em Belmonte
Os 19 alunos do Projeto Parceiro Anjo no município de Belmonte, no extremo oeste catarinense, iniciaram nesta semana as aulas práticas com a produção de cupcakes. Os alimentos serão comercializados pelos jovens, que estão recebendo ensinamentos e orientações sobre empreendedorismo e protagonismo.
O projeto busca despertar o empreendedorismo na juventude como estratégia para inclusão social e acesso ao mercado de trabalho. A iniciativa utiliza a metodologia do Programa Crescendo e Empreendendo do Sebrae/SC e conta com apoio da Administração Municipal por meio da Secretaria de Assistência Social e do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).
“Apoiamos essa proposta por despertar nos jovens comportamentos empreendedores. Com metodologia e linguagem adequada eles compreendem que muitas vezes não é possível esperar pelas oportunidades. Assim, ocorre o estímulo de seus potenciais e de um olhar diferenciado para a vida pessoal e profissional”, comenta o secretário de Assistência Social, Fernando Revers.
De acordo com ele, os jovens iniciaram as atividades de maneira tímida, mas aos poucos estão se engajando. “Todos acharam o projeto bem interessante, principalmente por trabalhar diversos assuntos relacionados ao empreendedorismo e por incentivar o desenvolvimento de novas ideias de negócio e a proatividade”, comenta.
PARCEIRO ANJO
De acordo com o educador social e coordenador da ação, Luis Alberto Schoingele, os participantes são estimulados a terem atitudes empreendedoras apoiadas, sobretudo, na responsabilidade, na cooperação, na criatividade, na inovação e na sustentabilidade ambiental, que contribuam de algum modo para sua realização pessoal e profissional.
O projeto tem carga horária de 40 horas e é dividido em oito encontros, que são realizados nas terças-feiras no Centro Social do município. Até o momento foram realizadas as seguintes ações: lançamento, aplicação da metodologia do Programa Crescendo e Empreendendo e consultoria de elaboração do currículo.
As próximas atividades incluem: roda de conversa com empreendedores (10/08), segunda aula prática com produção de alimentos (17/08), gerenciamento do negócio e avaliação do projeto no período vespertino (24/08) e cerimônia de entrega dos certificados no período noturno (24/08).
A iniciativa é uma das práticas deferidas pela Equipe da 14ª edição do Prêmio Innovare 2017, na categoria Justiça e Cidadania.
FIESC discute desafios e caminhos para internacionalização da indústria04/Abr/201904/04/19há 6 anos Quinta-feira, 04 de Abril de 201904/04/2019Workshop debate o tema no dia 16 de abril, às 18 horas, em Chapecó. No dia 17 ocorre Diálogo Empresarial sobre o assunto. As inscrições devem ser realizadas até o dia 12 de abril...
Fundação Aury Luiz Bodanese contribui para o desenvolvimento socioambiental01/Jul/202001/07/20há 5 anos Quarta-feira, 01 de Julho de 202001/07/2020O Dia Internacional do Cooperativismo celebrado no dia 4 de julho marca as ações sociais do sistema cooperativista que tem o interesse pela comunidade como sétimo princípio. Este DNA está incorporado na Cooperativa Central......