Projeto inédito no Brasil desperta empreendedorismo no campo
Iniciativa do Sebrae forma empresários rurais do extremo oeste catarinense
Em um projeto-piloto inédito no País, 24 empresários rurais do extremo oeste catarinense iniciarão, nesta segunda-feira (14), a caminhada rumo à uma jornada de sucesso, desenvolvendo características empreendedoras que resultarão na melhor gestão de seus negócios e de suas propriedades rurais. Eles participarão do Seminário Empretec, o melhor Programa de Formação de Empreendedores, agora para empreendedores rurais – o Empretec Rural.
A iniciativa é do Sebrae/SC em parceria com a Cooperativa Sulcredi São Miguel, Cooperativas da Agricultura Familiar do Oeste de Santa Catarina, Coopercentral Fronteira Fronteira e cooperativas afiliadas.
Ao todo serão 60 horas de capacitação, com atividades práticas e cientificamente fundamentadas, que mostram como agem os empreendedores de sucesso e quais são os dez comportamentos característicos desses perfis. O Empretec Rural será realizado de segunda-feira a sábado (14 a 19/06), das 8h às 18 horas, no Hotel Figueiras, em São Miguel do Oeste.
O seminário será conduzido pelos facilitadores Renato Santos, Nilmar Paul, Olavo de Geroni e Ricardo Titericz, e será acompanhado pela coordenadora estadual do Empretec do Sebrae/MG Silvana Gonçalves Paiva Santiago. A primeira turma do Empretec Rural do País contará com a presença de diretores e gerentes do Sebrae/SC: Luc Pinheiro (diretor técnico), Paulo Cesar Sabbatini Rocha (gerente de desenvolvimento regional), Filipe Gallotti (gerente de internacionalização) e Udo Martin Trennepohl (gerente regional do oeste e extremo oeste).
A coordenadora estadual do Empretec no Sebrae/SC, Eliane da Rosa Figueira Costa, adianta que durante o seminário o participante aprende mais do que conceitos sobre empreendedorismo. “Ele descobre seu perfil empreendedor, suas habilidades, desenvolve suas capacidades e passa por uma imersão com desafios para despertar sua identidade empreendedora”, explica.
EMPRETEC
O Empretec é o principal programa de formação de empreendedores no mundo, realizado em 40 países e no Brasil aplicado exclusivamente pelo Sebrae. O seminário intensivo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Eliane enfatiza que o Sebrae/SC coordena, com o Sebrae Nacional, o trabalho de adaptação da metodologia do seminário para o atendimento de demandas específicas do setor econômico rural.
O público-alvo são empreendedores rurais (produtores de pequenas propriedades) das áreas de produção vegetal (hortifruticultores, produtores de grãos, empreendedores de reflorestamento etc), de produção animal (criadores de gado, suínos, frango etc) e aquicultura.
Campo Erê capacita professores para aplicação de metodologias da educação empreendedora 13/Set/202213/09/22há 3 anos Terça-feira, 13 de Setembro de 202213/09/2022Os alunos aprendem de maneiras diferentes, por isso a importância de adotar técnicas diferenciadas, investir no lúdico e em metodologias criativas para incentivar o processo de aprendizagem, além de compreender como eles captam as......