Postado em 10 de Novembro de 2022 às 11h36

Programa voltado à saúde reúne mais de 200 homens em São José do Cerrito

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
 
 
Os homens de São José do Cerrito, na serra catarinense, participaram nesta semana de uma atividade que uniu conhecimento e procedimentos da área na saúde. A iniciativa, que fez parte das ações do Movimento Novembro Azul, foi do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), em parceria com o Sindicato Rural do município e com a Prefeitura.
 
O evento reuniu 212 homens no Clube Recreativo, no centro da cidade, para uma programação que contemplou café da manhã, coletas de exames de colinesterase e PSA, além de palestras com os médicos urologistas Paulino Granzotto e Dilor Giani que abordaram temas relacionados à saúde do homem, focando na prevenção de doenças. A ação também contou com atividades de alongamento, conduzidas pelas fisioterapeutas do município, e almoço de confraternização.
 
Durante a abertura, o presidente do Sindicato Rural, Zito Rogério Bittencourt, fez um relato sobre sua própria experiência com o câncer de próstata e reforçou a importância da adoção de medidas preventivas. Participaram, ainda, a supervisora regional do Senar/SC no Planalto Serrano Stephanye Fanton, o prefeito José Dirceu da Silva, o vice-prefeito Leonardo Garcia Heizen, vereadores, secretários e membros da diretoria do Sindicato Rural.
 
Segundo Stephanye, a iniciativa superou as expectativas, tanto pelo sucesso das ações desenvolvidas, quanto pelo número expressivo de participantes. “Foi um evento bonito e muito bem organizado. O programa foi importante para que os homens pudessem parar suas atividades por um dia e cuidar da saúde. Certamente, isso terá resultados positivos na saúde de cada um deles”, comentou.
 
PIONEIRISMO
Para o presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, é um orgulho oferecer um programa tão importante para promover a saúde do homem rural. “É uma satisfação imensa saber que essa iniciativa, pioneira no Estado, é tão bem-sucedida em todo o País. Além de representar um momento para sensibilizar e conscientizar o homem sobre a importância da adoção de hábitos preventivos, a ação também oportuniza realizar consultas e exames. Sabemos que o diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de cura de diversas doenças”. 
 
O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, destacou que, ao todo, somente nos meses de novembro e dezembro deste ano serão realizadas 13 edições dos programas voltados à saúde do homem e da mulher rural em Santa Catarina. “Além de atuar para fortalecer a produção de alimentos e promover a profissionalização e o aumento da renda no campo, priorizamos o cuidado à saúde e qualidade de vida das famílias do campo. Queremos conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce para que as pessoas tenham qualidade de vida. Em 2023, nosso objetivo é fortalecer ainda mais essas ações”, finalizou.
 
 
PROGRAMAÇÃO DOS PRÓXIMOS EVENTOS
 
DIA 11/11
Saúde do Homem Rural em Içara
 
DIA 17/11
Saúde do Homem Rural em Braço do Norte
 
DIA 18/11
Saúde da Mulher Rural em Major Vieira
 
DIA 23/11
Saúde do Homem Rural em Leoberto Leal
 
DIA 26/11
Saúde do Homem Rural em Rio das Antas
Saúde da Mulher Rural em Rio das Antas
 
DIA 02/12
Saúde do Homem Rural em Catanduvas

Veja também

Voltar para (Blog)