Postado em 28 de Outubro de 2021 às 15h47

Programa Rede de Vizinhos do Comércio é apresentado aos lojistas

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
O projeto Rede de Vizinhos do Comércio, recém-lançado pelo 2º Batalhão de Polícia Militar de Chapecó com a parceria da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), foi apresentado nesta quinta-feira (28) aos lojistas da Rua Barão do Rio Branco. A iniciativa tem por objetivo reduzir e evitar a incidência de furtos que costuma aumentar nesta época que intensifica o movimento no comércio em função das compras de Natal. 
 
Caracterizada como uma rede organizada entre os lojistas e a Polícia Militar, a ação representa um ato de cooperação que busca prevenir e restaurar problemas de ordem pública, da integridade física e do patrimônio das pessoas. A CDL apoia a iniciativa com a liberação do auditório para reuniões, produção de adesivos e mobilização dos grupos, entre outras ações. Podem participar lojas associadas e não associadas à entidade e, para isso, basta assinar termo de cooperação.  
 
O tenente-coronel Barcarollo, comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar de Chapecó, destacou que a iniciativa representa mais uma ferramenta de enfrentamento dos furtos que vêm acontecendo no município. “A Polícia Militar nunca parou de atuar no combate a esses crimes e, somente no primeiro semestre deste ano, foram realizadas 113 prisões em flagrante. Mas, essas pessoas estão de volta na rua porque a Lei permite que respondam em liberdade. Esse direito impõe uma responsabilidade para alguém e quem está pagando a conta é a comunidade de forma geral. Nesse caso, em específico, o comércio de Chapecó”. 
 
O comandante salientou, ainda, que em 2021 houve um aumento de furtos de 6,86% em relação ao mesmo período do ano passado. Neste ano, foram registrados 1.230 furtos. “Sabemos que o programa sozinho não é a solução, mas estamos adotando todos os meios para solucionar o problema. A Rede de Vizinhos do Comércio contempla rondas, visitas isoladas nas lojas, orientações e outras ações”. 
 
O presidente da CDL, Clóvis Afonso Spohr, realçou que a entidade sempre se preocupou com as questões de segurança no comércio. “Essa parceria veio em um bom momento e tem um caráter especial, pois na medida em que todos compartilham informações, gera respeito e solidariedade. Trata-se de uma solução que tem efeito de associativismo. Além disso, representa uma ação efetiva das atividades de preparo para o Natal – principal data do calendário comercial”. 
 
Spohr também enfatizou que é fundamental que o lojista adote atitudes proativas para ajudar a garantir mais segurança no seu estabelecimento. Mencionou como exemplo a posição dos caixas e araras em lugares adequados e menos expostos à ação dos infratores. A segurança é importante tanto ao comerciante quanto para o consumidor”, comentou ao fazer um apelo para que os lojistas participem da campanha. 
 
O evento contou com a participação do diretor executivo da CDL Jeancarlo Zuanazzi que conduziu as atividades. O projeto foi apresentado pelo sargento Belmonte e pela cabo Cima com apoio de Maurício Duarte, da CDL.  
 
LOJISTAS
Para Luiz Noschang, do Despachante Aquarius, a Rede de Vizinhos do Comércio, é fundamental para que os estabelecimentos fiquem mais protegidos. “Temos serviço de proteção 24 horas e, mesmo assim, já sofremos tentativas de furtos. Com esse projeto teremos mais segurança”.   
 
A coordenadora de loja do O Boticário, Franciele Cordeiro, foi eleita líder do grupo da Rua Barão do Rio Banco.  Ela conta que o estabelecimento já sofreu furtos diversas vezes e, muitas pessoas, inclusive se passam por clientes. “Temos um grupo entre os lojistas e percebemos que o número de furtos aumentou bastante. O projeto é importante não somente para evitar a ação como também para trazer mais segurança para a equipe. Sempre pensamos em fazer algo e, quando nos convidaram para o projeto, tivemos a certeza de que fará a diferença. Com união alcançaremos nossos objetivos”, finalizou.  
 
CONFIRA AS PRÓXIMAS ETAPAS DE MOBILIZAÇÃO DO PROJETO: 
DataGrupo Ação Local Horário
03/11Marechal BormannApresentação do projetoAuditório CDL08:00
04/11Marechal DeodoroApresentação do projetoAuditório CDL08:00
09/11UruguaiApresentação do projetoAuditório CDL08:00
10/11São Pedro/São João /Paulo Marques / Vitório Cella / Sicília e Marechal Floriano PeixotoApresentação do projetoAuditório CDL08:00
11/11Rio de Janeiro /Sete de Setembro / Guaporé / Clevelândia / Quintino BocaiuvaApresentação do projetoAuditório CDL08:00
/11RepescagemApresentação do projetoAuditório CDL08:00
17/11Geral *Palestra orientaçãoAuditório CDL08:00
18/11Geral *Palestra orientaçãoAuditório CDL08:00
23/11Geral *Palestra orientaçãoAuditório CDL08:00
Informações com Maurício da CDL pelo telefone 49 3319 4300 ou com a cabo Cima da Polícia Militar pelo (49) 3319 4300. 
 
 

Veja também

Cenários econômicos em debate no Seminário Estadual de Líderes Rurais25/03/19 A análise dos cenários econômicos mais prováveis no curto prazo foi objeto de debate no Seminário Estadual de Líderes Rurais que reuniu, na última semana, em Florianópolis, uma centena de dirigentes de......

Voltar para (Blog)