Postado em 27 de Novembro de 2023 às 18h12

Programa Novos Caminhos realiza cerimônia de encerramento

Programa Novos Caminhos completa 10 anos

Acolher é um ato de responsabilidade e empatia. Assim é o programa Novos Caminhos que realizará, nesta quarta-feira (29), às 17h30, a cerimônia de encerramento e certificação dos jovens atendidos pela iniciativa. Entre as autoridades estará o vice-coordenador da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ), desembargador Sérgio Izidoro Heil de Florianópolis. O evento será no auditório do SENAI Chapecó, Rua Frei Bruno, 201e, Parque das Palmeiras.
Para o vice-presidente regional oeste da FIESC, Waldemar Schmitz, o programa entrega autonomia e autoconfiança, fundamentais para a construção de uma vida adulta e oportunidade de adquirirem as habilidades e competências necessárias para ingressar no mercado de trabalho com melhores condições. "Tanto os atendimentos, oficinas e a qualificação profissional colaboram para reduzir a vulnerabilidade social dos jovens, pois proporcionam novas oportunidades."
Em 2023, 474 jovens foram qualificados por meio dos parceiros do programa em todo o Estado. As 12 regiões realizam eventos para certificar alunos, além de homenagear voluntários e as empresas que abrem as portas para estes jovens. Este ano, a iniciativa, que surgiu de uma parceria inicial da Federação das Indústrias (FIESC), do Tribunal de Justiça (TJSC) e da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), foi nacionalizada por iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e já se organiza em outras unidades da Federação, como no estado do Amazonas e do Pará.
Desde o início do programa, 13,5 mil matrículas foram realizadas em cursos de educação básica e profissional, além de 1.191 contratos de emprego ou estágio, proporcionados por 519 empresas. Além de qualificação, a iniciativa oferece atendimento odontológico, apoio psicológico e voluntários atuam nas mais diversas frentes para dar suporte aos 221 serviços de acolhimento do Estado.
ACOLHIMENTO
Em janeiro de 2013 a assistência social forense do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina (TJSC) constatou que cerca de 500 (quinhentos) adolescentes estavam prestes a completar 18 (dezoito) anos e ao deixar as casas de acolhimento do Estado, sem a qualificação profissional necessária para uma vida adulta autônoma e digna. A preocupação foi levada para a presidência da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), que propôs uma parceria com a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC).
PARCERIAS
Além do TJSC, da FIESC (por meio do SESI, do SENAI e do IEL) e da AMC, integram o programa a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), a Associação Catarinense de Medicina, a Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (FESAG), a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) - Administração Regional de Santa Catarina, o Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina (CIEE/SC) e o Serviço Social do Comércio - SESC/Fecomércio.

Veja também

Sabores únicos são atrativos da Rota do Gole em Quilombo16/12/21 A Rota do Gole, no município de Quilombo, é uma rota de turismo rural que oferece aos visitantes a possibilidade de apreciar bebidas elaboradas de forma artesanal, com produtos selecionados, em propriedades únicas, além da......

Voltar para (Blog)