Postado em 22 de Setembro de 2023 às 15h49

Programa Jovem Aprendiz Cotista capacita jovens do meio rural de Papanduva

Iniciativa do Sistema Faesc/Senar-SC possibilita ingresso ao mercado de trabalho

Turma Jovem Aprendiz no município de Papanduva (Foto: divulgação).

Muitos jovens sonham em ingressar em uma profissão e encontrar sua primeira oportunidade no mercado de trabalho. Em Papanduva, no norte do Estado de Santa Catarina, 18 jovens do meio rural receberam a chance de conhecer e participar do Programa Jovem Aprendiz Cotista, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), em parceria com o Sindicato Rural de Papanduva e a empresa Igarashi.
O objetivo é oferecer uma formação técnico-profissional para auxiliares administrativos e financeiros, preparando esses jovens para ingressarem no mercado de trabalho.
A iniciativa tem como público-alvo jovens com idades entre 14 e 24 anos que desejam se capacitar para o mundo profissional. A técnica em formação profissional do Senar/SC, Nayana Setubal Bittencourt, destaca que o programa busca garantir o cumprimento dos três pilares essenciais do processo de aprendizagem: escola, trabalho e formação profissional.
Para isso, as atividades diárias são limitadas a quatro horas, e a carga horária semanal é definida em conjunto com as empresas empregadoras, conforme o calendário do curso.
O programa conta com dois núcleos de atividades. O núcleo básico aborda temas como integração no trabalho, informática básica, gestão corporativa, comunicação oral e escrita, cidadania, matemática aplicada e segurança, saúde e higiene.
Já o segundo núcleo inclui tópicos como informática avançada, operações comerciais e financeiras, atendimento ao cliente, noções de administração pessoal, matemática financeira e estatística, princípios da gestão de qualidade e contabilidade básica.
O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, ressalta que o Programa Jovem Aprendiz Cotista teve início em 2006 e já formou centenas de aprendizes. Além de proporcionar qualificação para o exercício de atividades profissionais, o programa oferece aos jovens uma excelente oportunidade para dar o primeiro passo no mercado de trabalho, o que representa uma experiência corporativa valiosa para eles.
O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, enfatiza que o programa não apenas prepara os jovens para o mercado de trabalho, mas também contribui para a formação de cidadãos comprometidos com a comunidade rural, o que fortalece o campo e suas atividades. Além disso, a iniciativa é uma oportunidade para que as empresas desenvolvam profissionais de acordo com suas necessidades específicas.
A adesão ao Programa Jovem Aprendiz Cotista é possível para as empresas interessadas em colaborar com a formação desses jovens.
A responsável pelo Departamento de Recursos Humanos da Igarashi, Vanessa Kraczinski, destaca a importância do programa para aquisição de novas experiências e conhecimentos aos jovens. Ela ressalta que o Programa Jovem Aprendiz oferece aos jovens a oportunidade de adquirir experiência profissional, desenvolver habilidades e iniciar sua independência financeira com responsabilidade. Além disso, a empresa tem a chance de vivenciar novas experiências relacionadas à tecnologia e ideias inovadoras trazidas pelos jovens, enriquecendo o ambiente de trabalho.
“Os benefícios desse programa são diversos, principalmente na formação de profissionais responsáveis, no desenvolvimento de habilidades e no acesso ao conhecimento cultural, social e financeiro, proporcionando uma trajetória promissora para esses jovens do meio rural”.
A supervisora regional do Senar/SC, Carine Weiss, ressalta a importância do programa para o desenvolvimento profissional e social dos jovens ao frisar que estão em um ambiente de continuidade dos estudos que oportuniza o ingresso no mercado de trabalho.
 As atividades a turma Jovem Aprendiz no município de Papanduva foram conduzidas pela prestadora de Serviços em instrutoria, Evelin Cristian Schvendtn, na disciplina de Contabilidade Básica.

 

Veja também

Grupo testa logística da Rota Encantos e Sabores de Anchieta22/04/19 Um grupo organizado pelo Sebrae/SC com a parceria da Associação Anchietense de Turismo e administração (Anchietur) participou, na última semana, de um roteiro experimental na rota Encantos e Sabores de Anchieta. Segundo a diretora de turismo Camila Baronio, a iniciativa teve por objetivo testar a logística do roteiro e avaliar os pontos visitados para discutir......

Voltar para (Blog)