Programa Cooperativas Escolares realiza habilitação para professores
Cooperativas escolares estão sendo implementadas em cinco novos municípios
Iniciativa do Sicredi que proporciona vivenciar a experiência dos valores e dos princípios do cooperativismo, o Programa Cooperativas Escolares realizou na última semana, no dia 10 de junho, uma habilitação para professores na sede da Sicredi Região da Produção, em Sarandi.
O evento integrou a jornada de formação de novos orientadores, composta por quatro momentos no formato on-line e um presencial. Neste ano, o programa está sendo expandido para cinco municípios: Sarandi, Novo Xingu, Três Palmeiras, Gramado dos Loureiros e Nonoai.
Sob o slogan Cooperativismo para ir além, o Cooperativas Escolares objetiva ampliar as oportunidades de aprendizado incentivando o protagonismo de crianças e adolescentes em relação ao desenvolvimento de competências, estabelecidas em quatro eixos: liderança, conhecimento, criatividade e cidadania. No contraturno escolar, a iniciativa se propõe a contribuir para despertar o interesse por atividades econômicas, sociais e culturais em benefício dos associados. “A metodologia do programa valoriza elementos como narrativa, progressão, desenvolvimento de habilidades, conquistas individuais e coletivas, entre outros. Todo o processo de aprendizagem ocorre por meio do valor da cooperação e dos princípios do cooperativismo”, realça o analista de Programas Sociais da Sicredi Região da Produção, Lucinei Bohn.
As ações acontecem por meio de parceria, em que a prefeitura - através da Secretaria da Educação – disponibiliza um educador com carga horária para desenvolver as tarefas junto aos estudantes. Já o Sicredi oferece o suporte metodológico, materiais e assessoria pedagógica durante o andamento das cooperativas escolares. Atualmente, na Sicredi Região da Produção, o programa já é consolidado nos municípios de Rondinha, Liberato Salzano, Nova Boa Vista e Constantina, com as cooperativas escolares Rondinela, Liberando Sonhos, Girassol e Alamanda.
Veja também
Público rural do extremo oeste terá cerca de 50 oportunidades gratuitas de qualificação em julho24/Jun/202224/06/22há 3 anos Sexta-feira, 24 de Junho de 202224/06/2022Mais uma boa notícia aos produtores e trabalhadores rurais do extremo oeste que buscam aprimorar o conhecimento para aumentar a produtividade e promover inovações nas propriedades. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), promoverá cerca......