Postado em 14 de Novembro de 2023 às 17h02

Programa Cidade Empreendedora realiza segunda etapa de capacitação de Servidores Públicos em Chapecó

O curso teve mais de 76 inscritos

Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae/SC, realizou no mês de outubro em Chapecó, o Curso de Compras Públicas, voltado aos servidores públicos municipais.
 

O programa Cidade Empreendedora, do Sebrae/SC, realizou no mês de outubro em Chapecó, o Curso de Compras Públicas, voltado aos servidores públicos municipais. Nesta semana aconteceu a segunda etapa, voltada a Compras Governamentais, ministrado pelo consultor do Sebrae Nacional Luís Maurício Junqueira Zanin. O encontro reuniu 76 compradores que trabalham com licitações em prefeituras do oeste, meio-oeste e extremo-oeste.
Para o consultor credenciado do Sebrae/SC Sérgio Vicari, foi fantástica a adesão das pessoas para participar do curso. “É de suma importância envolvimento do público em eventos que agregam mais conhecimento. Com essa capacitação os participantes adquiriram entendimento necessário sobre a alteração de Lei de licitações, que vem para ajudar os municípios nas atividades de compras governamentais”. 
De acordo com o consultor do Sebrae Nacional, Luís Maurício Junqueira Zanin, na primeira etapa foi trabalhado o planejamento de sugestão de contratação, depois aconteceu o estudo técnico preliminar, termo de referência digital e a simulação da publicação de um pregão. “Nesta segunda etapa abordamos a parte prática, ensinamos os participantes como realizar pesquisas de preços com aplicação de pesquisas de valores, criação de uma sessão pública e foi utilizado tanto o lado do comprador quanto o lado do fornecedor, para ver a operação na prática, começando pelo fornecedor, para assim viver na pele como é o trabalho e superar as dificuldades”, explicou Zanin.
Ainda segundo Zanin, os dois módulos do curso mostraram uma licitação desde o início, da ideia até a publicação legal. “Nesta edição tivemos muitos participantes novos, que estudaram muito para acompanhar quem já esteve no primeiro curso. Isso demonstra o comprometimento dos participantes e a relevância do curso na busca de conhecimento”, comemorou Zanin.
O gerente regional do Sebrae/SC no oeste Udo Martin Trennepohl destacou quecapacitar as pessoas para que possam estar em constante evolução é um dos principais objetivos do Sebrae. “A capacitação permitiu aos participantes acompanhar todo o processo teórico e principalmente prático, com a presença do consultor do Sebrae Nacional, que pode sanar as dúvidas e ilustrar as situações”, frisou Trennepohl.
O diretor de Licitações de Pinhalzinho Fernando Felipe Gerhard participou da primeira edição, a convite do Sebrae/SC. “Esse curso vai aprimorar os processos internos do município para a nova Lei de Licitações. O Sebrae/SC é destaque quando se trata de apresentar novidades e prestar suporte para que possamos nos adequar”, pontuou Gerhard.
 
 
 
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