Postado em 11 de Setembro de 2020 às 11h27

Programa Cidade Empreendedora contribui para o desenvolvimento de Coronel Martins

O Sebrae/SC realizou, nesta semana, reunião virtual para alinhamento das ações do Programa Cidade Empreendedora no município de Coronel Martins, no oeste catarinense. A intenção foi acompanhar as soluções desenvolvidas localmente desde o mês de julho deste ano, analisar o comprometimento da equipe e nivelar as expectativas de todos os envolvidos na iniciativa e nos resultados esperados.
O programa, executado pelo Sebrae/SC, visa promover a transformação local por meio da implantação de políticas públicas de desenvolvimento, da construção de um ambiente favorável para os negócios, do fomento ao crescimento econômico e do incentivo à diversidade das atividades econômicas locais.
No município serão executadas, até dezembro 15, soluções em quatro eixos: liderança – atores de desenvolvimento; desburocratização; Sala do Empreendedor e compras governamentais. Atuam em Coronel Martins os consultores credenciados ao Sebrae/SC: Alexandre Tonini (compras governamentais), Michele Endler Menzel (desburocratização), Sergio Vicari (detalhamento das soluções realizadas) e Simone Grobe (Sala do Empreendedor).
“Os municípios que aderiram ao Programa Cidade Empreendedora apresentam avanços na otimização da prestação de serviços públicos, na adequação das legislações municipais para favorecer os pequenos negócios locais, no fomento da agricultura familiar e no incentivo ao empreendedorismo. Esses são alguns dos resultados que serão conferidos em Coronel Martins neste ano”, explica a analista técnica do Sebrae/SC, Carolini Demeterko.
Atividades previstas
No eixo liderança – atores do desenvolvimento são realizadas capacitações e transmitidas informações para os servidores municipais que realizam o atendimento dos empresários locais.
Para efetivar a desburocratização dos processos de abertura, alteração e baixa de empresas os focos são a implementação da Lei da Liberdade Econômica e o enquadramento empresarial simplificado, que são mudanças importantes para promover o desenvolvimento local.
Na Sala do Empreendedor estão previstas consultorias (estruturação e alinhamento do serviço; acompanhamento e adequação da legislação municipal que atenda as exigências da Lei Complementar 123/2006; atendimento e suporte aos microempreendedores individuais) e apoio (pacote de comunicação e auxílio aos empresários com soluções Sebrae/SC). 
No eixo de compras governamentais são realizadas consultorias, acompanhamento das adequações das legislações municipais, adaptação de processos licitatórios conforme legislação atual e fomento da agricultura. Também estão previstos a elaboração do plano de compras com o planejamento para o próximo ano considerando as aquisições mais frequentes e contratações executadas, implantação do pregão eletrônico e capacitação dos servidores municipais do setor, que posteriormente motivam os empresários locais a participarem dos certames.

Veja também

Sicredi Região da Produção RS/SC/MG reúne associados para assembleia em Xanxerê10/04/19 Nesta quinta-feira (11) a Sicredi Região da Produção RS/SC/MG realizará, em Xanxerê, a última assembleia da cooperativa na região Oeste do Estado. O objetivo é que os associados participem deste momento, com transparência, para decidir os rumos da cooperativa quanto a prestação de contas, distribuição de sobras,......

Voltar para (Blog)