Postado em 04 de Fevereiro de 2022 às 15h26

Programa Cidade Empreendedora apresenta ações desenvolvidas nos municípios durante o Itaipu Rural Show

Prefeitos, secretários municipais e servidores públicos visitaram nesta semana o espaço institucional do Programa Cidade Empreendedora, no estande do Sebrae/SC durante a 23ª edição do Itaipu Rural Show, em Pinhalzinho, no oeste catarinense. O programa, que é executado em parceria com as Administrações Municipais, promove a transformação local por meio da implantação de políticas públicas de desenvolvimento.
Elaborado e desenvolvido pelo Sebrae/SC, o Cidade Empreendedora permite que os municípios instituam estratégias e avancem em ações práticas que visem apoiar e fomentar o desenvolvimento econômico local. Para isso, é feita a implantação de soluções de impacto nos eixos de desburocratização, liderança, sala do empreendedor, compras públicas, educação empreendedora, estudos e pesquisas, planejamento estratégico da gestão municipal, gestão de projetos e plano de desenvolvimento econômico.
No ciclo 2021/2022 além dos eixos principais os municípios puderam escolher entre as mais de 60 soluções nas áreas de liderança, gestão pública, agronegócio, comunicação, educação, sustentabilidade, fomento de negócios, turismo, criatividade e cidade 4.0.
De acordo com o gerente regional do Sebrae/SC, Udo Martin Trennepohl, aderiram a iniciativa 15 municípios da região oeste (Caxambu do Sul, Chapecó, Cordilheira Alta, Faxinal dos Guedes, Galvão, Lajeado Grande, Lindóia do Sul, Marema, Pinhalzinho, São Carlos, São Domingos, Saudades, Seara, Xanxerê e Xaxim) e oito do extremo oeste (Anchieta, Caibi, Campo Erê, Guarujá do Sul, Itapiranga, Maravilha, Palma Sola e Saltinho).
Para o diretor técnico do Sebrae/SC Luc Pinheiro o Cidade Empreendedora ajuda as Prefeituras a melhorarem seus ambientes de negócio. “A presença do programa na feira é uma forma de dar visibilidade à comunidade de todas essas ações desenvolvidas nos municípios. A exemplo da prestação exclusiva e gratuita aos empresários, oficinas de educação empreendedora, medidas de desburocratização, fomento à agricultura familiar e melhorias nos processos internos”, comentou.
O gerente de desenvolvimento regional do Sebrae/SC, Paulo Rocha, explicou que são desenvolvidas várias soluções tanto para a área urbana quanto para o meio rural, porque entre os diferenciais da metodologia estão o respeito às vocações de cada município. “Observamos resultados expressivos nos municípios que aderiram ao programa como redução do tempo médio para formalizar uma empresa, agilidade nos processos administrativos, incentivo ao empreendedorismo e crescimento dos pequenos negócios”, analisou. 
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: InstagramFacebookLinkedInTwitterTelegramYouTubeBlogSite
 
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -

Veja também

Programa PGA entrega certificados às empresas participantes25/10/22 Após 16 meses de capacitação, 09 empresas receberam nesta segunda-feira (24) o certificado de conclusão do PGA - Programa de Gestão Avançada promovido pelo Sebrae/SC. O ato aconteceu na sede do Sebrae em......

Voltar para (Blog)