Postado em 27 de Julho de 2023 às 14h25

Profissionais da Unimed Chapecó participam de Seminário sobre autismo em Itá

Unimed conta com equipe capacitada para atender pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Aline Lajus, Tânia Meneghetti e Marla Fin (Foto: divulgação).

A Unimed Chapecó sabe que cada ser humano é único, com suas particularidades e, por isso, merece o melhor atendimento. Para prestar um serviço de excelência para cada paciente, a Unimed possibilita que os profissionais estejam em constante atualização sobre os conhecimentos de sua área de atuação. Por isso, durante os dias 20 e 21 de julho, profissionais do Setor Multiprofissional do Espaço Viver Bem participaram do II Seminário de Autismo da Apae de Itá.
Participaram do evento, a psicóloga Aline Lajus, a terapeuta ocupacional Marla Fin e a fonoaudióloga Tânia Meneghetti. Foram abordados assuntos relacionados à ciência ABA, Análise do Comportamento Aplicada, Protocolos de Avaliação e a importância do acolhimento das famílias e a formação de vínculo para um ambiente afetivo de aprendizagem. Também, o Seminário buscou aprimorar o conhecimento e os protocolos de avaliação para ter maior eficiência quanto as habilidades a serem trabalhadas em terapias, além de sugestões de aprimoramento.
O Seminário contou com palestras de nomes importantes da área, como a pedagoga e neuropsicopedagoga, Michelli Sabatini, o terapeuta ocupacional e psicomotricista Fernando Calil, a psicóloga e especialista em ABA, Chaloê Comim, e a influenciadora sobre neurodiversidade e Autismo, Tabata Cristine. Ter a oportunidade de aprender mais sobre o assunto com profissionais renomados é uma oportunidade de desenvolvimento, também, para toda equipe, pois o conhecimento adquirido pelas participantes da Unimed é compartilhado com todos posteriormente.
REFERÊNCIA EM CUIDADO HUMANIZADO
A psicóloga destaca que a Unimed conta com profissionais capacitados para atender o público autista e suas especificidades por meio de intervenções individuais e interdisciplinares. “Com o intuito de promover sua autonomia e independência”.
Desde o dia 1º de janeiro deste ano, também, o Pronto Atendimento do Hospital Unimed Chapecó realizou uma adequação no fluxo de atendimento de pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O paciente ou familiar recebe etiqueta com a frase “Criança autista: seja solidário” ou pulseira que informa “Sou autista, tenha paciência” para que profissionais de saúde e demais pacientes e acompanhantes identifiquem, compreendam e oportunizem um atendimento mais ágil. Outra ação diferenciada é a inserção de alerta no prontuário eletrônico, com a sigla AUT ao lado do nome.
 
Fonte: Comunicação Interna Unimed Chapecó

 

Veja também

Voltar para (Blog)