Profissionais da Unimed Chapecó participam de Seminário sobre autismo em Itá
Unimed conta com equipe capacitada para atender pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Aline Lajus, Tânia Meneghetti e Marla Fin (Foto: divulgação).
A Unimed Chapecó sabe que cada ser humano é único, com suas particularidades e, por isso, merece o melhor atendimento. Para prestar um serviço de excelência para cada paciente, a Unimed possibilita que os profissionais estejam em constante atualização sobre os conhecimentos de sua área de atuação. Por isso, durante os dias 20 e 21 de julho, profissionais do Setor Multiprofissional do Espaço Viver Bem participaram do II Seminário de Autismo da Apae de Itá.
Participaram do evento, a psicóloga Aline Lajus, a terapeuta ocupacional Marla Fin e a fonoaudióloga Tânia Meneghetti. Foram abordados assuntos relacionados à ciência ABA, Análise do Comportamento Aplicada, Protocolos de Avaliação e a importância do acolhimento das famílias e a formação de vínculo para um ambiente afetivo de aprendizagem. Também, o Seminário buscou aprimorar o conhecimento e os protocolos de avaliação para ter maior eficiência quanto as habilidades a serem trabalhadas em terapias, além de sugestões de aprimoramento.
O Seminário contou com palestras de nomes importantes da área, como a pedagoga e neuropsicopedagoga, Michelli Sabatini, o terapeuta ocupacional e psicomotricista Fernando Calil, a psicóloga e especialista em ABA, Chaloê Comim, e a influenciadora sobre neurodiversidade e Autismo, Tabata Cristine. Ter a oportunidade de aprender mais sobre o assunto com profissionais renomados é uma oportunidade de desenvolvimento, também, para toda equipe, pois o conhecimento adquirido pelas participantes da Unimed é compartilhado com todos posteriormente.
REFERÊNCIA EM CUIDADO HUMANIZADO
A psicóloga destaca que a Unimed conta com profissionais capacitados para atender o público autista e suas especificidades por meio de intervenções individuais e interdisciplinares. “Com o intuito de promover sua autonomia e independência”.
Desde o dia 1º de janeiro deste ano, também, o Pronto Atendimento do Hospital Unimed Chapecó realizou uma adequação no fluxo de atendimento de pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O paciente ou familiar recebe etiqueta com a frase “Criança autista: seja solidário” ou pulseira que informa “Sou autista, tenha paciência” para que profissionais de saúde e demais pacientes e acompanhantes identifiquem, compreendam e oportunizem um atendimento mais ágil. Outra ação diferenciada é a inserção de alerta no prontuário eletrônico, com a sigla AUT ao lado do nome.