Postado em 06 de Janeiro de 2021 às 15h27

Produtores do extremo oeste recebem 13 cursos gratuitos do Senar/SC em janeiro

Capacitações atendem medidas preventivas e beneficiam trabalhadores rurais em oito municípios

Com o objetivo de auxiliar o desenvolvimento da produção sustentável, da competitividade e dos avanços sociais no campo, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), promove em janeiro 13 cursos rápidos em oito municípios do extremo oeste catarinense. Os treinamentos acontecem em parceria com os Sindicatos Rurais para fomentar o conhecimento e aumentar a produtividade e a renda dos produtores e trabalhadores rurais. Em todo o Estado, serão 125 capacitações no mês para mais de 4.000 pessoas. Todas seguirão as medidas de prevenção estabelecidas pelos órgãos de saúde para combate ao novo coronavírus.
São qualificações que ensinam técnicas para melhorar a gestão das propriedades e a desenvolver atividades de complementação de renda, como artesanato, confeitaria, produção caseira de alimentos, processamento de carnes e cultivo de plantas medicinais. Os cursos também englobam inclusão digital, operação e manutenção de máquinas agrícolas e organização das propriedades. No extremo oeste, o destaque é para treinamentos sobre Produção Caseira de Pães e Biscoitos, Artesanato de Costura em Tecidos, Cultivo de Plantas Medicinais e Criação de Abelha Rainha.
Para o superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, os cursos gratuitos promovem a formação profissional e incentivam o empreendedorismo em busca de melhores resultados no campo. “Os produtores aprendem novas atividades e podem inovar nos negócios. São treinamentos curtos, objetivos e que atendem as recomendações dos órgãos de saúde para este período de pandemia ”, destaca.
De acordo com o presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, as qualificações fortalecem o setor no Estado. “Os treinamentos transformam e qualificam os produtores rurais, oportunizando o aumento de ganhos e a melhora da qualidade de vida. É uma contribuição relevante para o desenvolvimento regional e para o agronegócio como um todo”, sublinha.
Os interessados nos treinamentos devem procurar o Sindicato Rural do município para inscrições. As capacitações estão disponíveis no site do Senar/SC (www.senar.com.br), com especificação de carga horária, local e data.
 
PROGRAMAÇÃO DE JANEIRO NO EXTREMO OESTE:
 
Evento
Município
Data
Produção Caseira de Pães e Biscoitos
SALTINHO
20 a22
Emissão de Nota Fiscal Eletrônica do Produtor Rural
PALMA SOLA
21
Emissão de Nota Fiscal Eletrônica do Produtor Rural
PALMA SOLA
22
Artesanato de Costura em Tecidos
PALMA SOLA
25 a 28
Tratores e Implementos Agrícolas - Operação e Manutenção
PALMA SOLA
25 a 27
Emissão de Nota Fiscal Eletrônica do Produtor Rural
DIONÍSIO CERQUEIRA
29
Cultivo de Plantas Medicinais
DIONÍSIO CERQUEIRA
29/1 a 1/2
Criação de Abelha Rainha
ITAPIRANGA
19 e 20
Criação de Abelha Rainha
IPORÃ DO OESTE
21 e 22
Artesanato de Crochê e Tricô
SÃO JOSÉ DO CEDRO
18 a 22
Produção Caseira de Pães e Biscoitos
SÃO LOURENÇO DO OESTE
25 a 27
Proteção de Nascentes
SÃO LOURENÇO DO OESTE
25
Processamento de Carne Suína
ANCHIETA
18 e 19
 

Veja também

Diretores do Nucleovet visitam Programa Viver26/06/23 Para contribuir com a entidade, Núcleo Oeste de Médicos Veterinários realiza a Feijoada Solidária no dia 29 de julho...

Voltar para (Blog)