Postado em 25 de Janeiro de 2023 às 13h29

Primeira turma da ATeG apicultura inicia em Riqueza

Evento foi conduzido por representantes do Sistema Faesc-SenarSC e lideranças locais.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária (Faesc), promoveu em parceria com o Sindicato Rural de Palmitos, a mobilização para a nova turma do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) na área de apicultura. A iniciativa também contou com a parceria da Prefeitura de Riqueza, da Secretaria da Agricultura, da Epagri, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e da Associação de Apicultores de Palmitos.
O evento teve a participação do presidente do Sindicato Rural de Palmitos, Luiz Antônio Cavalleri e sua equipe, do prefeito de Riqueza Renaldo Mueller, do presidente da Associação de Apicultores de Riqueza Nilton Luiz Serafini, da supervisora regional do Senar/SC, Grasiane Viêra, do supervisor técnico da ATeG, Leandro Simioni, do técnico de campo Gabriel Vacarin, além de representantes da Secretaria Municipal de Agricultura, da Epagri e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Riqueza.
Grasiane explica que estão em andamento, por meio do Sindicato Rural de Palmitos, duas turmas de ATeG leite, uma de bovinocultura de corte e, agora, inicia a primeira turma na área de apicultura, em Riqueza. “Os apicultores já participaram de vários treinamentos de formação profissional rural e a demanda por um grupo da ATeG surgiu no ano passado. São aproximadamente 30 participantes e as expectativas são positivas”.
ATEG APICULTURA EM SC
A Assistência Técnica e Gerencial possibilita acompanhar os apicultores em todas as etapas de produção, desde atividades de campo até processos gerenciais. Durante dois anos, os técnicos fazem visitas mensais aos produtores e auxiliam na evolução das propriedades. O programa também contempla visitas técnicas e Dias de Campo.
Segundo o presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, a ATeG na área apícola atendeu, no período de 2016 a 2021, 386 propriedades em 56 municípios, totalizando mais de 22 mil horas de consultoria. “Em 2022, tivemos 12 grupos e as expectativas para este ano são ainda melhores. Nossas equipes estão preparadas para oferecer a melhor assistência possível aos produtores”.
O superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, realça que o trabalho da ATeG tem transformado as propriedades com um eficiente controle da nutrição, sanidade, genética, análise de gestão, manejos dos espaços, entre outros. “Iniciamos este ano motivados pelos expressivos resultados que conquistamos em 2022 e estamos engajados para que no fim de 2023 possamos ter novas revelações que demonstrem aumento de produtividade, inovações e incremento na renda das famílias”.
A coordenadora do programa em SC, Paula Araújo Dias Coimbra Nunes, orienta aos produtores que quiserem participar do programa neste ano para que procurem o Sindicato Rural de sua região. “Importante destacar que o acompanhamento personalizado é gratuito e os resultados são visíveis tanto na melhoria da gestão quanto na produtividade e na rentabilidade dos negócios”.

Iniciativa visou mobilizar para a nova turma do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) na área de apicultura.

Novo grupo conta com a participação de apicultores do Meio Oeste.


Veja também

Voltar para (Blog)