Prêmio ACIC/Unochapecó de Sustentabilidade está com inscrições abertas
Lançamento da terceira edição ocorreu nesta terça-feira (25). Neste ano, além das categorias empresas e entidades, foi criada uma categoria para startups
Lançamento da terceira edição do Prêmio ocorreu nesta terça-feira
A sustentabilidade ganhou escopo e relevância na agenda corporativa, a partir da percepção da necessidade de visão de longo prazo para os negócios, mas foi sob o mantra do ESG (ambiental, social e governança) que as preocupações na área se fortaleceram. E foi com uma breve apresentação desse tema que foi lançada, nesta terça-feira (25), a terceira edição do Prêmio ACIC/Unochapecó de Sustentabilidade, em evento realizado na Cantina Cesec.
O Prêmio é organizado pelo Núcleo de Sustentabilidade da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) e pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) e neste ano tem uma novidade: uma categoria para startups. O objetivo da premiação é reconhecer as empresas, entidades e startups associadas à ACIC com as melhores práticas sustentáveis.
Para o presidente da ACIC, Lenoir Broch, o Prêmio proporciona às empresas e entidades uma oportunidade competição saudável. “A sobrevivência das empresas também é uma questão de sustentabilidade e a ACIC promove isso e procura envolver os associados e toda a comunidade com esse tema. Temos projetos excelentes em Chapecó que podem ser apresentados e servirem de exemplo para outras organizações se engajarem, pois cada vez mais as empresas precisam entender a necessidades de investir nas áreas sociais, econômicas e ambientais”.
O reitor da Unochapecó, Claudio Jacoski, destacou que o Prêmio é importante não apenas para reconhecer as empresas e entidades, mas também para deixar essas ações registradas. “É um pouco da caminhada dessas organizações e do diferencial que fazem para a sociedade que ficarão na história. Isso é fundamental porque todas as empresas atuais têm relação direta com a questão econômica, mas também com as questões sociais e ambientais. Esse tripé é um conjunto necessário para que a sociedade se desenvolva e consiga dar melhores condições para as pessoas que vivem na região”.
ESG
A advogada Loraine Bender, que tem atuação na área corporativa, com ênfase em direito ambiental e regulatório, explanou sobre “O que o ESG pode dizer à sua empresa”. O tema ESG ganhou força em 2004 em reunião entre representantes da PNU e da indústria financeira, que gerou o relatório “Who cares win” (Quem se importa ganha). “Ao longo do tempo, a temática tem evoluído com o Pacto Global da ONU, estruturando os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS”, frisou.
Loraine enfatizou que pensar em ESG é importante por diversos motivos. Entre eles: os consumidores estão exigindo das empresas compromisso com os princípios de sustentabilidade, com ações e resultados, não somente narrativas; é uma forma de incluir questões ambientais, sociais e de governança nas análises de risco e na tomada de decisão de investimentos, contratações e compras públicas ou privadas; o tema interessa e envolve diferentes stakeholders, transcendendo a área de investimentos; investir em ESG virou um imperativo para as marcas que pretendem crescer.
A advogada citou exemplos dos três pilares do ESG: ambiental, social e de governança, explicou sobre regulamentações jurídicas da ESG e sobre etapas para sua implementação dentro das empresas.
INSPIRAÇÃO
Para inspirar as organizações, foram apresentados dois cases de empresas que receberam o Prêmio ACIC/Unochapecó de Sustentabilidade na última edição, realizada em 2021. Um deles é o trabalho realizado pelo Colégio Dom Bosco, que desde 2009 implantou em seu currículo a Educação Ambiental como princípio norteador na formação da consciência de sensibilidade socioambiental. Em 2021, a Educação Ambiental passou a se chamar Cidadania e Meio Ambiente, incorporando valores éticos e morais para o exercício da cidadania, visando a formação de seres humanos mais conscientes e responsáveis no convívio social, no trânsito e na valorização da vida. A diretora Annelise Schmidt e a professora Juliana S. de Souza explanaram sobre diversos projetos realizados com os alunos.
O analista de compliance do Núcleo de Governança Corporativa (NGC) da Unimed Chapecó, Everton de Andrade, falou sobre governança corporativa, compliance e processos gerenciais e de aculturamento na cooperativa médica. Foi estruturado o NGC, que integra diversos temas relacionados à governança, como auditoria interna e gestão de riscos corporativos. Essa iniciativa conta também com área específica para o compliance. Foi criado também um Programa de Integridade que reúne um conjunto de mecanismos e procedimentos internos de integridade, auditoria e incentivo à denúncia de irregularidades. O mesmo prevê, ainda, a aplicação efetiva do código de ética e conduta da instituição, incluindo políticas, normativas e diretrizes. O propósito é prevenir, detectar e corrigir irregularidades, fraudes, corrupção e atos lesivos ao patrimônio da Unimed Chapecó, bem como ações em desconformidade com as legislações vigentes, especialmente no tocante ao combate à corrução, à fraude e à lavagem de dinheiro.
SOBRE O PRÊMIO
O professor da Unochapecó e nucleado do Núcleo de Sustentabilidade, Sady Mazzioni, explicou o regulamento da terceira edição do Prêmio ACIC/Unochapecó de Sustentabilidade, que contempla três categorias: empresas associadas à ACIC, entidades associadas à ACIC e startups. As entidades e startups serão avaliadas em categoria única e as empresas separadas por porte: micro e pequena empresa, média e grande empresa. Cada uma poderá inscrever apenas um relato de prática sustentável. A coordenadora do Núcleo de Sustentabilidade, Taise Perondi, sublinhou que, independentemente do seu tamanho ou segmento, todas as organizações podem desenvolver ações de sustentabilidade e participar do Prêmio.
As inscrições seguem até o dia 15 de maio e podem ser feitas exclusivamente via internet, mediante o preenchimento do formulário eletrônico constante no sítio eletrônico da ACIC: https://www.acichapeco.com.br/premio-sustentabilidade. A homologação será realizada no dia 22 de maio e a apuração dos resultados em 23 de junho. O evento de premiação das vencedoras – com a divulgação das empresas e entidades premiadas e a entrega dos troféus – será dia 18 de julho, às 19h30, no Salão Nobre da Unochapecó.
Mais informações com os integrantes do Núcleo ou com o setor de núcleos da ACIC, pelo telefone (49) 3321-2800 e e-mail nucleos@acichapeco.com.br.
O Prêmio ACIC/Unochapecó de Sustentabilidade deste ano tem patrocínio do Grupo Eko’7, Engechap, Floraoeste Engenharia, Grupo GV Grandes Valores, Nord Electric e Sicredi.
Prêmio é organizado pelo Núcleo de Sustentabilidade da ACIC e pela Unochapecó
Lenoir Broch frisou que o Prêmio proporciona às empresas e entidades uma oportunidade competição saudável
Claudio Jacoski destacou que o Prêmio é importante para reconhecer as empresas e entidades e para deixar essas ações registradas
Inscrições seguem até o dia 15 de maio
Loraine Bender explanou sobre o que o ESG pode dizer à sua empresa
Juliana S. de Souza e Annelise Schmidt explanaram sobre diversos projetos do Colégio Dom Bosco
Everton de Andrade falou sobre governança corporativa na Unimed Chapecó
Representantes da ACIC e da Unochapecó
Integrantes da comissão organizadora
Veja também
Comércio otimista com as vendas de Dia dos Namorados08/Jun/202108/06/21há 4 anos Terça-feira, 08 de Junho de 202108/06/2021 O comércio de Chapecó espera conquistar bons resultados com as vendas de Dia dos Namorados, celebrado neste sábado, dia 12. As expectativas acompanham as previsões do Estado que apontam um bom momento para comercialização de produtos e serviços, tanto ao consumidor que prioriza compras on-line, quanto para quem prefere visitar uma loja física para......