Prêmio ACI OCESC de Jornalismo chega à quinta edição com mais de R$ 100 mil em premiação
Evento de lançamento lotou a sede da ACI em Florianópolis e contou com palestra do jornalista Marcelo Canellas sobre o papel transformador do jornalismo na era digital
Lançamento oficial da 5ª edição do Prêmio ACI OCESC de Jornalismo, realizado na sede da Associação Catarinense de Imprensa (ACI), em Florianópolis. (Foto: Divulgação)
O lançamento oficial da 5ª edição do Prêmio ACI OCESC de Jornalismo, foi realizado na sede da Associação Catarinense de Imprensa (ACI), em Florianópolis, na noite da última quinta-feira (17). Com auditório lotado por jornalistas, estudantes, profissionais da comunicação e representantes do cooperativismo, o evento reafirmou a importância de valorizar o jornalismo catarinense e seu compromisso com a sociedade.
A abertura da programação teve a participação do jornalista Marcelo Canellas, que compartilhou experiências de sua trajetória profissional e fez uma reflexão sobre o papel da imprensa em tempos de desinformação. Canellas destacou que o jornalismo precisa acompanhar os novos formatos de consumo de conteúdo, sem perder seu compromisso social: “O jornalismo comprometido com a sociedade pode e deve estar também na Internet. Temos o dever de educar e informar a população que hoje consome informação principalmente pelas redes sociais”, afirmou.
Em seu discurso, a presidente da ACI, Déborah Almada, reforçou a importância do prêmio e da parceria com a OCESC para valorizar a apuração e a valorização da reportagem: “O tempo da reportagem mudou. As redações estão cada vez mais enxutas. A busca incessante por audiência privilegia a velocidade da informação, os cliques, os compartilhamentos. Mas acredito profundamente que o jornalismo precisa reencontrar seu propósito: confortar os aflitos e afligir os confortáveis. A boa reportagem continua sendo o alicerce mais sólido da nossa profissão”, afirmou.
O presidente da OCESC, Vanir Zanatta, também falou sobre a relevância da premiação para a valorização do jornalismo que trata com profundidade o tema do cooperativismo em Santa Catarina:
“As duas casas, do jornalista e do cooperativismo, são reconhecidas pela transparência, pela justiça, pelo trabalho que fazem junto à sociedade. Todos nós queremos que os nossos catarinenses sejam melhores informados sobre todos os assuntos, e nada melhor que os profissionais da imprensa para que a gente tenha essa informação. No cooperativismo nós também queremos que a informação de qualidade, correta e justa chegue aos nossos associados lá no interior, nas cidades pequenas. Estas duas entidades, que não tem bandeiras partidárias, são hoje muito respeitadas dentro do estado e precisamos continuar com este trabalho.”
A comissão organizadora do Prêmio é formada pela diretora da ACI, Julia Pitthan, e pelos jornalistas Roseméri Laurindo, Edgar Gonçalves e João Pedro Alves. O 5º Prêmio ACI OCESC distribuirá mais de R$ 100 mil aos vencedores em sete categorias.
As inscrições estão abertas e vão até o dia 31 de outubro pelo link https://sis.casadojornalista.org/cadastro.
O regulamento completo está disponível em https://sis.casadojornalista.org/regulamento_5_premio_aci_osesc_de_jornalismo.pd.
O evento teve apoio do Grupo Habitasul, IPGC e ACAERT.
Fonte: Assessoria de Comunicação ACI
Jornalista Marcelo Canellas (Foto: Divulgação)
Presidente da OCESC, Vanir Zanatta (Foto: Divulgação)
Auditório lotado por jornalistas, estudantes, profissionais da comunicação e representantes do cooperativismo. (Foto: Divulgação)
Veja também
SENAR/SC promove curso piloto de drones em Braço do Norte29/Out/202129/10/21há 3 anos Sexta-feira, 29 de Outubro de 202129/10/2021As tecnologias estão cada vez mais presentes no campo e se destacam como importantes ferramentas para otimizar o trabalho nas propriedades. Entre as inovações muito utilizadas estão os drones que vêm conquistando espaço na agricultura e pecuária. Para ampliar as oportunidades ao produtor rural, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina......