Postado em 27 de Novembro de 2019 às 11h52

Prefeitura de Maravilha promove ações de fortalecimento do empreendedorismo

Seminário de turismo, alinhamento das ações do comitê de desburocratização, avaliação do atendimento da Sala do Empreendedor e aprimoramento dos servidores públicos municipais são algumas das ações realizadas no mês de novembro pela Prefeitura de Maravilha, no Extremo Oeste catarinense. Essas iniciativas fazem parte do Programa Cidade Empreendedora, executado pelo poder público e pelo Sebrae/SC.
Para a prefeita Rosimar Maldaner o programa é muito importante para a gestão municipal de Maravilha. “Sabemos que temos que melhorar a cada dia e o Cidade Empreendedora contribui com a gestão e a transparência que o município precisa. Além disso, os setores da administração municipal estão focados em aprimorar os trabalhos e atender de maneira eficaz os munícipes”, enfatiza.
Ações
Neste mês foi lançado o primeiro Seminário de Turismo de Maravilha, um trabalho em conjunto para identificar os potenciais turísticos locais e trabalhar mecanismos voltados ao fortalecimento do segmento. “O turismo de Maravilha acontece por suas próprias atividades, mesmo sendo elas independentes, e nosso objetivo é trabalhar junto com a comunidade local, de quem vive com o turismo, para construir um caminho. Aliado a isso está a consultoria desenvolvida pelo Sebrae/SC que apontará essa visão de planejamento aplicado no futuro”, comenta o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Gelson Rossetto.
No período de 12 a 13 de novembro a atendente da Sala do Empreendedor de Maravilha, juntamente com os colaboradores da Secretaria de Indústria e Comércio e Turismo participaram de capacitação, em Florianópolis. A ênfase foi o atendimento ao público e as novas práticas da Lei Geral para Micro e Pequenas Empresas.
“Esses treinamentos são importantes e promovem a atualização do conhecimento e a troca de experiência com os servidores de outros municípios do Estado. Sabemos que a busca pelo saber é contínua, por isso aproveitamos essas oportunidades de aprendizagem, que posteriormente beneficia a população e melhorar o empreendedorismo local”, afirma o diretor de Indústria e Comércio e Turismo, Mozer de Oliveira.
O Programa Cidade Empreendedora tem apresentado resultados diários em Maravilha. Outro exemplo é o comitê de desburocratização, que está alinhando novas formas de trabalho para facilitar a abertura de novos empreendimentos, tanto na fiscalização quanto na manutenção de alvarás. “A equipe está com visão de futuro para agilizar o trabalho dos contadores e empresários, além de fortalecer as áreas que atuam nesses segmentos”, observa Oliveira para elencar que o comitê é composto pelos setores de planejamento, tributação, fiscalização, vigilância sanitária, indústria e comércio.
Avaliação
O poder público recebeu, recentemente, a pesquisa de imagem realizada pelo Sebrae/SC que avalia o atendimento da Sala do Empreender. Conforme esse levantamento, Maravilha é destaque no Programa Cidade Empreendedora ciclo II, no quesito satisfação medida no apoio ao empreendedorismo e também na categoria de poder público como facilitador do empreendedorismo, sendo primeiro lugar dentre outros 24 municípios. A pesquisa também aponta Maravilha como uma cidade destaque em resultado dos trabalhos desenvolvidos desde 2017, quando iniciou o programa no município. “Estamos felizes com essa pesquisa de imagem e também dos trabalhos desenvolvidos em nossa cidade”, comenta Rosimar. 

Veja também

Voltar para (Blog)