Postado em 28 de Janeiro de 2020 às 17h04

Prefeitura de Itapiranga incentiva potencialidades turísticas

Investir na consolidação de novas atrações turísticas, instigar adequações nas estruturas existentes para atender as necessidades dos visitantes e preparar possíveis empreendedores para atuar nesse segmento de maneira planejada e sustentável. Com esses propósitos a Prefeitura de Itapiranga, no extremo oeste catarinense, iniciou neste mês o projeto “Rotas e Roteiros”, desenvolvido pela empresa Girus Soluções em Turismo. A ação integra o Programa Cidade Empreendedora, executado pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC.
Durante uma semana foram visitados 20 locais entre empreendimentos e potenciais turísticos com o intuito de elaborar um diagnóstico e apontar alternativas para integrar as comunidades e os empreendimentos no projeto. “Conhecemos com profundidade a realidade local e coletamos relatos dos empresários e das lideranças comunitárias e políticas. Nessas visitas observamos que há opções prontas para receber turistas e outras que possuem o conceito, mas que precisam aprimorar a visão empresarial, ou seja, vislumbrar o turismo como um negócio, uma geração de renda”, observa a consultora da Girus, Luiza da Silva.
O próximo passo do projeto é elaborar até o fim deste mês um plano de melhorias desses locais. Após a indicação dos investimentos necessários será realizado o planejamento estratégico para verificar quais destinos estão aptos a ingressar no projeto. “Depois da palestra de sensibilização com o consultor Carlos Cappelini, ocorrida no município no mês de dezembro, muitos agricultores começaram a olhar a propriedade como um potencial turístico, porém não têm planejado o que fazer ou não possuem recursos para investir. Então, essas propriedades serão integradas futuramente às rotas, conforme decisão do empresário rural em se dedicar à atividade”, comenta Luiza.
De acordo com o prefeito de Itapiranga Jorge Welter as principais necessidades dos setores do trade de turismo local compreendem investimento em infraestrutura, adaptações de banheiros para cadeirantes, sinalização turísticas e estacionamentos. “Alguns locais estão se adequando conforme as exigências do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária. Além disso, as comunidades participaram de chamada pública da Prefeitura com apresentação de um plano de ação para investimentos nos centros comunitários. O nosso desafio é transformar as estruturas em um produto turístico vendável e que atenda às necessidades dos turistas”, analisa o prefeito.
Para a secretária de desenvolvimento econômico e turismo Carlise Welter Werlang Itapiranga tem muitas potencialidades e conta com uma paisagem rural belíssima. “O município pode otimizar o ecoturismo, o turismo de aventura e de pesca por exemplo, além de investir no turismo histórico e cultural. São diferentes perfis de turistas que podem ser contemplados ao adaptar os atrativos”, enfatiza.
Avaliação
A consultora da Girus esclarece que os empresários do setor de turismo no campo precisam compreender e valorizar as características rurais. “O turista não quer luxo, por isso quanto mais simples melhor e isso acaba chamando a atenção também. Visitantes de grandes centros buscam o aconchego do campo e não referências que remetam à cidade. Nossa avaliação preliminar é de que em todas as potencialidades do turismo de natureza Itapiranga oferecerá um show de rotas e roteiros”, reforça Luiza.
Por fim, a consultora parabeniza a Administração Municipal por olhar o turismo de uma forma diferente, como desenvolvimento econômico para o município. “Porém, essa não deve ser uma responsabilidade apenas do poder público, a iniciativa privada, associações e organizações civis precisam se envolver no turismo, integrar grupos de discussão, participar de palestras e reuniões sobre o assunto e compreender a importância desse segmento para a economia local. Lembrando que isso é um investimento a médio e longo prazos, que precisa de planejamento e persistência”, finaliza Luiza.

Veja também

Não é choradeira!07/04/20 José Zeferino Pedrozo - Presidente do Sistema Faesc/Senar-SC...

Voltar para (Blog)