Postado em 01 de Novembro de 2019 às 16h24

Prefeitura de Concórdia capacita empreendedores sobre fluxo de caixa

O fluxo de caixa é um instrumento de gestão que auxilia o empresário a ter uma visão de futuro próximo, ou seja, ter a real noção de como estará a situação financeira nos próximos dias, semanas ou meses. Essa ferramenta viabiliza a apuração do saldo disponível no negócio para que o gestor tenha capital de giro, faça aplicação, investimentos ou considere eventuais gastos.
Para auxiliar os microempreendedores individuais (MEIs) nesse processo, a Prefeitura de Concórdia, por intermédio da Sala do Empreendedor, promoveu nessa semana a oficina “Sei Controlar o fluxo de caixa”, ministrada pela consultora credenciada ao Sebrae/SC, Maristela Neves. A iniciativa integra o Programa Cidade Empreendedora executado pelo poder público municipal e pelo Sebrae/SC.
Maristela explicou sobre como registrar e melhorar o gerenciamento de entradas e saídas de dinheiro na empresa e como organizar às contas a receber e a pagar. Também enfatizou a importância dos empreendedores não misturarem o dinheiro da empresa com o seu particular, da necessidade de realizar os lançamentos diários, com conferência e fechamento de caixa.
Os participantes também aprenderam sobre como lidar com casos de inadimplência e como se prevenir dessas situações, além de medidas para tratar a insuficiência de caixa. “A oficina forma, desenvolve e fortalece o empresário e sua visão sobre o negócio, porque aborda a administração do empreendimento visando a lucratividade, a rentabilidade e a sustentabilidade”, complementou. 
De acordo com o secretário de desenvolvimento econômico e turismo, Wagner Simioni, o controle do fluxo de caixa representa a sustentação do negócio, seja para sua sobrevivência ou para seu crescimento. “A gestão financeira é fundamental para a tomada de decisões e previsão de possíveis dificuldades na falta de recursos. Sabemos que muitos empreendedores têm dificuldade em realizar esses controles, ou em alguns casos que não é importante pela baixa movimentação. Por isso disponibilizamos a capacitação para contribuir com a melhoria da gestão dos negócios locais”, observou.
A oficina foi realizada para os participantes do projeto “Salto: Aceleradora de Microempreendedores Individuais (MEIs)” que visa o desenvolvimento profissional e pessoal de cada MEI, com soluções voltadas ao aprimoramento do negócio e, consequentemente, da renda do empreendedor.
Para o gerente regional Oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, as estratégias do Programa Cidade Empreendedora são pensadas para tornar os negócios locais mais competitivos e também para aproximar o setor empresarial da administração municipal, seja com a simplificação de processos ou de capacitações para fortalecer os negócios.
Sala do Empreendedor
A Sala do Empreendedor é um espaço de contato permanente e direto entre o poder público e os empresários. Além do auxílio burocrático, a estrutura busca agregar outras agendas estratégicas para o desenvolvimento do município. Também no local, o empresário tem acesso as oportunidades de capacitação e consultorias sobre os mais variados aspectos que envolvem a formalização de negócios.  

Veja também

De Iraceminha para o mundo03/04 Além de conquistar várias premiações nacionais, Indústria de queijos catarinense que faz parte do Programa ATeG do Sistema Faesc/Senar, é reconhecida internacionalmente ...

Voltar para (Blog)