Potencial empreendedor desperta onde há oportunidades
O microempreendedorismo é uma modalidade que vem crescendo e se fortalece a cada dia. Apontado como uma opção que traz esperança às pessoas, teve incremento de mais 120% no período em que o País entrou em recessão econômica, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A formalização tem sido uma alternativa para quem busca uma oportunidade para trabalhar com amparos legais, segurança jurídica e opção de consolidar a atividade profissional.
Em Chapecó, os microempreendedores individuais (MEIs) já somam 10.230 negócios, conforme dados da prefeitura até 1º de fevereiro de 2020. Um exemplo de dedicação e esforço é o de Serenite Aparecida de Freitas, que iniciou nesta trajetória como microempreendedora em 2013. Com dificuldades de encontrar um trabalho flexível que possibilitasse ajudar sua filha, que teve o corpo queimado após um incêndio ocorrido em sua casa, não viu outra opção a não ser um serviço independente que a permitisse auxiliá-la no tratamento e na reconstrução da residência.
Com a indicação de uma amiga, Serenite investiu em um trabalho que trouxe uma renda extra para sua família por meio do artesanato em chinelos. “Comecei com poucas peças e hoje tenho muitos clientes de Chapecó e de outros municípios, até mesmo um grupo no whatsapp. Às vezes, as pessoas acham que não existe uma luz no fim do túnel, mas tem. A gente precisa lutar e nunca desistir”, enfatiza. Com o empreendimento, Serenite além de reconstruir a casa conseguiu também comprar uma motocicleta. Atualmente, ela segue potencializando seus negócios e ampliando a produção de seus chinelos.
Para desenvolver esta modalidade jurídica, a Credioeste atua para incrementar os negócios ao facilitar o acesso ao crédito para micro e pequenos empresários. “Somos uma organização sem fins lucrativos que trabalha a fim de que os empreendedores tenham segurança para investir e expandir suas empresas. Acreditamos que o potencial empreendedor desperta onde há oportunidades, e Chapecó tem mostrado diversos caminhos que levam ao sucesso nos negócios”, afirma a gerente executiva da Credioeste, Marcia Biffi.
A concessão de crédito para negócios é uma das categorias mais visadas dentre as pessoas que procuram a Credioeste. Com ela, é possível investir em capital de giro (com a compra de matéria-prima e produtos para estoque) e em capital fixo (para o auxílio na compra de máquinas, equipamentos e reformas). “A busca pelo microcrédito tem crescido exponialmente. Com condições acessíveis é possível fazer com que o empreendimento prospere e nós temos as linhas de crédito certas para auxiliar os microempreendedores a crescerem nos seus negócios”, explana Marcia.
Veja também
O agro é o grande criador de oportunidades!15/Ago15/08há 1 mês Sexta-feira, 15 de Agosto de 202515/08/2025Afirmação é do engenheiro agrônomo Dr. Marcos Fava Neves durante palestra de abertura do SBSS...
Cultivo de ostras e mexilhões na Barra do Aririú e na Ponta de Baixo é interditado16/Jan/202016/01/20há 5 anos Quinta-feira, 16 de Janeiro de 202016/01/2020A Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural comunica a interdição dos cultivos de ostras e mexilhões das localidades de Barra do Aririú, em Palhoça e da Ponta de Baixo, em São......