Postado em 23 de Agosto de 2024 às 16h24

Potenciais e desafios do agro em pauta: Chapecó sedia reunião regional da FAESC com dirigentes sindicais do oeste e extremo-oeste

Lideranças do setor produtivo celebram o sucesso da reunião regional (oeste e extremo-oeste), em Chapecó. (Foto Caroline Lorenzetti/MB Comunicação)

Link depoimento presidente da Faesc, José Zeferino Pedrozo para TVs: https://we.tl/t-5l4JYe0g9h
 
Vídeos redes sociais: https://we.tl/t-V1OA3Suwn0
 
 
Os potenciais e os desafios do agronegócio catarinense estiveram em pauta durante reunião regional da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), na manhã desta sexta-feira (23), na sede do Centro Executivo E.T Renovável, em Chapecó. O evento reuniu dirigentes das entidades sindicais do oeste e extremo-oeste.
As atividades foram conduzidas pelo presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, pelo presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Chapecó e vice-presidente regional oeste da Faesc, Luiz Carlos Travi, e pelo presidente do Sindicato Rural de Itapiranga, que também é vice-presidente regional extremo-oeste da Faesc Waldemar Schroeder. Também estiveram presentes e destacaram algumas pautas de interesse do setor produtivo o vice-presidente de secretaria da Faesc Enori Barbieri e o vice-presidente de finanças Antônio Marcos Pagani de Souza.
Pedrozo ressaltou a importância dos encontros para fortalecer a representatividade da classe rural e para a busca de políticas públicas que atendam às necessidades das diferentes regiões do estado. “Essa foi a terceira reunião da semana e em setembro teremos outras três para contemplar todas as regiões do estado. Os encontros realizados até agora foram muito produtivos e permitiram levantar oportunidades de melhorias em alguns segmentos, além de avaliar o andamento das atividades realizadas pelo Sistema Faesc/Senar/Sindicatos. Felizmente temos obtido êxito nas ações desenvolvidas em prol do setor.”
Travi desejou as boas-vindas, falou da relevância do encontro para o desenvolvimento do setor e fez o convite aos dirigentes para que participem da ExpoChapecó, que acontece em outubro. Schroeder também agradeceu a participação dos dirigentes e comentou o quanto essas reuniões têm sido importantes para fortalecer o agronegócio.
A presidente da Cidasc, Celles Regina de Matos, participou da reunião de forma virtual e destacou a importância do Programa Novilho Precoce – uma das pautas em destaque no evento. Ela realçou que o estado é composto, em grande parte, por pequenas propriedades familiares e que o Novilho Precoce é uma oportunidade para esses produtores maximizarem o valor de suas propriedades.
 “Trata-se de uma iniciativa que impacta positivamente toda a cadeia: o produtor cria um animal de maior valor agregado, o frigorífico ganha com carcaças, bem conformadas e saudáveis e o consumidor recebe uma carne de alta qualidade, com melhor suculência, maciez, coloração e equilíbrio entre gordura e proteína”, frisou Celles.  
Celles ressaltou, ainda, que a parceria com a Faesc, liderada pelo presidente Pedrozo, tem sido fundamental para o sucesso do programa. “Com o apoio da Faesc, conseguimos levar mais conhecimento e assistência técnica aos municípios, atendendo melhor às necessidades dos produtores locais. Trabalhei muitos anos no campo e vi de perto as oportunidades que essa iniciativa traz. Ele é como a galinha dos ovos de ouro — o esforço é o mesmo, mas o valor final é muito maior. Precisamos continuar expandindo e divulgando o programa para alcançar mais comunidades e agregar ainda mais valor ao nosso produto.”
O encontro em Chapecó também debateu pautas como o apoio do setor produtivo catarinense aos produtores do Rio Grande do Sul, a busca de medidas para evitar a inadimplência no pagamento aos pecuaristas que comercializam nas feiras, a Formação Profissional Rural, a Promoção Social, a Assistência Técnica e Gerencial, entre outros eventos.
O Plano Safra, o status sanitário diferenciado em Santa Catarina e as mais recentes ações desenvolvidas pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e pelo Senar Nacional também foram destacados no evento. “Nunca a CNA teve uma estrutura tão preparada como tem hoje e isso tem sido fundamental para promover avanços significativos no agronegócio”, concluiu Pedrozo.
PROGRAMA NOVILHO PRECOCE
Assim como nas reuniões de Lages (serra) e de Joaçaba (meio-oeste), realizadas nesta semana, a médica veterinária responsável pelo Programa Novilho Precoce e coordenadora estadual de Inspeção de Abatedouros Frigoríficos de Ruminantes na Cidasc, Flávia Klein, detalhou o Novilho Precoce aos dirigentes sindicatos do oeste e extremo-oeste.
“A intenção é divulgar essa iniciativa pública do estado, criada em 1993, para estimular os produtores a enviarem animais ao abate com até 30 meses. Há um potencial expressivo e, por isso, é fundamental que o produtor tenha conhecimento sobre essa iniciativa”, ressaltou Flávia.
Por fim, a coordenadora do programa realçou a importância do Novilho Precoce ao mencionar que viabiliza a atividade pecuária com aumento da produtividade; reduz o déficit de carne bovina no estado; promove o aumento do emprego no meio rural; gera renda ao produtor; melhora a qualidade da carne ofertada com a redução da idade de abate, entre outros benefícios.

Reunião regional foi conduzida pela diretoria da Faesc e dos Sindicatos Rurais do Oeste e extremo-oeste. Foto Caroline Lorenzetti/MB Comunicação)

Presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, ressaltou a importância dos encontros para fortalecer a representatividade da classe rural. (Foto Caroline Lorenzetti)

Encontro reuniu dirigentes sindicais do oeste e extremo-oeste catarinense em Chapecó. (Foto Caroline Lorenzetti/MB Comunicação)

Lideranças expuseram os potenciais e desafios do setor. (Foto Caroline Lorenzetti/MB Comunicação)

Veja também

COFEM define prioridades para 2021 na defesa do setor empresarial15/12/20 Entre os temas que serão trabalhados com mais ênfase estão infraestrutura, reforma tributária, reforma previdenciária catarinense, meio ambiente, além da melhoria do ambiente de negócios para reduzir a......

Voltar para (Blog)