Postado em 10 de Outubro de 2023 às 15h42

Portal Social da ACIC incentiva apoio a projetos sociais e culturais

Conscientização cria elos, transforma a sociedade e informa sobre legislação

Portal Social incentiva a conscientização sobre leis de incentivo e apoio a projetos locais

Com objetivo de divulgar e incentivar projetos sociais e culturais para pessoas jurídicas e pessoas físicas que tenham interesse em fazer destinações e ter o benefício da dedução fiscal, através de leis de incentivo, nasceu o Portal Social. A ação foi estruturada pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), em 2020, e já viabilizou a execução de vários projetos do município.  
O Portal Social da ACIC trata-se de um site, que funciona como um ‘banco de projetos’, no qual o terceiro setor insere informações. Segundo o coordenador do Portal Social da ACIC, Dalvair Anghében, é possível acompanhar cada proposta, seus objetivos, etapas, arrecadação e conferir como fazer destinações. “Essa iniciativa é de elevado interesse público, porém muitos empresários não conhecem essa possibilidade e, assim, acabam não destinando os valores de parte do imposto de renda devido para projetos locais”, explica.
A renúncia fiscal é uma possibilidade de conexão entre empresas e pessoas com causas sociais por meio de incentivos fiscais. Esses incentivos podem ser concedidos a organizações que investem em projetos sociais, como educação, cultura, saúde ou meio ambiente.
O Portal Social também auxilia para que as pessoas conheçam a legislação. Muitas vezes os empresários não têm segurança em fazer as destinações, mas ao mesmo tempo temos percebido que com ampla divulgação isso tende a ficar mais claro e posso garantir que não há risco nenhum em fazer estas destinações”, ressalta o coordenador. “O poder público cede uma parte dos recursos que receberia em impostos para que a iniciativa privada possa investir e patrocinar os projetos e beneficiar várias pessoas que dificilmente seriam atendidos pela administração municipal”.
A presidente do Instituto Humaniza, Magna Regina Tessaro Barp, responsável pelos projetos “Guardiões da Tradição” e “No Compasso” avaliou como a movimentação do Portal Social faz parte de uma transformação da sociedade. “Mais de 100 pessoas envolvidas em cada projeto entre trabalhadores e beneficiários. Estamos gerando emprego, renda, circulação de mercadorias, serviços e desenvolvimento da economia criativa. O Portal Social tem papel fundamental na divulgação dessas ações e na exposição dos projetos atraindo mais empresas patrocinadoras, dando visibilidade para a marca dos associados e gerando transformação social," destacou.
As categorias que podem ser escolhidas são: Lei de Incentivo ao Esporte (LIE) voltado a projetos desportivos e paradesportivos; Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) de Incentivo a projetos culturais, produção e difusão de obras cinematográficas e audiovisuais; Fundo Infância e Adolescência (FIA) de atendimento às necessidades das crianças e adolescentes, especialmente dos que se encontram em vulnerabilidade social; Fundo Nacional do Idoso (FNI) com foco na promoção, proteção, defesa e atendimento dos direitos do idoso; Fundo do Idoso de Chapecó; Programa Nacional de apoio à atenção oncológica (PRONON) e o Programa Nacional de apoio à atenção da saúde da pessoa com deficiência (PRONAS).
Os percentuais de destinação para pessoa jurídica e pessoa física são diferentes. A pessoa jurídica pode escolher entre: 4% Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet; 1% FIA – Fundo Infância e Adolescência; 1% PRONON; 1% PRONAS; 1% LIE – Lei de Incentivo ao Esporte e 1% FNI – Fundo Nacional do Idoso, a dedução máxima pode ser de 9% no IRPJ. A pessoa física pode escolher a dedução fiscal: 6% FIA – Fundo Infância e Adolescência ou 6% para o Fundo Nacional do Idoso.

Veja também

Neste sábado, dia 26: Senar/SC forma técnicos em agronegócio do polo de Seara24/03/22 O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), promove em parceria com o Sindicato Rural de Seara, a solenidade de formatura da turma do Curso Técnico em Agronegócio do polo do município. O evento será neste sábado (26), às 19......
ACIC sugere: compre do pequeno e fortaleça o negócio do seu bairro02/04/20 Os segmentos mais sensíveis aos efeitos econômicos do novo Coronavírus são aqueles onde normalmente se dá uma maior interação presencial com os clientes, como alimentação fora do lar, moda, varejo......

Voltar para (Blog)