Postado em 31 de Agosto de 2023 às 19h04

Pontos-chaves para o manejo da linhagem encerram palestras do Simpósio da ACAV

 O gerente de serviços técnicos da Aviagen no Brasil, Marco Aurélio Romagnole de Araujo.

As últimas palestras do 14º Simpósio Técnico da ACAV – Incubação, Matrizes de Corte e Nutrição foram realizadas na tarde desta quinta-feira (31)no Centro de Convenções (CentroSul) de Florianópolis (SC). O gerente de serviços técnicos da Aviagen no Brasil, Marco Aurélio Romagnole de Araujo, foi quem iniciou o Bloco Genética do evento com o tema “Atualização dos pontos-chaves para o manejo da linhagem (Ross)”.Na sequência, o médico veterinário e gerente de serviços técnicos e produtos para a América Latina na Hubbard, Roberto Yamawaki falou sobre “Atualização dos pontos-chaves para o manejo da linhagem (Hubbard)”.Já o gerente regional – Rio Grande do Sul/Santa Catarina/Paraná, Eduardo Löewen encerrou o bloco com a palestra “Atualização dos pontos-chaves para o manejo da linhagem (Cobb)”.
Os assuntos foram complementares entre si, sendo que Araujo iniciou reforçando que o peso, mas principalmente a diferença entre o coeficiente de variação das uniformidades (4-6) das matrizes macho, influencia diretamente em sua fertilidade e diversos fatores são importantes para controlá-lo. Temperatura do ambiente, quantidade de ração oferecida, tempo de alimentação, entre outros incentivos ministrados na ave influenciam na sua saúde, bem-estar e desenvolvimento, afetando diretamente a sua fertilidade.       
De acordo com Araujo, cada uma das fases do macho precisa ser acompanhada de perto, para garantir a prevalência dos animais. “Ou seja, precisa pesar uma vez por semana, além disso, respeitar cada momento da rotina da ave, como a pós-ração, que é o momento de maior atividade de cruza, por exemplo”, disse.
Algumas características da granja são essenciais para garantir o bom desempenho da matriz, como uma ótima vedação contra o frio e sincronizar os melhores momentos do macho e da fêmea, principalmente durante o período de verão. “O fotoestímulo também é muito importante e é preciso considerar as diferentes regiões do Brasil para realizar no melhor horário para cada realidade geográfica”, afirmou.
Yamawaki, quem continuou a apresentação da tarde, iniciou a palestra com um questionamento: o que acontece todos os dias com a avicultura moderna? “Seleção genética”, ele mesmo respondeu. Foi ela que impactou - e segue impactando – o frango de corte e as reprodutoras.
O médico veterinário reforçou, ainda, que o ganho de peso na fase de recria é um dos itens mais importantes. Além disso, um bom desenvolvimento na primeira semana é fundamental para o crescimento correto dos órgãos como o intestino. “Um programa correto de manejo pode ajudar a ave a atingir seu peso entre 4 e 6 semanas de vida”, disse.
Conforme Yamawaki, a primeira semana dos trabalhos é muito importante para o desenvolvimento das aves, bem como a temperatura, a qualidade do ar, a água e a alimentação das aves. Yamawaki fez em sua explanação uma evolução genética do frango de 50 anos atrás com o frango atual de 2023 fazendo um paralelo com a evolução genética da matriz pesada, tudo muito referenciado.
Löewen ficou com a missão de finalizar o último bloco do Simpósio da ACAV 2023 e encerrou com uma palestra que seguiu a mesma linha de raciocínio. Ele mostrou que o grande objetivo das empresas com foco em genética aviária é a busca da quantidade dos ovos totais produzidos por fêmeas alojadas com o controle da mortalidade em todo o ciclo de vida dos animais, mas, principalmente o controle das uniformidades de todo o processo é a chave para chegar ao objetivo.
Dessa forma, a principal ação começa no pedido dos pintinhos, seguida da recepção dos mesmos; na sequência, as seleções da primeira semana, depois da terceira e da quarta e, então, da sétima e da oitava semanas. Claro, tudo isso com todo o acompanhamento necessário dos animais. “Ainda vemos muitos problemas neste período de vida da ave, por isso, reforço a importância de agir nas primeiras oito semanas de vida da ave. É importante não esquecer do trabalho artesanal que se fazia antigamente. O processo de automação acabou sucumbindo ao processo artesanal. Resumidamente, fazer o feijão com arroz bem feito”, concluiu.
         ENCERRAMENTO
Após a mesa redonda para solução de dúvidas relacionadas ao Bloco Genética, os participantes puderam se reunir no tradicional Jantar do Galo, embalado pelo músico Cadu Duarte.
Pouco antes do jantar, a comissão organizadora do 14° Simpósio Técnico ACAV – Incubação, Matrizes de Corte e Nutrição homenageou alguns dos principais profissionais da história de sucesso da avicultura brasileira, os senhores, Marcondes Moser, Mauri Antonio Mazurek, Neivor Canton (representado por Dilvo Casagranda), Osório Dal Bello e Roberto Kaefer.
Dessa forma, além de o evento ser reconhecido pelo alto nível técnico e científico, este foi um momento de reconhecimento de pessoas que muito contribuíram com seu trabalho e sua dedicação para o destaque da avicultura brasileira.
O próximo Simpósio da ACAV será em 2025. Todas informações estão disponíveis no instagram.com/acavsc. 

O médico veterinário e gerente de serviços técnicos e produtos para a América Latina na Hubbard, Roberto Yamawaki.
 

O gerente regional – Rio Grande do Sul/Santa Catarina/Paraná, na Coob, Eduardo Löewen.


Veja também

O leite e a segurança alimentar18/06/20 José Zeferino Pedrozo Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)...

Voltar para (Blog)