Postado em 13 de Dezembro de 2021 às 17h03

Polo de Campo Alegre forma mais 22 novos Técnicos em Agronegócio

Formatura ocorreu no último sábado, na Sociedade Desportiva Bandeirantes, em São Bento do Sul

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
O polo de Planalto Alegre promoveu no último fim de semana, na Sociedade Desportiva Bandeirantes, em São Bento do Sul, a última formatura do ano do Curso Técnico em Agronegócio da Rede e-Tec, em Santa Catarina. A iniciativa é do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), em parceria com o Sindicato Rural de Campo Alegre.
No ato, 22 alunos de Campo Alegre e toda região receberam das mãos do superintendente do Senar/SC e paraninfo da turma, Gilmar Antônio Zanluchi, o diploma de Técnicos em Agronegócio. Também participaram do evento e integraram a mesa de autoridades o vice-prefeito de Campo Alegre, Matheus Fuckner, o presidente do Sindicato Rural de Campo Alegre, Marcio Antônio Tonin, o presidente da Câmara de Vereadores de Campo Alegre, Tancredo Ronska, e o vereador João Nilson Venera.
Reconhecido pelo MEC e pelo Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas (CFTA), o curso contou com carga horária de 1.230 horas e esteve dividido da seguinte forma: 80% a distância e 20% com aulas presenciais. Ao longo das atividades, os alunos conheceram técnicas de gestão, de comercialização e como planejar e auxiliar na organização e controle das atividades de gestão do negócio rural. Além disso, os encontros presenciais oportunizaram acesso a visitas técnicas em propriedades rurais para conhecer a realidade do agronegócio catarinense.
A formação é gratuita e prioriza o acesso às vagas para agricultores familiares ou médio produtores e profissionais de assistência técnica e extensão rural. Os novos técnicos receberão diploma com a marca do Senar e saem preparados para atuar na gestão de propriedades rurais e empresas do setor.
HOJE É O INVERSO
O presidente do Sindicato Rural de Campo Alegre, Marcio Antônio Tonin, elencou em seu pronunciamento que para ele e todos os associados, “é uma honra poder dispor em Campo Alegre de um dos 13 polos do Curso Técnico em Agronegócio da Rede e-Tec. Hoje recebemos alunos de vários municípios. Este curso vem recebendo notável reconhecimento e oferecendo educação de qualidade a nível técnico de forma gratuita. Sabemos que o Brasil é um dos maiores produtores de alimentos, mas, temos que produzir cada vez mais nas mesmas áreas, por isso temos que nos qualificar”, disse.
Marcio também citou que as pessoas que pensam em permanecer ou irem para o campo nos dias de hoje, têm que se qualificar. “No passado, o ditado das famílias que viviam no meio rural era: se não quiser ficar no campo, estudo. Hoje é o inverso, quem pretende trabalhar no campo tem que estudar e estar preparado para os desafios das propriedades rurais, que precisam ser administradas como empresas. Tenho certeza que os novos técnicos que estão se formando no pólo de Campo Alegre estão prontos para enfrentar esses desafios, de um agronegócio cada vez mais eficiente. Sucesso a todos vocês e não se esqueçam que se chegaram até aqui, foi graças ao suor de muitos agricultores de nosso Sindicato que com suas contribuições permitiram que vocês estivessem hoje recebendo esses diplomas”, disse.
HONRADO E SURPRESO
O superintendente do Senar/SC e paraninfo da turma, Gilmar Antônio Zanluchi, ficou honrado ao ser convidado para padrinho da turma. “Vocês me surpreenderam com esse convite especial”, disse. Gilmar também falou da satisfação em mais uma vez poder participar e prestigiar uma formatura do polo de Campo Alegre. “Estou muito honrado em estar representando o presidente José Zeferino Pedrozo, com quem trabalho há mais de 25 anos, neste evento”, acrescentou.
 Gilmar também exaltou a atuação da atual diretoria do Sindicato Rural de Campo Alegre. “Queremos parabenizar vocês formandos, por este belíssimo evento, feito em parceria e com a dedicação de várias pessoas. Pessoas que fazem a diferença. Não foi por acaso que vocês chegaram até aqui, foi por esforços, por dedicação e muitas, muitas horas de trabalho além da jornada do dia a dia, então, vocês são vencedores e vencedoras”, concluiu.
ANO ENCERRADO COM SUCESSO
O presidente do Sistema FAESC/SENAR-SC, José Zeferino Pedrozo, sente-se orgulhoso em poder afirmar que foi possível encerrar com sucesso as turmas do Curso Técnico em Agronegócio neste ano. “Foi um ano difícil, mas com o comprometimento de todos, tanto dos alunos quanto dos professores e demais profissionais envolvidos no curso, supervisionado pela coordenadora da Rede e-Tec no Senar/SC, Kátia Zanela, conseguimos formar com sucesso 10 novas turmas”   
Segundo Pedrozo, são 13 polos em várias regiões do Estado para ampliar as oportunidades de qualificação e aperfeiçoamento dos produtores rurais. “Trata-se de uma formação com preferência para quem está no campo e os resultados nos mostram que valeu a pena investir nessa ação tão importante para o desenvolvimento de propriedades e empresas do setor”. 
NOVAS OPORTUNIDADES
O recém-formado Josias Radol, que reside no distrito de Fragosos, em Campo Alegre, relembrou que o curso contou com muitas aulas práticas e visitas técnicas nas propriedades. “Com isso você abrange muito conhecimento técnico em sua localidade, isso é muito interessante no meu ponto de vista. Já trabalhei na agricultura e hoje sou vendedor de implementos agrícolas, o curso Técnico em Agronegócio abrange várias áreas dentro do agronegócio, o que irá me ajudar tanto na comercialização como na parte agrícola, já que temos uma pequena propriedade rural, um sítio, onde poderei colocar em prática tudo o que aprendi”, disse.
Fernando Rodrigo Girardi é empresário do ramo do agronegócio e morador de Joinville, porém, o seu negócio está situado em Campo Alegre. Ele também é um dos 22 novos formados do curso. “Há 17 anos tenho uma agroindústria em Campo Alegre comercializa cereais, por isso, achei o curso muito importante e bem interessante. Aprendi bastante coisa que vai agregar muito também no meu negócio. O curso foi excelente”, disse.
Tânia Codeiro da Cruz Marciniak, que reside na comunidade de São Miguel, em Campo Alegre, também falou sobre a alegria e satisfação em poder estar se formando no Curso Técnico em Agronegócio da Rede e-Tec. “Eu e meu marido somos proprietários de uma pequena propriedade agrícola aqui em Campo Alegre. Somos criadores de ovinos, então resolvi fazer o curso para agregar meu conhecimento e também o nosso agronegócio. O curso ajuda muito a termos uma visão mais técnica da gestão do empreendimento, da parte comercial. Trabalhamos com a venda de cordeiros para abate então o curso irá me ajudar muito no gerenciamento de nossa propriedade, super indico para quem estiver interessado. O curso é excelente”, disse. 

Veja também

Voltar para (Blog)