Postado em 29 de Setembro de 2022 às 09h21

Plataforma de inteligência em dados auxilia na gestão pública de Faxinal dos Guedes

Auxiliar no planejamento e na execução de serviços no âmbito municipal, aproximar a tecnologia de inteligência em dados do gestor municipal, disponibilizar indicadores para subsidiar o planejamento e a tomada de decisão e contribuir com o desenvolvimento social e econômico do território. Esses são alguns benefícios proporcionados pela plataforma Cidade Única.
A solução foi desenvolvida pela parceria entre o Observatório de Negócios do Sebrae/SC e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL/SC), por meio do Observatório FIESC, e está disponível aos municípios catarinenses que aderiram ao Programa Cidade Empreendedora. A partir do monitoramento de indicadores, a Administração Municipal tem ao seu alcance um diagnóstico mais preciso e poderá realizar um planejamento mais eficiente.
Para explicar sua funcionalidade, apresentar simulações de possibilidades de dados que podem auxiliar na busca de recursos e defesa dos projetos, além de esclarecer dúvidas, o consultor articulador do Programa Cidade Empreendedora no oeste Américo do Nascimento Junior conduziu uma reunião neste mês com o secretário de Fazenda e Administração de Faxinal dos Guedes Diomar de Souza e sua equipe do setor de administração e de compras governamentais. 
De acordo com Américo, a plataforma de dados busca facilitar o uso de informações atualizadas sobre o município porque o sistema é abastecido por dados oficiais com mais de 40 bases públicas e com pelo menos cinco anos de série histórica. O município pode acompanhar o desempenho em nove eixos: demografia, social, infraestrutura, orçamento público, economia, setor primário, saúde, educação e potencial de consumo. 
“O acesso é simples e prático. Com poucos cliques podemos acompanhar os principais indicadores do nosso município e comparar as informações com outras cidades ou, ainda, cruzar informações de diferentes eixos temáticos, além de analisar a evolução dos dados ao longo do tempo. Isso é primordial para tomada de decisão assertiva, definição de metas de desenvolvimento e parcerias com outras Administrações Municipais que tenham características semelhantes a nossa”, destacou Diomar.
Plataforma
A proposta reúne informações de 5.570 municípios brasileiros. São mais de 200 indicadores disponíveis que contribuem para o desenvolvimento da inteligência analítica nas Prefeituras. O gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, explicou que o sistema possibilita a impressão de relatórios com todos os indicadores da plataforma, os gráficos gerados podem ser utilizados em apresentações ou compartilhados em redes sociais e o cruzamento de informações impulsiona o benchmarking municipal com o intuito de adotar estratégias semelhantes a casos de sucessos no país.
 
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: InstagramFacebookLinkedInTwitterTelegramYouTubeBlogSite.   

 

Veja também

NESTE SÁBADO: Senar/SC forma primeira turma do Curso Técnico em Agronegócio em Rio do Sul29/08/19 O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), promove neste sábado (31), a formatura da primeira turma do polo presencial de Rio do Suldo Curso Técnico em Agronegócio da rede e-Tec. A solenidade está prevista para as 19 horas no Clube......
Projeto Lucra Mais será executado em Chapecó20/09/23 Outros 21 municípios catarinenses também terão o projeto. A participação é gratuita e restam poucas vagas...

Voltar para (Blog)