Postado em 14 de Maio de 2020 às 16h49

Plano estratégico auxilia setores durante pandemia em Itapiranga

A Administração Municipal de Itapiranga, no extremo oeste catarinense, tem intensificado suas ações para auxiliar os setores econômicos e estruturar medidas nos eixos do Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico Municipal (PEDEM). Os eixos estratégicos definidos pela comunidade em 2018 e que estão em pauta neste momento de pandemia são: agricultura primeiro setor, indústria de transformação e turismo. Essa iniciativa faz parte do Programa Cidade Empreendedora executado pelo Poder Público e pelo Sebrae/SC.
Como medida de prevenção e de enfrentamento ao contágio do novo Coronavírus as reuniões são online para alinhar os métodos em cada eixo. No turismo, por exemplo, o município possui grande potencial devido aos seus atrativos naturais e culturais, que permitem a exploração em diversas modalidades: negócios, eventos, belezas naturais, esportivo, aventura, experiência, cultural, histórico e rural, além de possibilitar o desenvolvimento de novos produtos turísticos locais. 
Entre as iniciativas em desenvolvimento estão a elaboração do Plano de Marketing Turístico e do DNA do Destino: Rotas e Roteiros, que visam dar maior visibilidade ao município. Para o pós-pandemia, Itapiranga quer contar com estabelecimentos comerciais e funcionários preparados para receber bem os visitantes. “Atualmente, o turismo vem se desenvolvendo com grande ascensão, sendo potencializadas as belezas naturais do município como a exploração do Rio Uruguai. O relevo contribui na formação de belas paisagens e locais aconchegantes para pontos de descanso tanto na área urbana quanto na rural, trazendo também um potencial para a modalidade do turismo de aventura, que até então foi pouco aproveitada pelos empreendedores locais”, analisa a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carlise Welter Werlang.
Nos eixos da agricultura primeiro setor e da indústria de transformação a intenção é buscar capacitações destinadas às pessoas que desejam trabalhar em granjas de suínos. No momento, essa estratégia está em fase de diagnóstico com os Sindicatos e a Associação dos Produtores de Suínos para verificar as especificidades da mão de obra necessária para atender a demanda. Outra ação está voltada às melhorias da infraestrutura das estradas dos principais acessos de escoamento da produção agrícola. Além disso, o incentivo à certificação das propriedades livres de brucelose e tuberculose em parceria com o Sebrae/SC, a Epagri e o Instituto de Desenvolvimento Regional FAI (IFAI), está em andamento com a participação de 300 empresários rurais.
Outra iniciativa conta com a parceria da Cooperativa da Agricultura Familiar (COOAFI) que está incentivando a implantação de agroindústrias para o processamento de produtos já preparados pelos agricultores do município, a exemplo de frutas e derivados do leite.
O PEDEM tem auxiliado o Poder Público a encontrar alternativas para mitigar o impacto da crise econômica provocada pela pandemia nos principais setores econômicos de Itapiranga. “Estamos passando por um período difícil em nossa economia e precisamos cada vez mais criar ações junto às entidades representativas de classes para fortalecer os setores responsáveis pela movimentação econômica local”, enfatiza o prefeito Jorge Welter.
Plano de Desenvolvimento Econômico
O Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico busca identificar e planejar os setores econômicos do município para promover o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida da população. Um dos principais objetivos é identificar as prioridades dos setores econômicos e traçar um plano de ação para que sejam fortalecidos.
 

Veja também

Voltar para (Blog)