Postado em 13 de Abril de 2022 às 17h24

Planejamento prevê melhoria contínua do Encadeamento Produtivo

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
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Avaliar as atividades desenvolvidas, sugerir propostas de aprimoramento das técnicas executadas, alinhar medidas de aplicação da metodologia e apresentar as expectativas com o Programa Encadeamento Produtivo, que é desenvolvido pela Aurora Coop, pelo Sebrae e outros parceiros. Com esses objetivos foi realizado, neste mês, a primeira reunião de 2022 para avaliação do programa no SER Auriverde, em Cunha Porã, no oeste catarinense. Participaram representantes do Sistema Aurora Coop, do Sebrae Nacional e dos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, coordenadores nas cooperativas e consultores que aplicam os cursos nos municípios.
O diretor vice-presidente de agronegócios da Aurora Coop, Marcos Antonio Zordan, reforçou a importância da continuidade do programa, que busca ampliar a competitividade, incentivar a cooperação, promover a competência tecnológica e de gestão das empresas rurais, por meio de relacionamentos cooperativos. “A Aurora Coop tem interesse na continuidade do Encadeamento Produtivo, que apresenta resultados positivos e é uma estratégia para padronizar a qualidade no campo”, enfatizou ao comentar as pretensões da cooperativa com o programa e as estratégias de posicionamento do mercado nacional e internacional.
No encontro foram formados dois grupos: um dos coordenadores de filiadas que tratou sobre o futuro do programa e o outro de consultores credenciados que abordou o alinhamento da metodologia. De acordo com o coordenador de treinamentos dos Programas de Qualidade da Aurora Coop, Joel José Pinto, essa foi uma primeira etapa para levantar as expectativas de todos os envolvidos. “Esses representantes abordarão os assuntos em suas unidades para verificar se os anseios das cooperativas estão alinhados com as propostas sugeridas”, explicou.
Segundo ele, esses encontros periódicos são fundamentais para analisar os andamentos das atividades e verificar o que precisa ser ajustado para que o programa se perpetue e conquiste cada vez mais o respeito junto à comunidade, os produtores e os parceiros. “Passamos um período sem realizar os encontros presenciais em virtude da pandemia, mas agora retomamos por entender a importância do planejamento e do feedback”.
Para o assessor de desenvolvimento cooperativista da Cooperalfa, Genuir Parizotto, um dos pontos fortes da reunião foi perceber que o grupo estava ansioso pelo retorno dos encontros presenciais. “Isso proporciona integração entre dirigentes, instrutores e coordenadores, além de oferecer um direcionamento para a continuidade dos trabalhos. Esse primeiro encontro no pós-pandemia nos traz esperança e motivação para darmos continuidade ao programa junto ao nosso quadro social e a equipe técnica”, comentou.
De acordo com Parizotto, outro ponto positivo foi de oportunizar a troca de experiências e a sugestão de melhorias. “Nos debates foram indicadas alternativas para que o programa fique ainda melhor, que possa dar continuidade, e principalmente, receba atualizações para que atenda às necessidades das empresas rurais porque todos os dias temos mudanças, adaptações e tecnologias novas. Assim, conseguimos que eles participem e apliquem o conhecimento transmitido nos cursos voltados para melhoria da qualidade de vida, da produtividade e do que produzem em suas empresas”, argumentou ao enaltecer o comprometimento de todos os instrutores.
Os consultores credenciados ao Sebrae/SC, Lorival Zanluchi e Carla Chimanki conduziram o alinhamento da metodologia com os demais credenciados. A intenção foi incentivar para que todos trabalhem as ferramentas de qualidade e de gestão com uniformidade nas técnicas de aplicação, nas dinâmicas e nas tarefas, conforme prevê o plano de aula. “Isso permitirá uma avaliação linear dos egressos nos treinamentos e para que as técnicas surtam o efeito desejado no campo. Na conversa também foi reforçado nossa responsabilidade junto aos produtores rurais, por isso precisamos abordar os assuntos com conhecimento e competência para que os produtores estejam interessados nos treinamentos”, observou Zanluchi. Para ele, o Encadeamento Produtivo traz ao produtor rural a possibilidade de planejamento e a busca por resultados financeiros, de qualidade dos produtos e qualidade de vida. “Isso faz com que ele acredite nas ações desenvolvidas pelo programa e mantenha as medidas implementadas”, argumenta.
PARCEIROS
O “Encadeamento Produtivo Aurora Coop: Suínos, Aves e Leite” é desenvolvido em Santa Catarina com as parcerias do Sebrae, do Senar, do Sescoop, do Sicoob, da Cooperalfa, da Itaipu, da Auriverde, da Coolacer, da Copérdia, da Caslo, da Cooper A1 e da Coopervil. No Rio Grande do Sul, conta com a parceria do Sebrae, do Sicredi, da Cooperalfa, da Cooper A1 e da Copérdia. No Paraná participam o Sebrae, a Cooperalfa, a Copérdia e a Cocari e, no Mato Grosso do Sul, Sebrae, Cooasgo e Cooperalfa.
 
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