Piscicultura conquista resultados expressivos com a Assistência Técnica e Gerencial
Equipe técnica da ATeG Piscicultura celebra os bons resultados. (Foto: divulgação ATeG/Senar)
Na última semana (30/10), foram avaliados os excelentes resultados obtidos pela turma de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Piscicultura de Massaranduba. A iniciativa é do Sistema Faesc/Senar, em parceria com o Sindicato Rural local.
O grupo teve início em outubro de 2022, com a participação de 28 propriedades rurais da região que passaram a receber o acompanhamento especializado do técnico Gustavo Rauh.
O evento que marcou a avaliação dos resultados contou com a presença do supervisor técnico Gerson Cunha, que em sua apresentação destacou os índices alcançados pela ATeG no estado e do presidente do Sindicato Rural de Massaranduba Jonas Morch, que parabenizou a equipe pelas excelentes conquistas e colocou o Sindicato Rural à disposição de todos.
Durante a programação, o técnico demonstrou o aumento em 326% na área produtiva de uma propriedade atendida durante os últimos quatro anos, bem como o incremento em 131% na produtividade de outra propriedade, atingindo um índice de 10,27 kg de peixe/m².
Em relação à média de alguns índices técnicos e econômicos alcançados pelo grupo, observou-se que o custo operacional efetivo médio ficou em R$ 6,56 por quilo de peixe, o peso médio de comercialização atingiu 925g, a margem bruta foi de 29% e a margem bruta por área atingiu R$12,70/m². Na ocasião os produtores agradeceram ao Sistema Faesc/Senar/Sindicato pela oportunidade.
De acordo com o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, desde sua criação em 2016, a ATeG tem desempenhado um papel fundamental no fortalecimento e aprimoramento da cadeia produtiva da piscicultura. "Essa avaliação positiva demonstra que estamos no caminho certo, incentivando o desenvolvimento e a sustentabilidade das propriedades rurais de Santa Catarina. Resultados como esses comprovam o impacto da Assistência Técnica e Gerencial em nossas cadeias produtivas, elevando a eficiência e a competitividade do setor”, enfatizou o dirigente.
ATEG PISCICULTURA
A qualificação oferece ao produtor um modelo de adequação tecnológica associada à consultoria gerencial, que prioriza a gestão da atividade de forma eficiente e permite alcançar mudanças efetivas no ambiente das empresas rurais. Criada em 2016, a ATeG na área de piscicultura atendeu 597 propriedades em 63 municípios catarinenses.
Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:
Resultados foram apresentados aos produtores, durante seminário. (Foto: divulgação ATeG/Senar)
Evento oportunizou demonstrar o aumento em 326% na área produtiva de uma propriedade atendida durante os últimos quatro anos. (Foto: divulgação ATeG/Senar)
Veja também
Chapecó: Encontro valoriza a Imprensa catarinense23/Jul/201923/07/19há 6 anos Terça-feira, 23 de Julho de 201923/07/2019Por MARCOS A. BEDIN - Jornalista, diretor da MB Comunicação e diretor regional da Associação Catarinense de Imprensa (ACI)/Casa do Jornalista...
ExpoMAR terá programação especial voltada às mulheres dos setores da economia azul04/Jul/202404/07/24há 1 ano e 7 meses Quinta-feira, 04 de Julho de 202404/07/2024O Encontro Mulheres das A?guas reúne representantes do setor para falar sobre os desafios do dia a dia, com foco no empreendedorismo como uma plataforma para a autonomia....
Mercoagro 2020: Fiedler apresentará soluções em automação industrial e eficiência energética27/Jan/202027/01/20há 6 anos Segunda-feira, 27 de Janeiro de 202027/01/2020Comemorando 35 anos de atividade em 2019, a Fiedler Automação Industrial destaca-se no ramo de automação industrial pela excelência e diversidade de produtos e atende os mercados regional e nacional. Com sua matriz sediada em......