Pinhalzinho estuda implantação de conteúdos diferenciados às escolas
Mais de 1,2 mil estudantes de Pinhalzinho terão acesso aos conteúdos sobre empreendedorismo, que geram reflexão sobre projeto de vida e carreira, além de desenvolverem competências empreendedoras. A iniciativa faz parte do Programa Cidade Empreendedora, que será executada até dezembro de 2022 pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC.
Neste mês ocorreu reunião on-line de alinhamento para elaboração do cronograma das ações que serão realizadas em Pinhalzinho. O município terá à disposição um conjunto de oficinas, cursos e jogos digitais para alunos e professores do ensino fundamental. Todas as soluções buscam desenvolver a pessoa como agente de mudança por meio de processos de aprendizagem, para que atue com consciência e responsabilidade na sociedade.
De acordo com o secretário municipal de Educação, Fabrício Fontana, a educação empreendedora foi tema de planejamento de anos anteriores e agora foi retomado. “Primeiramente discutiremos internamente para depois apresentar a implantação aos professores”, antecipa.
Para Fontana, a educação passa por um momento de reinvenção. “Temos muitos desafios para superar, em função do gap provocado pela pandemia, por isso é fundamental disponibilizar oportunidades nas escolas para conteúdos diferenciados. A educação empreendedora será uma das novas temáticas em Pinhalzinho, apenas queremos construir um plano de ação específico respeitando a particularidade do setor”, explica ao comentar que atuarão na iniciativa aproximadamente 70 professores.
Segundo a gestora do Programa Educação Empreendedora para o Cidade, Simone Amorim Pereira Cabral, a atuação da educação empreendedora incentiva os alunos a se posicionarem como protagonistas de suas histórias e para serem agentes de mudanças. “Ao participarem eles refletirão sobre projeto de vida e carreira, além de desenvolverem competências empreendedoras, não apenas para serem empresários, mas para fazerem parte de um negócio”, comenta.
Soluções disponíveis ao município
Para o ensino fundamental I (1º ao 5 º): Trilha Comportamentos Empreendedores; Game Cidade dos Brinquedos e Oficina Empreendendo no Mundo da Imaginação.
Para o fundamental II (6º ao 9º): Cidade Colaborativa; Oficina Superando Barreiras com Criatividade e crso Meu Dinheiro Meu Negócio.
As soluções para os professores do 1º ao 9º anos são: Oficina Empreendendo no Mundo da Imaginação; Oficina Superando Barreiras com Criatividade; Jovens Empreendedores Primeiros Passos (formação remota); Trilha Professor do Futuro; Trilha Comunicação em Tempos Difíceis; Trilha Empreendedorismo e Inovação; Trilha Engajamento e Criatividade em Sala de Aula e Seminário de Educação.
Posturas equivocadas prejudicam a saúde de crianças e adolescentes06/Nov/201906/11/19há 5 anos Quarta-feira, 06 de Novembro de 201906/11/2019O tempo excessivo dedicado a computadores, tablets e jogos eletrônicos favorecem a postura inadequada de crianças e adolescentes. Com o entretenimento muitos usuários deixam de lado a preocupação de sentar corretamente ou de segurar o celular na altura dos olhos. Aliado a esses fatores também estão o uso de calçados desconfortáveis, vida sedentária......
Confiança do empresário retoma crescimento em julho21/Jul/202021/07/20há 5 anos Terça-feira, 21 de Julho de 202021/07/2020Índice atingiu 51,1 pontos, sinalizando otimismo dos industriais pela primeira vez desde março...
ACIC se ajusta à Lei Geral de Proteção de Dados19/Jan/202119/01/21há 4 anos Terça-feira, 19 de Janeiro de 202119/01/2021Consultoria especializada foi contratada para a realização do procedimento e entrará em contato com todos os associados para fazer a adequação dos dados...