Postado em 28 de Junho de 2021 às 16h49

Pinhalzinho estuda implantação de conteúdos diferenciados às escolas

Mais de 1,2 mil estudantes de Pinhalzinho terão acesso aos conteúdos sobre empreendedorismo, que geram reflexão sobre projeto de vida e carreira, além de desenvolverem competências empreendedoras. A iniciativa faz parte do Programa Cidade Empreendedora, que será executada até dezembro de 2022 pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC.
Neste mês ocorreu reunião on-line de alinhamento para elaboração do cronograma das ações que serão realizadas em Pinhalzinho. O município terá à disposição um conjunto de oficinas, cursos e jogos digitais para alunos e professores do ensino fundamental. Todas as soluções buscam desenvolver a pessoa como agente de mudança por meio de processos de aprendizagem, para que atue com consciência e responsabilidade na sociedade.
De acordo com o secretário municipal de Educação, Fabrício Fontana, a educação empreendedora foi tema de planejamento de anos anteriores e agora foi retomado. “Primeiramente discutiremos internamente para depois apresentar a implantação aos professores”, antecipa.
Para Fontana, a educação passa por um momento de reinvenção. “Temos muitos desafios para superar, em função do gap provocado pela pandemia, por isso é fundamental disponibilizar oportunidades nas escolas para conteúdos diferenciados. A educação empreendedora será uma das novas temáticas em Pinhalzinho, apenas queremos construir um plano de ação específico respeitando a particularidade do setor”, explica ao comentar que atuarão na iniciativa aproximadamente 70 professores.
Segundo a gestora do Programa Educação Empreendedora para o Cidade, Simone Amorim Pereira Cabral, a atuação da educação empreendedora incentiva os alunos a se posicionarem como protagonistas de suas histórias e para serem agentes de mudanças. “Ao participarem eles refletirão sobre projeto de vida e carreira, além de desenvolverem competências empreendedoras, não apenas para serem empresários, mas para fazerem parte de um negócio”, comenta.
Soluções disponíveis ao município
Para o ensino fundamental I (1º ao 5 º): Trilha Comportamentos Empreendedores; Game Cidade dos Brinquedos e Oficina Empreendendo no Mundo da Imaginação.
Para o fundamental II (6º ao 9º): Cidade Colaborativa; Oficina Superando Barreiras com Criatividade e crso Meu Dinheiro Meu Negócio.
As soluções para os professores do 1º ao 9º anos são: Oficina Empreendendo no Mundo da Imaginação; Oficina Superando Barreiras com Criatividade; Jovens Empreendedores Primeiros Passos (formação remota); Trilha Professor do Futuro; Trilha Comunicação em Tempos Difíceis; Trilha Empreendedorismo e Inovação; Trilha Engajamento e Criatividade em Sala de Aula e Seminário de Educação.
 
            Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: InstagramFacebookLinkedInTwitterTelegramYouTubeBlogSite
 

Veja também

Simplifica Chapecó: novo serviço de apoio ao setor empresarial13/08/21 Agilizar os processos burocráticos, reduzir o tempo médio para abertura de uma empresa no município e fortalecer os pequenos negócios locais. Com esses objetivos a Administração Municipal de Chapecó, no oeste catarinense, lançou nesta quinta-feira (12) um novo serviço de apoio ao setor empresarial e também para quem deseja empreender – o......
Governo do Estado reforça medidas de proteção para pesca de arrasto de praia23/04/21 Com a aproximação da safra da tainha, prevista para iniciar em 1º de maio na modalidade arrasto de praia, a Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural reafirma aos pescadores a importância de seguir as......

Voltar para (Blog)