Pesquisador holandês destaca diretrizes na prevenção de doenças em aves
Doutor Sjaak de Wit, referência mundial no tema, foi um dos palestrantes do 13º Simpósio da Acav, em Florianópolis
A importância da monitoria epidemiológica na avicultura para a prevenção de doenças nas granjas foi o tema da palestra do pesquisador holandês Sjaak de Wit, referência mundial em ciências veterinárias de aves, durante o 13º Simpósio Técnico da Associação Catarinense de Avicultura (Acav). O evento é um dos maiores do setor no mundo e reúne cerca de 700 pesquisadores, técnicos, dirigentes e empresários até quinta-feira (6), em Florianópolis.
O foco da palestra foi a prevenção da bronquite infecciosa e um panorama pós-pandemia. O vírus causador da doença em aves tem potencial de trazer grandes prejuízos ao setor e, há um ano e meio, houve a identificação de uma nova variante no Paraná. A proximidade geográfica só reforça a necessidade de investimentos, estudos e atenção ao já robusto cuidado tomado nas granjas.
Doutor em diagnóstico e transmissão do vírus da bronquite infecciosa pela Universidade de Utreque, Wit explicou que a adequada vacinação dos animais, aliada a medidas de biosseguridade, qualidade da ração e diminuição de stress nas granjas são essenciais para a proteção das aves. Porém, a assertividade vacinal somente é alcançada com a monitoria epidemiológica, ou seja, análise e identificação de variantes que oferecem mais riscos a determinadas regiões.
Para combater e prevenir a doença, destacou o palestrante, é fundamental conhecer as particularidades das diversas cepas incidentes nos diferentes lugares do globo.
O conjunto de medidas resulta em benefícios como a diminuição do uso de antibióticos, proteção precoce à doença, na redução de infecções secundárias e na reversão da virulência nos ambientes.
Sobre o palestrante
Sjaak de Wit é presidente do Colégio Europeu de Ciências Veterinárias de Aves, da Universidade de Utreque (Holanda), desde 2016. Seu trabalho como imunologista e pesquisador sênior na GD Animal Health inclui a responsabilidade pela qualidade e credenciamento de testes sorológicos para patógenos de aves, desenvolvimento de testes, pesquisa aplicada e consultoria no local em fazendas, incubatórios e integrações.
Veja também
Campanha 'SC não pode parar' chama atenção para situação das rodovias22/Jul/202122/07/21há 4 anos Quinta-feira, 22 de Julho de 202122/07/2021BR-101 é a primeira a ser abordada por ser a de maior movimento e impacto na economia do estado; estudos apresentam soluções de curto, médio e longo prazos...
Mulher rural: protagonista28/Abr28/04há 7 meses Segunda-feira, 28 de Abril de 202528/04/2025JOSÉ ZEFERINO PEDROZO, Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)....