Páscoa: cenário aponta para crescimento nas vendas
Depois de dois anos marcados por queda nas vendas tudo indica que a Páscoa de 2022 será diferente. Com o avanço da vacinação e a retomada das atividades do comércio sem restrições, as expectativas em Chapecó são otimistas. A Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL) acredita que as vendas serão superiores quando comparadas ao mesmo período de 2021.
O presidente da CDL Chapecó, Clóvis Afonso Spohr, lembra que as duas últimas Páscoas foram difíceis, porém neste ano o cenário mudou e as perspectivas são positivas. “O aumento na geração de emprego, a retomada dos encontros presenciais entre as famílias, as ofertas atrativas aos consumidores e as oportunidades via e-commerce que conquistaram novos adeptos estão entre os principais aspectos que contribuirão para o incremento nas vendas”.
O dirigente também afirma que assim como no Estado, em Chapecó, os consumidores devem desembolsar, em média, R$ 174,39, conforme pesquisa divulgada pela pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio SC). O valor é 35,8% maior em relação a 2021.
Apesar do avanço, o valor em termos reais está abaixo do nível pré-pandemia. Os dados foram apurados em sete cidades de SC e revelam o perfil do consumidor e as principais tendências.
CONFIRA OUTROS INDICADORES
Os ovos industrializados estão perdendo espaço nas gondolas de supermercados e lojas especializadas. Enquanto a busca por outros tipos de chocolates, como barras e caixas de bombons, vem crescendo nos últimos anos e chegaram a 38,4% em 2022, os ovos apresentam tendência de queda e respondem por 29% este ano.
Diante da alta na inflação, que corrói o poder de compra, sete em cada dez consumidores devem fazer pesquisa de preço para garantir o melhor custo/benefício. Os supermercados (44,4%) permanecem como principal destino de compras dos catarinenses, porém, recuaram diante de 2021 (53,0%). A participação do comércio de rua, que foi duramente impactado nos dois últimos anos, cresceu de 20,6% em 2021 para 33,2% em 2022. Mais da metade (53,3%) dos consumidores afirmaram que preços (32,2%) e promoções (21,1%) são determinantes na escolha do estabelecimento e produto.
Embora o chocolate seja praticamente unânime (80,90%) na hora de escolher o presente, brinquedos (7,4%) e vestuário/calçados (6,2%) também entram na lista.
Veja também
Dia 12 de fevereiro: Regime de lucro real é tema de curso promovido pelo Sindicont Chapecó03/Fev/202003/02/20há 4 anos Segunda-feira, 03 de Fevereiro de 202003/02/2020O Sindicato dos Contabilistas de Chapecó (Sindicont), por meio do Programa de Educação Sistema Fecontesc/Sindiconts, promove o curso “Lucro real 2020 - planejamento tributário e foco em dedutibilidade e incentivos fiscais, inclusive dedução de isenção/redução de ICMS na apuração do lucro real (subvenções para......
Credioeste distribui duas mil mudas de árvores em Chapecó24/Mai/202224/05/22há 1 ano e 11 meses Terça-feira, 24 de Maio de 202224/05/2022Ação marcou o aniversário da agência de microcrédito e antecipou as comemorações ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho...
Startup Day premiará cases selecionados no desafio Sebrae Like a Boss28/Mai/202028/05/20há 3 anos Quinta-feira, 28 de Maio de 202028/05/2020A 6ª edição do evento será palco da final do demoday, que premiará as TOP 3 startups do País. Haverá oficinas de remodelagem de negócios, pitch e palestras...