Postado em 28 de Setembro de 2021 às 16h02

Palma Sola fomenta o turismo com ações do Programa Cidade Empreendedora

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
 
O município de Palma Sola, no extremo oeste catarinense, iniciou neste mês as ações da vertical estratégica de turismo do Programa Cidade Empreendedora. A iniciativa executada pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC busca promover a transformação local por meio da implantação de políticas públicas de desenvolvimento.
Até dezembro de 2022 serão desenvolvidas três soluções na área do turismo: Plano Estratégico de Turismo (definir os potenciais que podem ser explorados no município com ações de curto, médio e longo prazo para promover o desenvolvimento sustentável do setor); Plano de Marketing Turístico (posicionamento perante o mercado, perfil do público-alvo e os segmentos que serão explorados); e Implantação de Rotas e Roteiros (para atrair o fluxo turístico). As atividades são conduzidas pelas consultoras credenciadas ao Sebrae/SC Karla Hall e Silvia Nowalski.
Uma das primeiras medidas no município foi a constituição do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR). Representam a Administração Municipal: Izabel Vissotto, Juliano Zandoná, Rosalino Siqueira, Aline Bellé e Rosalina Vargas. Representa o Legislativo Elber Pereira. Representam a comunidade: Suzana Zabotti, Gean Resner, Simeia Resner, Emanuely Petralha, Renan Locatelli, Eunice Crestani, Gian Christani, Natani Christani, Fernando Pauletti, Rosane Dalle Laste e Sandro Dalle Laste.
A assessora de Gestão em Administração e Planejamento, Izabel Vissotto, antecipa que investidores têm interesse em implantar empreendimentos turísticos em Palma Sola. “Com a parceria do Sebrae/SC conseguiremos elaborar um bom planejamento do setor para curto, médio e longo prazo. Além disso, esse trabalho também fornecerá informações importantes e estratégicas para os empresários interessados”, adianta ao comentar que uma das empresas pretende iniciar as atividades até o fim deste ano.
De acordo com o professor e historiador do Museu da Colonização José Felício Jung, Rosalino Siqueira, o município tem potencial para turismo cultural, ecoturismo, turismo de estudos, rural, de aventura, de negócios e eventos. “Palma Sola conta com edificações temáticas: trilhas, casa da natureza, gruta e alguns objetos que lembram a colonização, como trilhadeira, engenho de cana, pilão e manjolo tocado a água. É um museu a céu aberto, que permite aos visitantes uma imersão ao passado”, ressalta.
Para a agente de desenvolvimento Aline Bellé o município pode oferecer momentos de contemplação junto à natureza, recreação e lazer aos seus visitantes, preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica, que possibilita a realização de pesquisas no desenvolvimento de atividades da educação. “Beleza, ar puro, tranquilidade, espaços para exercícios físicos e passeios com os familiares, além de várias opções de cachoeiras são algumas opções para turistar em Palma Sola”, analisa ao comentar que as empresas do setor de turismo terão à disposição consultorias mensais na Sala do Empreendedor.
Conheça os pontos turísticos:
Entre os atrativos consolidados em Palma Sola, estão: Parque Augusta Crestani; Praça Padre Clemente; Monumento das Aves; Centro de Eventos; Museu da Colonização; Cascata Rio Chicão; Cascata Rio Lajeado Grande; Casa da Natureza – Taxidermia; Igreja Linha Sagrada Família; Festival da Canção (Fecaps); Baile da Linguiça (no mês de janeiro); LOTOPÉ da Independência; Natal Iluminado; Festividades de Aniversário do Município e Festa do Colono e Motorista – procissão.
 
 Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: InstagramFacebookLinkedInTwitterTelegramYouTubeBlogSite.  
 
 

Veja também

Norte terá 51 cursos gratuitos do Senar/SC em junho31/05/21 A programação de junho está disponível no site da entidade e contempla mais de 280 cursos gratuitos em diversos municípios de todas as regiões ...
Credioeste explana sobre microcrédito aos artesãos de Passo Fundo17/12/21 A gerente executiva da Credioeste, Marcia Biffi, esteve na Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) nesta semana, em Passo Fundo (RS), para explanar sobre microcrédito e apresentar como funciona o......

Voltar para (Blog)