Postado em 07 de Novembro de 2019 às 15h52

Palma Sola estimula o empreendedorismo e o desenvolvimento dos negócios locais

Nesta sexta-feira será inaugurada a Sala do Empreendedor e apresentado o relatório “Municípios em Números”

A Prefeitura de Palma Sola, no Extremo Oeste catarinense, realizará dois importantes eventos voltados ao fomento do desenvolvimento econômico local, nesta sexta-feira (8), a partir das 19 horas, no Centro de Eventos Jacob Zandoná. O primeiro será a inauguração da Sala do Empreendedor seguido da apresentação do relatório “Município em Números”. Essas ações integram o Programa Cidade Empreendedora, executado pelo poder público e pelo Sebrae/SC.
A Sala do Empreendedor, está situada junto à estrutura da Administração Pública Municipal, e será um espaço de contato permanente e direto entre o poder público e os empresários locais. Além do auxílio burocrático, a estrutura busca agregar outras agendas estratégicas para o desenvolvimento do município. Também no local, o empresário terá acesso as oportunidades de capacitação e de consultorias sobre os mais variados aspectos que envolvem a gestão dos negócios.
Para o prefeito de Palma Sola, Cleomar Mantelli (Kiko), a Sala do Empreendedor estimulará o empreendedorismo e o desenvolvimento das empresas locais e obterá como resultado a expansão da geração de emprego e de renda do município. “O objetivo é aproximar o relacionamento do poder público com o setor empresarial local, bem como oferecer instrumentos para que os empreendedores possam aprimorar a gestão de suas empresas”, comenta. 
Entre os serviços que serão prestados estão: informações para a abertura de empresas; a legalização de negócios informais que se enquadrem nos requisitos estabelecidos pela Lei Complementar 123/09, também conhecida como Lei Geral da Micro e Pequena Empresa; emissão de certidões; emissão de guias; declaração anual (MEI); auxílio para emissão de notas fiscais; apoio e incentivo para a participação das micro e pequenas empresas do município nas compras governamentais; orientação e auxílio na parte burocrática e documental nos processos licitatórios; cursos, capacitações e consultorias; apoio e suporte dos pequenos negócios.
A apresentação do “Municípios em Números” consiste em informações que sintetizem várias bases de dados secundários sobre estatísticas relacionadas ao grau de desenvolvimento do município. De acordo com a secretária de administração, Izabel Vissotto, no evento serão apresentados aspectos substanciais dos principais indicadores do município. “A partir desses elementos analisados divulgaremos também as ações em desenvolvimento pelo poder público, com um novo jeito de pensar e de fazer o desenvolvimento acontecer”, comenta.
O estudo está estruturado em capítulos que apresentam o município em diversos aspectos, como: gerais, demográficos, sociais, infraestrutura, finanças públicas, econômicos, análise do setor primário e segmentos econômicos estratégicos. 

Veja também

Unimed Chapecó orienta: mamãe é hora de se mexer!24/01/20 “Gravidez não é doença!” Possivelmente, você já tenha ouvido essa frase. Geralmente, direcionada às mulheres grávidas que mudam radicalmente seu estilo de vida durante os meses em que estão......

Voltar para (Blog)