Postado em 29 de Março de 2022 às 15h10

Palma Sola define setores prioritários para o desenvolvimento econômico

 
Agropecuário, indústria e turismo são os três eixos prioritários para o desenvolvimento do município de Palma Sola, no extremo oeste catarinense. Essa definição ocorreu durante as reuniões para determinar estratégias e para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Econômico Municipal (PEDEM), que contou com a participação ativa da comunidade, de lideranças locais e representantes de entidades empresariais. Essa solução faz parte do Programa Cidade Empreendedora, que é executado pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC.
Segundo a assessora de Gestão em Administração e Planejamento, Izabel Vissotto, até o momento foram realizados encontros para definição das estratégias de desenvolvimento de cada um dos eixos. “Agora estamos iniciando a organização dos encontros para o desdobramento dessas estratégias e para definição de um plano de ação que estabelece a execução das medidas propostas”, relata.
Para o prefeito Cleomar José Mantelli projetar o desenvolvimento territorial de maneira sustentável e planejada requer a implantação de várias medidas associadas ao comprometimento da Administração Municipal, das entidades empresariais e da comunidade local. “Com essa visão o Poder Público investe em ações com impactos de curto, médio e longo prazo. Exemplo disso, é a parceria com o Sebrae/SC para elaboração do PEDEM, que visa a partir de uma visão compartilhada definir os principais setores econômicos para traçar um plano de ação e buscar recursos e parcerias para fortalecê-los”, destaca.
O gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, explica que o PEDEM identifica os eixos prioritários para a promoção do desenvolvimento econômico e da melhoria da qualidade de vida da população. “A partir desse planejamento é possível ter uma visão compartilhada das prioridades desses setores econômicos, então, as entidades de classe, o governo e demais instituições podem se organizar para sua implantação, facilitando a busca de recursos e parcerias para a construção de um município ainda melhor e mais competitivo”, afirma.
Cidade Empreendedora
O programa busca promover a transformação local por meio da implantação de políticas públicas de desenvolvimento. Elaborado e desenvolvido pelo Sebrae/SC, o Cidade Empreendedora permite que os municípios instituam estratégias e avancem em ações práticas que visem apoiar e fomentar o desenvolvimento econômico local. Para isso, é feita a implantação de soluções de impacto nos eixos de desburocratização, lideranças, sala do empreendedor, compras públicas e educação empreendedora.
 
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site.  
 

Veja também

Voltar para (Blog)