Palma Sola consolida ações de promoção do Desenvolvimento Econômico
Estruturar e desenvolver medidas para potencializar o crescimento socioeconômico com a aplicação de soluções para atender demandas de promoção ao empreendedorismo e desenvolvimento local. Com esse foco, a Prefeitura de Palma Sola, Estremo Oeste catarinense, lançou no mês de janeiro com a parceria do Sebrae/SC, o Programa Cidade Empreendedora.
A iniciativa trabalha os seguintes eixos: Desburocratização; Sala do Empreendedor; Compras Governamentais; Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEEP); Crescendo Empreendendo; Planejamento Estratégico para Gestão Municipal; Atores do Desenvolvimento; Levantamento de Oportunidades; Município em Números.
Até o momento várias ações foram realizadas como capacitações com toda a equipe administrativa visando a desburocratização; curso com os professores da rede municipal para prepará-los para atuar em sala de aula com o Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), além da aplicação do programa aos alunos do 1° ao 5° ano com várias atividades que visam estimular comportamentos empreendedores entre as crianças, incentivando-as à prática do empreendedorismo e o protagonismo juvenil.
Também foi criada a Sala do Empreendedor – espaço de contato permanente e direto entre o poder público e os empresários promovendo auxílio em aspectos burocráticos, além de agregar outras agendas estratégicas para o desenvolvimento do município como capacitações e consultorias sobre os mais variados aspectos que envolvem a formalização de negócios. Até o momento 13 empresários receberam consultorias individuais de especialistas do Sebrae para melhorar o setor de compras governamentais.
Nessa semana foram realizadas mais seis consultorias individuais com empreendedores. Outra ação tem foco para incentivar o desenvolvimento do turismo no município. Com isso, a administração pública está organizando uma comitiva de empreendedores e empresários para participar de um encontro de negócios voltado ao turismo regional na cidade de Tunápolis, no mês de agosto. Também estão sendo realizadas ações para o desenvolvimento econômico no campo. Entre elas, estão as reuniões com os feirantes do município que objetivam incentivá-los a diversificar suas produções de hortaliças na busca de atender mais produtores.
O gerente regional do Sebrae/SC Extremo Oeste, Udo Trennepohl, ressalta que até o fim do programa diversas soluções serão aplicadas e executadas. “As atividades começaram com iniciativas para promover a melhoria da gestão pública e seguem com ações voltadas ao desenvolvimento do empreendedorismo. Palma Sola é um município que valoriza a inovação e temos a certeza que os resultados serão excelentes”.
Segundo o prefeito Cleomar Mantelli, o município trabalha com o objetivo de chegar em 2025 como uma das 100 cidades com melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Santa Catarina.
Substituição de antimicrobianos é tema de palestra no 23º SBSA15/Mar/202315/03/23há 2 anos Quarta-feira, 15 de Março de 202315/03/2023Doutora em Patologia Aviária Elizabeth Santin abordará o tema no dia 5 de abril, às 17h30, no Simpósio Brasil Sul de Avicultura, promovido pelo Nucleovet, em Chapecó (SC)...
Industriais de Chapecó conhecem 6ª fase do Intercomp08/Ago/202308/08/23há 1 ano e 11 meses Terça-feira, 08 de Agosto de 202308/08/2023Federação das Indústrias de Santa Catarina está na região Oeste para apresentar nova etapa do programa e conversar com empreendedores...