Postado em 17 de Outubro de 2022 às 16h53

Palma Sola conclui plano e elenca prioridades para o turismo

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
Com uma economia forte e em desenvolvimento, o município de Palma Sola se destaca nos setores agropecuário e industrial, esse último responsável por impulsionar o crescimento de mais de 66% do movimento econômico municipal no ano de 2021 – o maior crescimento registrado na região da Associação dos Municípios do Extremo-Oeste (Ameosc).
Palma Sola também é conhecida por abrigar riquezas naturais abundantes: cerca de 15% do seu território é composto por mata nativa, uma das maiores reservas da região. A sustentabilidade faz parte da visão do município que busca promover ações e projetos de modo a alcançar o desenvolvimento sustentável, equilibrando os aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais. Com o objetivo de orientar o processo de construção da atividade turística, Palma Sola, em parceria com o Sebrae/SC, elaborou o Plano Estratégico de Turismo do município. O Eixo de Turismo vem sendo trabalhado por meio do Programa Cidade Empreendedora.
“Planejar é o primeiro passo para transformar e estruturar o destino e garantir que os objetivos de criação de novos postos de trabalho, geração de renda e preservação do patrimônio material e imaterial, por exemplo, sejam possíveis de serem alcançados”, pontuou a Agente de Desenvolvimento Aline Bellé, que representou a prefeitura de Palma Sola na entrega do plano, que ocorreu recentemente.
Também recebeu o Plano de Turismo o Diretor de Cultura Rosalino Siqueira. Na mesma ocasião ocorreu a reunião mensal do Núcleo do Turismo, que será um dos parceiros nos projetos de turismo no município.
Segundo a consultora credenciada ao Sebrae/SC e turismóloga, Karla Hall, as características naturais do município lhe conferem diferencial competitivo para o ecoturismo, um segmento turístico que tem ganho força a partir das novas dinâmicas impostas pela pandemia do Covid-19. Destinos como Palma Sola, que trazem consigo experiências de contemplação e contato com a natureza, e experiências de conexão com pessoas e com a cultura local, tem ganhado notoriedade, e por isso há grande potencial para o desenvolvimento da atividade turística do local.
“O Plano Estratégico de Turismo priorizou o desenvolvimento de ações para organização da atividade turística, buscando construir o caminho para que, no médio e longo prazo, o município seja capaz de atrair turistas e se tornar um destino diferenciado e competitivo”, observou o Diretor de Cultura.      CONSTRUÇÃO
O Plano Estratégico de Turismo foi construído de forma participativa com o envolvimento da comunidade, representantes do poder público e da iniciativa privada, sob liderança do Sebrae/SC. Constitui-se em uma ferramenta de discussão e ação para um turismo responsável, verdadeiramente sustentável e inclusivo.
O trabalhou iniciou em setembro de 2021 e foi concluído em abril de 2022, em um processo que se manteve permanentemente aberto à participação de todos os interessados. Para a coleta de informações foi adotada a pesquisa bibliográfica documental e a história oral; visitação a equipamentos e potenciais turísticos, e entrevistas com empreendedores locais. Além de fontes como o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Ministério do Turismo, Santur, estudos feitos pelo Sebrae e dados da Prefeitura de Palma Sola.
A construção contou com encontros presenciais e de forma remota para avaliar, discutir e propor soluções que possam ser executadas pelo poder público, a comunidade e a iniciativa privada, com apoio das instituições. O planejamento obedeceu às seguintes etapas: caracterização do território, análise da infraestrutura básica dos ser serviços gerais encontrados na área turística, análise do quadro institucional da área turística, reconhecimento do destino e o perfil da oferta, estratégias de desenvolvimento turístico, plano de ação e avaliação e monitoramento.
A assessora de Gestão em Administração e Planejamento do município de Palma Sola, Izabel Vissotto, acrescentou que o município intensificou nos últimos anos os investimentos no turismo o que resultou em importantes avanços. “Essa guinada foi possível pela parceria formalizada com a iniciativa privada e a adesão ao Programa Cidade Empreendedora, que é executado pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC, para que de fato o turismo aconteça em Palma Sola. Sempre acreditamos que o turismo é uma fonte de desenvolvimento econômico e social e que nosso município tem um potencial gigantesco para desenvolver nessa área”.
 
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: InstagramFacebookLinkedInTwitterTelegramYouTubeBlogSite.  
 
 
 

 

Veja também

Evento Prefeitura Parceira incentiva empresários locais a fornecerem para Administração Municipal de Saudades12/08/22 Você empresário que tem interesse em fornecer produtos ou serviços para órgãos públicos, mas não sabe como proceder terá a oportunidade de esclarecer suas dúvidas no evento Prefeitura Parceira, que será realizado no dia 24 de agosto (quarta-feira), às 19 horas, na CDL de Saudades (Avenida Beira Rio, nº 673, no centro). A iniciativa......
Sebrae/SC busca fortalecer ecossistema de inovação do oeste06/05/21 Você tem uma startup ou uma empresa inovadora e precisa de recursos para alavancar seu negócio? Tem dúvidas de como atrair investidores? Quais argumentos utilizar? Que critérios eles usam para avaliar a proposta? Para auxiliar o......

Voltar para (Blog)