Palma Sola avalia positivamente a contribuição do Programa Cidade Empreendedora
Fortalecimento dos pequenos negócios locais, aprimoramento da gestão empresarial, redução no tempo médio de abertura de uma empresa e consolidação de um ambiente favorável para os negócios. Essas são algumas contribuições ao município de Palma Sola, no extremo oeste catarinense, com as ações desenvolvidas no período de 2019/2020 pelo ciclo I do Programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/SC.
Conforme levantamento da Sala do Empreendedor de Palma Sola foram capacitadas 125 pessoas por meio de oficinas e consultorias nas áreas de empreendedorismo rural (com a consultora credenciada ao Sebrae/SC Rosane Haseltron), empreendedorismo (Lorita Reiter), planejamento estratégico (Delci Bottcher), planejamento financeiro (Sandra Mara Puhl Somavilla e Pedro Watte), marketing, publicidade e vendas (Tiago Tengaten) e marketing digital (Veridiane Endres). Também foram qualificados 14 jovens pelo Programa Crescendo e Empreendendo, que em 12 horas/aulas oferta estímulos à adoção de atitudes empreendedoras apoiadas na responsabilidade, cooperação, criatividade, inovação e sustentabilidade ambiental.
Até o dia 1º de dezembro de 2020 foi realizada a abertura de 41 microempreendedores individuais (MEIs) e regularizados mais de 150 CNPJ nessa modalidade jurídica, além de reduzir para 20 minutos o tempo médio para abertura de empresas no município. A Sala do Empreendedor de Palma Sola também efetuou diversas solicitações de Inscrições Estaduais aos MEIS, de acessos ao Sistema IPM vinculado ao Setor de Tributação da Administração Municipal para emissão de nota fiscal e cadastros de 27 agricultores na Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). “O Programa Cidade Empreendedora é um marco para Palma Sola, pois contribuiu no aprimoramento da prestação dos serviços públicos, no fortalecimento dos negócios locais, no fomento ao progresso e na geração de novos empregos”, enaltece o prefeito Cleomar Mantelli (Kiko).
De acordo com a agente de desenvolvimento local, Tamara Scatola Luvison, no período ocorreram várias reuniões com os consultores credenciados ao Sebrae/SC, representantes municipais, Epagri, grupo de feirantes, comerciantes e agricultores. “Essa parceria possibilitou fortalecer as principais atividades econômicas locais e estreitar o relacionamento do Poder Público com o setor empresarial e demais entidades locais e regionais”, avalia. Exemplos disso são as participações no Seminário Regional de Turismo; no seminário regional “Autonomia financeira das mulheres do campo e da cidade e o enfrentamento à violência”; reunião técnica sobre olericultura; dia de campo na agroindústria de mandioca; reuniões do Conselho de Desenvolvimento Econômico e nos encontros para debater a Lei de Liberdade Econômica.
Outras ações de destaque são: levantamento do processo licitatório do Parque Industrial 1; reunião com representantes da Biorgânica, de Realeza (PR); auxílio ao produtor rural Moacir Antunes para escoar a produção de 35 toneladas de mandioca; reunião para alavancar a produção e a venda da olericultura na agricultura familiar; visita técnica ao Grupo Tucano, de Saudades (SC); levantamento dos lotes urbanos e rurais no município; pesquisa realizada com 24 famílias do meio rural e 75 comerciantes para identificar as reais necessidades de planejamento, orientação financeira e mudanças do mercado; e sondagem com 38 supermercados da região da Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina (AMEOSC) para escoar a produção de ovos da Granja Della Vechia.
Tamara também relata que a Sala do Empreendedor organizou o processo seletivo para contratação de mais de 40 profissionais para a Cooper Tradição; publicou oportunidades de trabalho no Frigorífico JBS de Itapiranga; divulgou o edital de chamada pública do Regimento Lanceiros do Poncho Verde Exército de São Miguel do Oeste e realizou visitas rotineiras ao comércio local para esclarecer sobre os serviços prestados.
Sala do Empreendedor
O empresário que ainda não atualizou o certificado de condição de MEI deve procurar a Sala do Empreendedor ou um escritório de contabilidade, conforme o que preconiza na resolução nº 59 do CGSIM, que institui a dispensa de alvará e licença para essa modalidade jurídica nas 467 ocupações estabelecidas na Classificação Nacional de Atividade Econômica (CNAE). Essa lei entrou em vigor no dia 1º de setembro de 2020.
A Sala do Empreendedor de Palma Sola está situada na Rua Francisco Zanotto, nº 600, Centro. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 7h às 13 horas. Mais informações pelo telefone (49) 3652-3200 ou pelo e-mail empreendedor@palmasola.sc.gov.br.
Veja também
Toxina Diarreica é encontrada nos cultivos de ostras e mexilhões da Caieira da Barra do Sul, em Florianópolis12/Set/201912/09/19há 6 anos Quinta-feira, 12 de Setembro de 201912/09/2019Santa Catarina tem mais uma região de cultivo de ostras e mexilhões interditada devido à presença de toxina diarreica. Nesta quarta-feira (11), a Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural anuncia a proibição da retirada, comercialização e consumo de ostras, vieiras, mexilhões e berbigões e seus produtos, inclusive......
NESTA SEXTA-FEIRA: Cooperativa Médica de Chapecó inaugura novo e moderno hospital16/Out/201916/10/19há 5 anos Quarta-feira, 16 de Outubro de 201916/10/2019Com alto padrão tecnológico, o novo HOSPITAL UNIMED CHAPECÓ será inaugurado nesta sexta-feira (dia 18), às 19h30, na esquina das Ruas Barão do Rio Branco com Porto Alegre, no centro da cidade-polo do oeste......
Dia Nacional da Construção Social será comemorado em 17 de agosto09/Ago/201909/08/19há 6 anos Sexta-feira, 09 de Agosto de 201909/08/2019Um dia de serviços em saúde, capacitação, cidadania e lazer para o trabalhador e sua família. Assim será o Dia Nacional da Construção Social, no dia 17 de agosto (sábado), das 13h às 17h,......