Ovinocultura no Oeste é fortalecida com ações estratégicas
A família Bianchi, de Lajeado Grande, faz parte do grupo de produtores atendidos pelo Sebraetec.
O incentivo à ovinocultura é parte das estratégias do Sebraetec, programa focado no desenvolvimento de micro e pequenas propriedades rurais. A cadeia produtiva integra o programa, que realiza consultorias tecnológicas, por meio de parceria entre o Sebrae/SC e as Prefeituras dos municípios atendidos. O resultado das ações do projeto foi apresentado durante o Itaipu Rural Show, em Pinhalzinho.
A família Bianchi, de Lajeado Grande, faz parte do grupo de produtores atendidos pelo Sebraetec. Há dez anos, eles investiram na ovinocultura leiteira e hoje são referência no Estado na produção de leite de ovelha. Com a matéria-prima, a empresa familiar se especializou na produção de queijos e doces.
Segundo o consultor técnico de ovinocaprinocultura do Sebrae, Paulo Gregianin, além da ovinocultura de leite, as ações na propriedade são direcionadas para a gestão e seleção genética. “O objetivo é reduzir 40% do plantel de matrizes e fazer com que os 60% que ficarem produzam mais do que o anterior. Agora em 2023 iniciamos um trabalho com técnica mais avançada dentro da linha de biotecnologia, que é a produção e transferência de embriões. Para isso, identificamos de 1,5% a 2% das matrizes que são elite e, a partir delas, estamos produzindo embriões para acelerar esse processo de produção. Estratégias como essa, de reduzir o plantel e torná-lo mais eficiente, automaticamente vão gerar um resultado financeiro melhor e ainda gerar animais diferenciados para colocar no mercado.”
Para o produtor Anderson Elias Bianchi, a ovinocultura ainda é uma atividade incipiente, mas com grande potencial. “O Sebraetec contribui muito para a evolução e desenvolvimento da atividade, porque contamos com consultor capacitado e que traz as soluções que precisamos. Fomos atendidos em todas as nossas demandas”, afirma.
A CONSULTORIA
O primeiro passo da consultoria é fazer uma visita ao produtor para identificar as características da propriedade, o perfil dos produtos, a afinidade com a atividade e o interesse produtivo. “Depois a gente confere quais são as raças disponíveis, o status sanitário e morfológico desses animais, aspectos de nutrição e sanidade e, a partir disso, se cria um cronograma de atividades para dar sequência ao trabalho”, explica Gregianin.
Normalmente, são feitas 10 visitas por ciclo à propriedade, que seria o equivalente a um ano. Durante as consultorias, são trabalhadas questões como a capacitação de mão de obra, melhoramento nutricional, sanidade, reprodução e genética. “Nós procuramos fazer um trabalho educativo para que o produtor tenha autonomia e esteja preparado para tocar a atividade de maneira independente”, conclui.
Especialidade da produção dos Bianchi são queijos e doces (Fotos: Suellen Santin).
Veja também
Outubro Rosa e Novembro Azul: evento inédito reúne público expressivo de homens e mulheres para cuidar da saúde em Erval Velho 11/Nov/202211/11/22há 3 anos Sexta-feira, 11 de Novembro de 202211/11/2022Os movimentos “Outubro Rosa” e “Novembro Azul” foram marcados por uma ação especial que reuniu o público feminino e masculino nesta semana em Erval Velho. Pela primeira vez, os Programas Saúde do Homem e Saúde da Mulher Rural ocorreram de forma integrada. A iniciativa foi do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão......
Luxação do ombro: diagnóstico ágil é essencial para sucesso no tratamento23/Jul/201923/07/19há 6 anos Terça-feira, 23 de Julho de 201923/07/2019As principais causas de luxações nos ombros estão relacionadas a traumas e ocorrem especialmente nos atletas por traumatismo direto do ombro ou por torção. Prática de handebol, futebol americano e......
NESTA SEXTA-FEIRA: FAESC reúne líderes rurais da região Norte em Mafra28/Mai/201928/05/19há 6 anos Terça-feira, 28 de Maio de 201928/05/2019A diretoria da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC) promove nesta sexta-feira (31) a Reunião Regional com líderes rurais do Norte do Estado. O encontro será no Hotel Suzin, em Mafra,......