Postado em 28 de Fevereiro de 2020 às 16h07

Oficinas gratuitas do Sebrae/SC transformam ideias em negócios

Modelo e planos de negócios, análises financeiras e de mercado são os temas das oficinas que integram a Jornada do Empreender promovida pelo Sebrae/SC, no auditório da entidade em Chapecó. A iniciativa auxilia quem almeja empreender e  esclarece dúvidas sobre os procedimentos e as medidas necessárias para abrir uma empresa. O evento também prepara os novos empreendedores para o ingresso no mercado.
Nesta semana, a temática abordada foi “Análise financeira para viabilizar novos empreendimentos”. O intuito foi enfatizar a importância de fazer uma avaliação financeira dos projetos; apresentar um roteiro de avaliação financeira para planos de negócios; explicar sobre os cálculos necessários para a análise e promover a compreensão da avaliação dos índices de lucratividade e rentabilidade do projeto.
“Os participantes conheceram um passo a passo que os direciona para o levantamento das informações, que são imprescindíveis para estudar o mercado e o segmento que pretendem ingressar. Esses procedimentos contribuem para pensar de maneira antecipada e para estudar a viabilidade da ideia e compreender quanto tempo levará para obter retorno do investimento inicial”, explicou o consultor credenciado ao Sebrae/SC Claudir Gräf.
Durante essa oficina, os participantes aprenderam sobre o que é o plano financeiro; investimentos; estimativas de faturamento; previsão de custos (fixos, variáveis, de comercialização, de mão de obra e depreciação); demonstrativo de resultado; indicadores de viabilidade e ponto de equilíbrio (rentabilidade, lucratividade e prazo de retorno do investimento).
Segundo Gräf, as empresas fecham por não terem um planejamento prévio e pelo comportamento empreendedor. Pesquisa realizada pelo Sebrae/SP revela que 55% dos empreendedores não elaboraram um plano de negócios; 46% não sabiam o número de clientes e os hábitos de consumo; 39% não sabiam qual era o capital de giro necessário para abrir o negócio; 38% não sabiam o número de concorrentes e 61% não procuraram ajuda quando tiveram dificuldades.
CASES
O pipoqueiro, Samuel Jean Baptiste, de 27 anos, está empreendendo nesse setor há dois anos e buscou nas oficinas gratuitas do Sebrae/SC conhecimento para aprimorar seu negócio e para elaborar outras estratégias de atuação.Baptiste é haitiano e está no Brasil há seis anos, morou em Florianópolis, onde aprendeu sobre a produção da pipoca e se apaixonou pela atividade. Em Chapecó, está morando há três anos, onde decidiu estudar Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade
Federal da Fronteira Sul (UFFS) e abrir seu próprio negócio, a Super Pop Pipoca. “Em Florianópolis se vende muita pipoca e ao chegar em Chapecó visualizei a oportunidade de desenvolver o negócio. Até o ano passado comercializava na Unochapecó, mas para esse ano pretendo trabalhar com eventos e também no atacado com pipoca pronta”, relatou. Segundo Baptiste, as oficinas do Sebrae/SC são práticas e vão direto ao ponto que o empreendedor precisa, com linguagem clara e de fácil compreensão.
A microempreendedora individual, Lilian Bautitz, de 30 anos, atuava há quatro anos na área de pet shop e há dois decidiu ter o seu próprio negócio, a Lilicas Pet Shop, no bairro São Cristovão. “É realizador e proporciona flexibilidade de horário e melhor remuneração”, relatou. De acordo com Lilian, a Jornada do Empreender proporciona assuntos relevantes e que podem ser aplicados no negócio. “O que mais chamou a atenção foi a aula do plano de negócio, pois não tinha na empresa e agora adaptarei para a situação atual, pois preciso tomar decisões estratégicas para ampliação e isso auxiliará no processo”, destacou.
CONTEÚDOS
O objetivo da Jornada do Empreendedor é disponibilizar ferramentas e informações para que o participante aplique em seu negócio ou na sua ideia e, dessa forma, possa ir para o mercado com sua empresa ainda mais preparada.
Na oficina “Modelo de Negócios”, o participante conhecerá o conceito e a metodologia do Business Model Canvas, para aplicar em seu projeto, possibilitando a compreensão do negócio como um todo, de forma visual e prática.
A oficina “Análise de Mercado” disponibiliza ferramentas e capacita os participantes a tomar decisões com base na análise de seu mercado, a partir da compreensão do micro e macroambiente e da análise SWOT.
No encontro que aborda “Plano de Negócios”, os participantes compreendem conceito, aplicabilidade e planejamento de forma sistêmica.
A “Análise Financeira Para Viabilizar Novos Empreendimentos” busca despertar a importância da avaliação financeira ao iniciar novos investimentos.
INSCRIÇÕES
A Jornada do Empreendedor é realizada todos os meses. Para se inscrever, o interessado deve ir até a unidade do Sebrae Chapecó (Rua Porto Alegre, 315-D).

Veja também

Abelardo Luz: município empreendedor14/08/20 A população de Abelardo Luz reconhece o município como empreendedor. Essa é a constatação da Pesquisa de Imagem e Percepção do Empreendedorismo no município, realizada pelo Sebrae/SC. O......

Voltar para (Blog)