Postado em 21 de Agosto de 2023 às 15h21

Nutrição como foco na recuperação de pacientes hospitalizados

Tema foi abordado no 10º Congresso de Terapia Nutricional da Unimed Chapecó

Congresso possibilitou a troca de experiências. 

A terapia nutricional desempenha um papel crucial na recuperação de pacientes hospitalizados, contribuindo para melhorar o estado nutricional, promover a cicatrização de feridas, fortalecer o sistema imunológico e acelerar a recuperação geral. O assunto foi tema central do 10º Congresso de Terapia Nutricional realizado nos dias 18 e 19 de agosto, no Hotel Slaviero, em Chapecó.
O evento foi promovido pela Unimed Chapecó, por meio dos setores de Educação Continuada e Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN). Participaram cerca de 180 profissionais entre médicos, nutricionistas, fisioterapeutas, enfermeiros, farmacêuticos, fonoaudiólogos e estudantes da área da saúde de todo o oeste catarinense.
O coordenador do 10º Congresso de Terapia Nutricional e cirurgião do aparelho digestivo da Unimed Chapecó, Dr. João Batista Baroncello, destacou que o congresso tem o poder de desafiar paradigmas preexistentes e impulsionar mudanças significativas no entendimento da terapia nutricional.
“A ênfase recai sobre melhorias no serviço de terapia nutricional e a reeducação contínua, reforçando a relevância crucial da terapia nutricional adequada para pacientes hospitalizados que enfrentam graus variados de desnutrição”, salientou.
Ele ressaltou que investir em terapia nutricional é, na verdade, uma medida econômica sensata, uma vez que reduz a probabilidade de complicações adicionais, tempo de hospitalização prolongado e recuperação pós-operatória arrastada.
TROCA DE EXPERIÊNCIAS
A cirurgiã do aparelho digestivo e especialista em Terapia Nutricional, Dra. Alessandra Borges, enfatizou a aplicação de fármacos nutrientes para aprimorar a resposta inflamatória dos pacientes. Segundo ela, os fármacos nutrientes são agentes específicos que têm o propósito de fortalecer o sistema imunológico e auxiliar na recuperação dos pacientes. A aplicação da imunonutrição com fármacos nutrientes pode ter um impacto significativo, especialmente em relação ao tempo de internação.
“Pacientes que recebem esse tratamento têm a possibilidade de encurtar sua estadia hospitalar. Com períodos mais curtos de internação, a probabilidade de complicações é reduzida, resultando em custos mais baixos tanto para o paciente quanto para a instituição de saúde”, acrescentou.
A nutricionista clínica Maria Emília de Souza Fabre, que possui experiência em nutrição oncológica e em pacientes bariátricos, ressaltou que a qualidade de vida do paciente é diretamente beneficiada quando o processo de cicatrização ocorre de maneira otimizada. Além disso, há um impacto financeiro considerável nos custos hospitalares.
“A presença de uma lesão por pressão, por exemplo, aumenta substancialmente o período de internação, chegando a um aumento de 137% no tempo médio”, explicou. Conforme a nutricionista clínica, atender às necessidades nutricionais essenciais, como proteínas e calorias, é de extrema importância para apoiar eficazmente o processo de cicatrização.
“A desnutrição, caracterizada por deficiências em nutrientes, especialmente em proteínas, vitaminas e minerais, é uma barreira significativa. A oferta adequada de proteína é fundamental, uma vez que, sem a intervenção nutricional apropriada, os nutrientes não seriam direcionados para a cicatrização, mas seriam usados para atender às necessidades básicas de nutrição do paciente”.
O cirurgião vascular e diretor hospitalar da Unimed Chapecó, Dr. Mário Goto, realçou o feito de trazer profissionais internacionalmente renomados para um evento de expressiva troca de experiências. Ele ressaltou a importância da colaboração multidisciplinar, onde diversas habilidades convergem para o bem-estar dos pacientes.
Reforçou que, na Unimed Chapecó, o Centro de Educação Continuada e as pesquisas científicas desempenham papéis cruciais. “Essas ferramentas capacitam a instituição a alcançar o que é mais benéfico para os pacientes”. Uma conquista notável, segundo Dr. Mário Goto, é a possibilidade de oferecer tratamentos abrangentes em Chapecó, eliminando a necessidade de os pacientes viajarem para receber cuidados especializados.
“Esse desenvolvimento não é uma simples ação, mas sim uma construção constante. As capacidades da Unimed refletem um comprometimento em proporcionar o melhor tratamento possível, apoiado pela colaboração interdisciplinar e impulsionado pelo conhecimento contínuo e pela pesquisa científica”, reforçou.
RESULTADO NA PRÁTICA
O coordenador do serviço de nutrição do Hospital Regional do Oeste (HRO), Joseano Marcio Virgulino, foi um dos participantes do Congresso. Ele destacou a importância de absorver novas diretrizes e explorar diferentes segmentos da área de nutrição. Uma das vantagens, segundo ele, é a oportunidade de conhecer as práticas e inovações implementadas em outras instituições.
“Esses encontros têm um impacto substancial na revisão e reformulação de protocolos internos. Por meio das informações adquiridas nos congressos, a equipe pode atualizar e otimizar suas abordagens, garantindo tratamentos cada vez mais eficazes e alinhados com as melhores práticas da área”.
A nutricionista clínica do Hospital Regional São Paulo (HRSP) de Xanxerê, Suellienn Centenaro, já participou outras vezes do Congresso e enfatizou que o evento oferece uma oportunidade valiosa de aprender com palestrantes de renome.
Para ela, a experiência é um meio para reavaliar a abordagem no atendimento aos pacientes. Ao adquirir novos conhecimentos, acredita que a qualidade dos cuidados prestados a cada um deles pode ser enriquecida. “A evolução na prática profissional é um esforço conjunto, cujo objetivo é beneficiar a todos os pacientes. Nesse sentido, as atualizações proporcionadas por esses eventos são uma fonte de inspiração e inovação”, afirmou.
PATROCINADORES
O 10º Congresso de Terapia Nutricional da Unimed Chapecó teve o patrocínio da Nestlé Health Science, Fresenius Kabi – Caring for Life, Unicred, Brasitália Máquinas e Café, Nutrir Nutrição Enteral e Suplementação, Magazine Médica.com, SisnacMed Soluções em Saúde e Slaviero Hotel Chapecó.
 

Congresso reuniu profissionais renomados em terapia nutricional. 

Congresso reuniu profissionais renomados em terapia nutricional. 
Coordenador do 10º Congresso de Terapia Nutricional, Dr. João Batista Baroncello.

O cirurgião vascular e diretor hospitalar da Unimed Chapecó, Dr. Mário Goto. 

Evento contou com a participação de cerca de 180 profissionais e estudantes das áreas da saúde.  

Evento contou com a participação de cerca de 180 profissionais e estudantes das áreas da saúde.

Veja também

Plano estratégico auxilia setores durante pandemia em Itapiranga14/05/20 A Administração Municipal de Itapiranga, no extremo oeste catarinense, tem intensificado suas ações para auxiliar os setores econômicos e estruturar medidas nos eixos do Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico Municipal (PEDEM). Os eixos estratégicos definidos pela comunidade em 2018 e que estão em pauta neste momento de pandemia são:......

Voltar para (Blog)