Postado em 25 de Novembro de 2022 às 16h33

Número de Microempreendedores Individuais cresce 30% em Seara

Atuação da Sala do Empreendedor contribuiu na expansão por meio de diversas ações que beneficiaram os empreendedores do município

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
 
 
A abertura de micro e pequenas empresas é um processo que gera dúvidas. A Sala do Empreendedor é uma das ferramentas que desburocratiza as etapas de regularização e facilita a vida dos empreendedores. No município de Seara, a Sala do Empreendedor iniciou as atividades em junho de 2021. Após um ano e meio em funcionamento, já é possível identificar os benefícios das ações no município.
Conforme levantamento, no segundo semestre de 2021 o município contava com apenas 720 Microempreendedores Individuais (MEI’s) ativos. Já em novembro de 2022, esse número subiu para 940, ou seja, um amento de 220 MEI’s abertos (cerca de 30%). Deste número, 150 foram abertas por meio da Sala do Empreendedor.
O prefeito Edemilson Canale destaca que Seara possui, hoje, 2.113 empresas, das quais 940 são MEI´s, 803 Micro Emprensas (ME´s),  168 Empresas de Pequeno Porte (EPP´s) e 202 empresas  de outras naturezas.
“Os micro e pequenos empreendedores são maioria em nosso município e isso mostra a força no setor. Temos orgulho de ter em Seara empreendedores visionários e que acreditam no potencial da nossa terra e, por isso, escolheram investir e crescer aqui. Somos um povo trabalhador e em constante crescimento. Prova disso são os números de aberturas de novas empresas. O Poder Público está sempre disposto a contribuir”, destaca.
AÇÕES DESENVOLVIDAS
Em 2021, a Sala do Empreendedor realizou 230 atendimentos no período de junho a dezembro, entre formalização de MEIs, baixas, parcelamentos, emissão de Guias, declarações anuais, auxilio na emissão de notas, informações gerais, entre outros. “Os atendimentos foram realizados de forma presencial, via WhatsApp, redes sociais e por telefone. Além disso, abrimos MEI’s e realizamos 80 horas de consultoria individuais prestadas em diversas áreas como, finanças, marketing digital, planejamento e gestão empresarial, atendendo cerca de 50 empresas em consultorias do município nesse período”, pontua a agente de desenvolvimento da Sala do Empreendedor, Camila Mariani.
Outras ações durante o ano de 2021 foram: Workshop de Mídias Digitais e de Atendimento ao Cliente e a 1ª Edição da Campanha Uma Seara de Descontos para estimular a compra no comércio local, fortalecendo as empresas de Seara. Também foi realizada a palestra “A Função dos Tributos e o Sistema Tributário no Brasil”, com o consultor credenciado ao Sebrae/SC, Airton Ranthum.
            EM 2022
Já em 2022 foram 400 atendimentos no período entre janeiro e novembro, entre formalização de MEI’s e outras demandas. Também foram promovidas 110 horas de consultoria individuais prestadas em diversas áreas, atendendo empresas dos mais variados setores do município.
Totalizando 294 horas disponibilizadas pela Sala do Empreendedor entre 2021 e 2022 utilizadas entre consultorias individuais, workshops, oficinas, entre outros.
Seara também recebeu o evento Prefeitura Parceira do Empresário e I Workshop de Vendas.
Por meio da Sala do Empreendedor, teve participação no Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor e na Efaics 2022 com 40 horas de consultorias. Durante o ano também foi promovida a 2ª Edição da Campanha Uma Seara de Descontos e a desburocratização com a implementação da Lei de Liberdade Econômica no município em 2022.
“Em março do ano de 2021 esse tempo era um dos maiores do estado, sendo de 14 dias e 1 hora, com a lei de liberdade econômica implementada e desburocratização, esse tempo em março de 2022 reduziu para 1 dia e 23 horas”, destaca Camila.
 
Conforme o gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, a Sala do Empreendedor foi desenvolvida para melhorar e simplificar o ambiente de negócios em todo Estado, atuando lado a lado com as administrações municipais, oferecendo apoio para pequenos negócios. “O município de Seara é um claro exemplo do quanto a Sala do Empreendedor contribui para a ampliação do número de microempreendedores individuais e como isso reflete no crescimento econômico do município”, conclui.
 
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: InstagramFacebookLinkedInTwitterTelegramYouTubeBlogSite.  

 

Veja também

Voltar para (Blog)