Postado em 07 de Junho de 2022 às 11h31

Nucleovet moderniza estatuto e aprova contas de 2021

Assembleias Geral Ordinária e Extraordinária foram realizadas na sede da entidade

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
O Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas (Nucleovet) aprovou as contas do ano de 2021 em Assembleia Geral Ordinária. O encontro foi híbrido, com participação dos integrantes da Diretoria Executiva, do Conselho Fiscal, do Conselho Deliberativo e demais associados.
O presidente do Nucleovet, Lucas Piroca, explicou que as contas foram aprovadas por unanimidade após a entrega do relatório de auditoria contábil e apreciação do Conselho Fiscal. “Adotamos a prática de, ao fim de cada gestão, fazer a auditoria contábil, o que aconteceu neste ano com o encerramento da gestão 2020/2021. A prestação de contas fica disponível na sede da entidade para que todo associado que tenha interesse possa conferir”.
Após a Assembleia Geral Ordinária, ocorreu a Assembleia Geral Extraordinária para apresentar, discutir e aprovar alterações no estatuto do Nucleovet. Entre as alterações aprovadas estão a criação de um fundo de reserva, a criação do Conselho Consultivo e a inclusão dos zootecnistas no quadro de associados.
Lucas enfatizou que as mudanças têm objetivo de atualizar e modernizar o estatuto em relação às práticas do Nucleovet. “Entre elas, está a participação dos zootecnistas como associados, que já acontece, mas não estava previsto no estatuto. É uma categoria irmã da medicina veterinária. Juntamente, trabalhamos para fortalecer o agronegócio, um setor fundamental para a região Oeste e também para o Nucleovet”.
A criação do fundo de reserva era discutida há alguns anos e, de acordo com o presidente, é um marco histórico para a entidade. “Esse fundo aumenta a segurança financeira da instituição a curto, médio e longo prazo”, salientou. O Conselho Consultivo será formado por ex-presidentes da Diretoria Executiva e do Conselho Deliberativo. “Eles poderão seguir ativos contribuindo com sua expertise e experiência”, acrescentou Lucas.
SOBRE O NUCLEOVET
O Nucleovet completou 50 anos em 2021. Fundado em 9 de outubro de 1971, foi um dos primeiros núcleos criados em Santa Catarina, atendendo uma solicitação da Sociedade Catarinense de Medicina Veterinária (Somevesc), que queria implantar associações regionais da classe no Estado.
Desde sua fundação, a finalidade é promover o aperfeiçoamento técnico, promover e compartilhar conhecimento e tecnologias voltadas para o agronegócio. Também busca a união dos profissionais da área pelo esporte e recreação, trabalhos sociais, conscientização da população para a saúde única (união entre a saúde animal, humana e ambiental), controle de zoonoses e o importante papel que esses profissionais desempenham na sociedade.
Nessa caminhada, passou a promover três dos principais eventos técnicos do Brasil e da América Latina: o Simpósio Brasil Sul de Avicultura (SBSA), o Simpósio Brasil Sul de Suinocultura (SBSS) e o Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de Leite (SBSBL). Esses eventos são referência em transferência de conhecimentos, aperfeiçoamento da classe, desenvolvimento de novas tecnologias, assim como troca de experiências nessas áreas.
No ano passado, devido à pandemia, o Nucleovet inovou na realização dos simpósios, que ocorreram no formato on-line. As edições virtuais democratizaram o acesso do público, que pode acompanhar as palestras e participar das feiras virtuais de qualquer parte do mundo. Neste ano, foram retomados os eventos presenciais, aliados com a transmissão on-line.


Veja também

Voltar para (Blog)