Postado em 22 de Setembro de 2020 às 16h52

Núcleo dos Centros de Formação de Condutores reforça importância da conscientização

Neste ano, campanha tem como tema “Perceba o risco, proteja a vida”

A Semana Nacional de Trânsito é comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro, com ações em todo o País com objetivo de conscientizar todos os envolvidos, sejam eles motoristas, passageiros, motociclistas, ciclistas ou pedestres. A campanha está prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e as ações são realizadas pelos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito.
O Núcleo dos Centros de Formação de Condutores da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) reforça a importância da iniciativa. A coordenadora do núcleo, Kerla Adams, assinala que o objetivo da Semana é conscientizar a população sobre a importância da mudança de atitude, evidenciando que cada um é responsável pela segurança de todos e, por isso, deve perceber os riscos e proteger a própria vida e a dos demais ao seu redor. “Os acidentes de trânsito são uma das maiores causas de mortes no mundo. Podemos destacar que, pelo processo de educação, os condutores tornam-se mais conscientes de seu papel como cidadãos, atuando em prol da segurança nas vias”.
O tema definido oficialmente pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para a Campanha Educativa de Trânsito de 2020 é "Perceba o risco, proteja a vida", o qual busca chamar a atenção sobre os perigos no trânsito, bem como outros riscos à saúde do cidadão. As ações deste ano ocorrem em formato digital em razão das medidas de isolamento para enfrentamento do novo coronavírus.
Kerla frisa que no fim deste ano também encerra a Década de Ações pelo Trânsito Seguro, proposta pela ONU (2011-2020), para que os governos de todo o mundo se comprometeram a tomar medidas de prevenção aos acidentes, que matam cerca de 1,25 milhão de pessoas por ano. “As empresas nucleadas têm um compromisso com a formação de condutores conscientes e responsáveis, capazes de proporcionar um trânsito mais seguro. A Campanha Nacional de Trânsito reforça nossa missão. Esperamos que as pessoas adotem novos comportamentos, valorizando a vida e, assim, seja possível reduzir o elevado número de lesões e de mortes causadas pelos acidentes de trânsito no Brasil”, enfatiza.
Em Chapecó, de acordo com dados de agosto deste ano do Detran/SC, são mais de 183 mil veículos em circulação. Em janeiro, eram 179,6 mil.

Veja também

Santa Catarina terá programa voltado ao desenvolvimento florestal28/10/21     Para acessar a sonora do secretário da Agricultura, Altair Silva: https://we.tl/t-9R29Sn2SHv     A Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural e a Câmara de Desenvolvimento da Indústria Florestal da Fiesc estão desenvolvendo uma série de medidas para aumentar o plantio florestal e a capacidade produtiva......

Voltar para (Blog)